Feriado de Carnaval será marcado por dias típicos de verão no estado de SP Feriado de Carnaval será marcado por dias típicos de verão no estado de SP 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Feriado de Carnaval será marcado por dias típicos de verão no estado de SP

Feriado de Carnaval será marcado por dias típicos de verão no estado de SP


As regiões norte, noroeste e oeste paulista serão as mais quentes e abafadas durante todo período; faixa leste terá aproximação de frente fria entre terça-feira (13) e quarta-feira (14)

O feriado prolongado de Carnaval terá dias bem típicos de verão em várias regiões do Estado de SP, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado. 

A temperatura máxima pode chegar aos 35ºC, no interior paulista. 

Para o período entre sexta-feira (9) até segunda-feira (12), os dias serão marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que garante sensação de calor e abafado em todo o Estado, porém, no decorrer das horas, a soma deste calor com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia criam condições para pancadas de chuva forte e de curta duração, acompanhas por raios, vento e até mesmo granizo. 

Os modelos meteorológicos não indicam risco para acumulados de expressivos.

Já na terça-feira (13) e quarta-feira (14), a aproximação de uma frente fria cria condições para chuvas mais generalizadas, principalmente na faixa leste paulista. Com isso, há risco para ocorrência de alagamentos e enxurradas. 

Orientações de combate à dengue


Os cuidados e prevenção ao avanço da doença seguem sendo adotados pela Defesa Civil em todo o estado, contudo, a participação da população é indispensável. 

Para os foliões que vão curtir o Carnaval em bloquinhos ou sambódromo é preciso adotar algumas recomendações de proteção individual, como utilizar repelente antes de sair de casa, sendo indicado que seja reaplicado ao longo do dia, além do uso de roupas que protejam as áreas mais expostas do corpo. 

Essas recomendações também são essenciais para os viajantes, que devem ter precauções em área com transmissão. O descarte do lixo deve ser feito nos locais adequados.

Nas residências é preciso eliminar qualquer foco de água parado. Retire objetos que possam acumular água em locais expostos ao ar livre.

Outra medida importante é verificar se as calhas estão limpas, sem acúmulo de folhas, se ralos pluviais estão secos e descartar objetos inservíveis do jardim ou quintal.

Cuidado nas estradas


Para quem for viajar, a Defesa Civil recomenda cuidados com a segurança na hora de dirigir, e atenção deve ser redobrada nessa época de chuvas. Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. 

Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro. Não saia do carro em caso de enxurrada. 

Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.

Prevenção na hora do lazer

Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios, logo, em caso de tempestades se aproximando procure um local coberto e se proteja. 

Em cachoeiras é comum a ocorrência da cabeça d’água, aquele fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água, portanto esteja atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água, normalmente fica mais escura, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio. 

Diante de qualquer sinal saia imediatamente da água.

Sempre quando sair para locais sujeitos a enchentes ou enxurradas consulte a previsão do tempo para evitar aborrecimentos. Jamais enfrente a força das águas. O melhor a se fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.

Hidratação constante nos dias de calor

Lembre-se de se hidratar constantemente, seja com água, sucos ou isotônico. A ingestão de líquidos evita a desidratação e minimiza os efeitos de uma possível insolação. Use roupas leves, que não apertem o corpo. Utilize chapéu ou boné. 

Proteger a cabeça é essencial para evitar o superaquecimento do corpo, além de evitar queimaduras no couro cabeludo e bloquear parcialmente a radiação solar. Use protetor solar. 

É importante aplicar antes de sair de casa e, idealmente, levar para que, ao longo do dia, possa ser reaplicado em um intervalo de aproximadamente três horas e nos momentos mais quentes do dia ao longo do carnaval, tentar permanecer na sombra, ou em locais menos abertos.


Orientações para quem mora em área de risco

Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco, pois devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. 

Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações, cadastre-se pelo SMS 40199 para receber nossos alertas e siga as redes sociais da Defesa Civil e nosso canal do WhatsApp pelo Defesa Civil do Estado de São Paulo, para ficar por dentro das nossas orientações.

Comunicação da Defesa Civil do Estado

Feriado de Carnaval será marcado por dias típicos de verão no estado de SP
Feriado de Carnaval será marcado por dias típicos de verão no estado de SP


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem