Espetáculo teatral que utiliza lixo retirado de praias é atração em Cananéia em alusão ao Dia Mundial da Água Espetáculo teatral que utiliza lixo retirado de praias é atração em Cananéia em alusão ao Dia Mundial da Água
Siga nosso Canal no Whatsapp

Espetáculo teatral que utiliza lixo retirado de praias é atração em Cananéia em alusão ao Dia Mundial da Água

Espetáculo teatral que utiliza lixo retirado de praias é atração em Cananéia em alusão ao Dia Mundial da Água


Vale do Ribeira - Intitulado “Dentro D’água, o espetáculo utiliza diferentes resíduos sólidos coletados nas praias de Cananéia como matéria-prima para a construção de uma poesia dramática-visual

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que ocorre em 22 de março, o Projeto Boto-cinza, uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, traz para Cananéia o espetáculo “Dentro D’água”, da Cia Talagadá, de Itapira-SP. A peça acontecerá no dia 24, às 17h, na Praça Martin Afonso de Souza, no Centro Histórico. Embora seja voltada para as crianças, a peça é indicada para todas as idades.

Caso tenha chuva no horário do espetáculo, o evento será transferido para o Centro Comunitário, localizado a Rua Paulo Profirio Paiva, nº 31, bairro do Rocio.

O que era poluição virou arte para sensibilizar e conscientizar sobre a importância a conservação do oceano. Em 45 minutos de espetáculo do gênero teatro de bonecos, formas, cores, texturas e movimento são explorados de maneira a proporcionar uma experiência lúdica para o público, trazendo mensagens de conservação dos ecossistemas e biodiversidade oceânica, e da água enquanto recurso natural finito.

Os bonecos, manipulados pelos atores Danilo Lopes e João Bozzi, foram feitos a partir dos resíduos sólidos encontrados nas praias de Cananéia. “Dentro D´Água é uma grande imersão sensorial. 

Diferentes materiais que poluíam o meio ambiente, se tornam matéria-prima para a construção de uma poesia dramática visual que tem como disparador criativo o universo das águas, rio e mar, criando uma atmosférica fantástica e surreal, onde diferentes criaturas ganham vida diante dos olhos dos pequenos espectadores. 

Uma forma trazer o público para dentro do universo das águas e conectá-los com a conservação desses ambientes”, explica Danilo Lopes, integrante da Cia Talagadá e ator manipulador do espetáculo Dentro D´Água.

De acordo com Caio Noritake, coordenador do Projeto Boto-cinza, o objetivo em trazer a peça de teatro em alusão ao Dia Mundial da Água é utilizar a arte como uma ferramenta de Educação Ambiental. 

“Está cada vez evidente o forte impacto negativo da poluição do oceano na qualidade de vida humana e na conservação da biodiversidade e ecossistemas oceânicos e costeiros. Por isso, datas emblemáticas como o Dia Mundial da Água, devem ser utilizadas para reforçar a urgência do uso racional e consciente da água, para desconstruir que os recursos hídricos são infinitos e, claro, a busca pela redução da poluição dos ambientes oceânicos”, frisa o coordenador.

Noritake acrescenta que o fato de os bonecos do espetáculo serem feitos com o lixo retirado das praias de Cananéia, “traz uma mensagem forte de como temos cuidado do nosso patrimônio natural”, reflete o coordenador.

“Esperamos que a narrativa da peça toque as pessoas e as sensibilize para cuidarem dos ecossistemas e da vida selvagem de Cananéia. Ao longo de 40 anos da nossa atuação na pesquisa com o boto-cinza na cidade, temos visto a mudança na paisagem, nos ecossistemas e na própria cultura local. Por isso, com mais essa ação, que soma a outras de um extenso histórico, queremos contribuir com a conservação desse patrimônio”, finaliza Noritake.

Serviço

Espetáculo Dentro D’água

Data: 24/03

Local: Praça Martin Afonso de Souza, no Centro Histórico. Caso tenha chuva no horário do espetáculo, o evento será transferido para o Centro Comunitário, localizado a Rua Paulo Profirio Paiva, nº 31, bairro do Rocio.

Evento gratuito.

Ficha Técnica

Gênero: Teatro de bonecos

Duração: 45 minutos

Classificação: livre (Teatro infantil)

Atores Manipuladores: Danilo Lopes e João Bozzi

Direção e Dramaturgia: Valner Cintra

Trilha Sonora Original: Luis Giovelli

Construção dos instrumentos musicais: Paulo Salmaci

Cenografia: Valner Cintra

Confecção de bonecos e adereços: Cia. Talagadá

Operador de som e luz: Valner Cintra

Designer Gráfico: Valner Cintra



Sobre o Projeto Boto-cinza

O Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que visa o conhecimento e a conservação desta espécie, bem como do seu habitat. As atividades tiveram início na década de 80 na região de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. 


Ao longo deste período foram desenvolvidos inúmeros trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado com o apoio do Instituto de Pesquisas Cananéia e parcerias com diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. 

Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local, o que confirma seu papel como importante colaboradora na busca de soluções para os problemas socioambientais da região. 


O projeto participa de redes gestoras das áreas ambiental, turística e cultural e os resultados dos estudos desenvolvidos são disponibilizados, passando a ser incorporados em pautas de discussões da agenda local.

Sobre a Cia Talagadá

Situada no interior paulista, na cidade de Itapira que fica cerca de 170 Km da capital paulista, a Cia. Talagadá inicia suas atividades no ano de 2011 com seus fundadores Danilo Lopes, João Bozzi e Valner Cintra. Após trabalharem por muito tempo juntos no teatro amador, há dez anos se profissionalizaram e passaram a se dedicar e especializar no Teatro de Formas Animadas, conquistando em pouco tempo reconhecimento e notoriedade de seu trabalho, participando e ganhando diversos prêmios nos principais festivais de teatro nacionais bem como participações internacionais: Argentina, México e Portugal.


Espetáculo teatral que utiliza lixo retirado de praias é atração em Cananéia em alusão ao Dia Mundial da Água
Espetáculo teatral que utiliza lixo retirado de praias é atração em Cananéia em alusão ao Dia Mundial da Água




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem