Feira Mosaico de Saberes traz oficina de alimentação e atrações artísticas Feira Mosaico de Saberes traz oficina de alimentação e atrações artísticas
Siga nosso Canal no Whatsapp

Feira Mosaico de Saberes traz oficina de alimentação e atrações artísticas

Feira Mosaico de Saberes traz oficina de alimentação e atrações artísticas


Oficina Boqueca Caiçara, música com DJ Meu Caro Vinho, Dança do Xondaro e Feira com a produção alimentar e artesanal do Vale do Ribeira são atrações do Sesc Registro-SP neste fim de semana.


A primeira edição do ano do projeto Mosaico de Saberes chega com novidades. Agora, além da Feira que mensalmente expõe e comercializa a produção agroecológica e da economia solidária de povos e comunidades tradicionais e iniciativas socioambientais do Vale do Ribeira, o projeto do Sesc Registro-SP vai realizar também oficinas na área da alimentação e apresentações artísticas e culturais em cada edição. 

É o novo Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira, projeto que busca fomentar o compartilhamento de saberes e boas práticas socioambientais, expressões artísticas e tradições gastronômicas do Vale do Ribeira.

A feira deste mês, que abre às 13h30 no sábado (dia 9) e às 11h no domingo (dia 10), conta com a participação de representantes da aldeia indígena Pindo-Ty (Pariquera-Açu), Ateliê Arte Looze (Apiaí), Stilo Fibras (Itariri), Quilombo André Lopes (Eldorado), União de Agricultoras Agroecológicas (Itaoca), Associação Cabocla Sitio Novo (Iporanga), Quintais e Confins (Cananeia).

Como ocorre em todas as edições, o projeto também traz uma iniciativa de outros territórios, para troca de conhecimento e experiência entre as organizações. Neste mês, vêm para o Mosaico a aldeia indígena Kariri Xocó, de Alagoas. Todos os participantes do Mosaico são recepcionados pelo Sesc em uma Roda de Conversa aberta ao público e que acontece nesta sexta (dia 8), às 18h.

Para a feira de sábado e domingo, os grupos vão trazer uma série de produtos e alimentos agroecológicos e da economia solidária: artesanato indígena e quilombola, peças utilitárias em cerâmica, trançados em fibra de bananeira, artesanato em palha de milho e bambu, além de doces, farinhas, licores, rapaduras, melado, açúcar mascavo, geleias, café, cacau, banana chips, desidratados, conservas, salgadinhos de biomassa de banana e rolinhos de frutas diversas, entre outros produtos. 

A feira funciona até as 18h30 no sábado e até às 16h no domingo.

Atrações na Feira: oficina Boqueca Caiçara, música com DJ e Dança do Xondaro

A oficina de alimentação deste mês é a Pacotinhos Ancestrais: Boqueca Caiçara, que vai ensinar a técnica tradicional indígena de se preparar alimentos enrolados em folhas (invólucros). 

A boqueca caiçara é um desses pacotinhos, preparo tradicional da culinária caiçara que resume a relação desses povos tradicionais com os recursos naturais, reunindo ingredientes representativos da cultura. A oficina é gratuita e será realizada por Marina Vianna (AlimentoCiclo), no sábado de manhã (10h). Com vagas limitadas, é preciso fazer inscrição antecipada na Central de Atendimento.

Durante a feira, no sábado e no domingo, o DJ e pesquisador musical Ivisson Cardoso, mais conhecido como Meu Caro Vinho, vai brindar o público do Sesc Registro com sua seleta de clássicos da música brasileira. Natural de Salvador (BA) e um dos mais respeitados pesquisadores musicais e disqueiros da atualidade, Meu Caro Vinho vem a Registro apresentar o projeto 

O Axé Antes do Axé onde reconta, através de um apurado repertório, a história do estilo musical mais querido do carnaval baiano: o axé music. Para prestigiar a apresentação do DJ basta chegar na Área de Convivência, no sábado (a partir das 13h30) e no domingo (a partir das 11h).

No final da tarde de sábado acontece a apresentação Xondaro: a Dança do Guerreiro, com indígenas Guarani Mbya da Tekoa Pindo-Ty de Pariquera-Açu. Prática milenar que vem dos antepassados, a dança do Xondaro é acompanhada pelo Coral Pindo Mirim, que canta a história e a cultura dos ancestrais. A dança começa às 18h, na Área de Convivência.


Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Mais informações: (13) 3828-4950.

O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Serviço:

Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira

Roda de Conversa

Recepção das iniciativas participantes.

Dia 8, sexta, 18h.

Espaço Expositivo. Grátis. Aberta ao público.

Oficina: Pacotinhos Ancestrais: Boqueca Caiçara

Com Marina Vianna (AlimentoCiclo)

Dia 9, sábado, 10h.

Sala de Múltiplo Uso 2. A partir de 16 anos.

Grátis. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Feira – Mosaico de Saberes


Com Aldeia Pindo-Ty, Aldeia Kariri Xocó, Arte Looze, Stilo Fibras, Quilombo André Lopes, União de Agricultoras Agroecológicas de Itaoca, Associação Cabocla Sítio Novo Iporanga e Quintais e Confins.

Dia 9, sábado, das 13h às 18h30.

Dia 10, domingo, das 11h às 16h.

Área de Convivência. Grátis.

Show – O Axé antes do Axé

Com Meu Caro Vinho

Dia 9, sábado, das 13h30 às 17h.

Dia 10, domingo, das 11h às 16h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

Xondaro: A Dança do Guerreiro

Com Tekoa Pindo-Ty/Pariquera-Açu

Dia 9, sábado, 18h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

Saiba mais sobre as iniciativas participantes:

Aldeia Pindo – Ty

Aldeia indígena de Pariquera-Açu, formada atualmente por 20 famílias (83 pessoas), que desenvolvem trabalhos culturais de resgate e manutenção de suas origens, bem como trabalhos de artesanato, como brincos, colares, cocar, pulseiras, cachimbos, arco e flecha.

Aldeia Kariri Xocó

Os Kariri-Xocó são indígenas que habitam as margens do rio São Francisco, nos limites do município de Porto Real do Colégio, em Alagoas. Mantêm a tradição do ritual do Ouricuri, que se constitui num conjunto de cantos e danças, bem como desenvolvem o artesanato tradicional, como brincos, colares, cocar, pulseiras, cachimbos, arco e flecha.

Arte Looze

Localizado em Apiaí, Alto Ribeira, o ateliê é formado por artesãos que concentram suas produções em peças utilitárias de cerâmica, como copos, canecas, moringas, pratos, tigelas, travessas, fruteiras, entre outros. A iniciativa é reconhecida pela SUTACO como o primeiro grupo familiar do estado de SP.




Stilo Fibras

O grupo de Itariri é formado por mulheres que trabalham com o trançado de diferentes fibras, como a fibra de bananeira, que possibilitam a confecção de inúmeras peças de uso pessoal, doméstico ou decorativo.

Quilombo André Lopes

Localizada em Eldorado, a comunidade tem a agricultura sustentável como base de sua economia, com a produção principalmente de arroz, feijão, pupunha, banana, mandioca. Além disso, também atua com turismo de base comunitária.

União de Agricultoras Agroecológicas de Itaoca – UAAI

A organização trabalha com a autoestima e empoderamento das mulheres negras quilombolas e agricultoras familiares da região de Itaoca, Alto Ribeira. Trabalha com a produção artesanal de rapadura, melado, açúcar mascavo, doces de leite, farinha de mandioca, licores e artesanatos.

Associação Cabocla Sitio Novo Iporanga

Localizada em Iporanga, a associação trabalha com produtos da roça, com base nas tradições das comunidades tradicionais, como a polpa do palmito juçara (geleias e licores), artesanatos com a palha de milho, bambu e produção de banana chips.

Quintais e Confins

Empreendimento de Cananeia que cria delícias saudáveis, sem o uso de aditivos industrializados, divulgando seus sabores e fortalecendo as cadeias locais. 

Trabalha com desidratados e conservas, os “rolinhos de fruta” - frutas combinadas em polpas e desidratadas em folhas (sem adição de açúcares ou conservantes) e comercializadas em rolinhos, além de salgadinhos de biomassa de banana desidratada, combinada com outros ingredientes de produções locais.

Feira Mosaico de Saberes traz oficina de alimentação e atrações artísticas
Feira Mosaico de Saberes traz oficina de alimentação e atrações artísticas


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem