Carnaval no Ribeira - do Sesc Registro-SP traz frevo, La Ursa de Pernambuco e outros ritmos dos carnavais brasileiros Carnaval no Ribeira - do Sesc Registro-SP traz frevo, La Ursa de Pernambuco e outros ritmos dos carnavais brasileiros 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Carnaval no Ribeira - do Sesc Registro-SP traz frevo, La Ursa de Pernambuco e outros ritmos dos carnavais brasileiros

Carnaval no Ribeira -  do Sesc Registro-SP traz frevo, La Ursa de Pernambuco e outros ritmos dos carnavais brasileiros

Programação gratuita inclui marchinhas, samba-enredo, axé e MPB, além de oficinas com temas carnavalescos.

O clima de folia toma conta do Sesc Registro-SP com diversas atrações e opções de atividades gratuitas para todas as idades. 

É o Carnaval no Ribeira chegando para divertir toda a família com apresentações musicais, teatrais e de dança, com oficinas, vivências e brincadeiras, trazendo uma mostra da cultura e da diversidade que marcam os carnavais do Brasil. 

Vai ter frevo, marchinhas de carnaval, axé, samba-enredo, bumba meu boi e outros ritmos, além de oficinas que ensinam a construir instrumentos e produzir acessórios de Carnaval, máscaras de papelão e com folhas naturais, glitter biodegradável e outras atividades voltadas ao público infantil.

O Sesc abre o Carnaval em Registro-SP já neste final de semana com o frevo, ritmo tradicional de Pernambuco que, desde 2012, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. 

Na Oficina de Frevo, que acontece neste domingo (dia 4), o público vai conhecer os principais passos desse ritmo que mistura maxixe, marcha e elementos da capoeira para compor uma dança contagiante, com suas sombrinhas coloridas e ritmo acelerado. Será na Área de Convivência, às 16h, sob coordenação da artista Maria Rosa Caldas. É só chegar.

Ainda neste domingo (dia 4), às 17h, terá a apresentação de La Ursa de Pernambuco, uma brincadeira tradicional do carnaval pernambucano, em que foliões com máscara de urso saem pelas ruas em ritmo de frevo tocado ao vivo e fazendo um animado cortejo. 

Semelhante a um bloco, La Ursa é um tipo de agremiação carnavalesca que usa elementos teatrais em sua marcha pelas ruas. 

Na apresentação que o grupo de Caio Coiote fará na Área de Convivência, o público do Vale do Ribeira vai conhecer a música, os instrumentos, o enredo e os personagens que fazem parte dessa tradicional brincadeira popular.

De 9 a 13/02: marchinhas, samba-enredo, axé, bumba meu boi e teatro


O grupo musical Bateria Brasiliando agita a próxima sexta de Carnaval (dia 9) com uma mistura de sons e estilos musicais diversos, como samba, axé, marchinhas e sambas-enredo de consagradas escolas de samba. O show começa às 20h, na Área de Convivência.

Já a banda Tropicadelia traz o show Axé 90, apresentando um repertório de sucessos do Olodum, Banda Eva, Netinho e Caetano Veloso. Para curtir e dançar ao som de alguns dos maiores hinos do axé da década de 1990 basta chegar na Área da Convivência no sábado (dia 10), às 17h.

No final de tarde do domingo (dia 11) a Trupe BorboLetras faz brincadeiras e diverte toda família no show Borboletrando no Carnaval, que começa às 17h, na Convivência. No repertório dançante estão famosas marchinhas de Carnaval com letras adaptadas para o universo infantil.

A folia continua na segunda (dia 12) com o teatro Insólitos: Ato Marionético Carnavalesco, com a Cia. Mevitevendo e a marionetista Juliana Notari. 

O público é convidado a brincar, dançar e interagir com os personagens e seus panos, fitas e diversos objetos em cena. As apresentações acontecem em dois horários: às 15h e às 16h30, na Convivência.

Ainda na segunda à tarde (dia 12) terá o espetáculo Auto do Boi Estrela de Carnaval, com Cacau Amaral e sua trupe de tocadores, brincantes e dançarinas. 

Artista maranhense radicado no Rio de Janeiro, Cacau Amaral faz Bumba Meu Boi do Maranhão há mais de 20 anos em ruas, praias e comunidades do RJ. A apresentação dessa festividade maranhense e seus seres encantados acontece às 17h, na Convivência.

A Hollywood Show Band encerra o feriado de Carnaval (terça, dia 13) no Sesc Registro com uma apresentação dançante e nostálgica, celebrando diferentes ritmos que embalam o carnaval brasileiro. 

Com o show Brasilidade, que começa às 17h, na Área de Convivência, a Hollywood faz uma viagem pelo samba, MPB, pagode, axé, forró e outros sons brasileiros.

Oficinas de instrumentos, acessórios e máscaras de Carnaval



O Carnaval no Ribeira oferece ainda uma série de atividades no Sesc Registro-SP para quem quer aprender se divertindo, como a oficina de Confecção de Instrumentos Carnavalescos, coordenadas por Rádio Sucata.

Com utilização de materiais recicláveis e objetos do dia a dia – fornecidos pelo Sesc, a oficina acontece sábado e domingo (dias 10 e 11) em diversos horários, para diferentes idades, no Espaço de Tecnologias e Artes.

De sábado a terça (dias 10 a 13) a arte-educadora Elaine Moura comanda a oficina Produzindo Acessórios de Carnaval, ensinando a produzir figurinos e acessórios para a família inteira se produzir e cair na folia com estilo.

Com materiais fornecidos pelo Sesc, a atividade acontece em vários horários, na Sala de Múltiplo Uso 3.

Já a oficina-performance Máscaras Insólitas, com a Cia. Mevitevendo e a marionetista Juliana Notari, acontece na terça (dia 13), na Marquise. 

Com caixas de papelão e papeis coloridos serão criadas máscaras e trabalhadas noções de volume, forma, peso, além de uma figura incomum, por meio de brincadeiras carnavalescas.

O Espaço de Brincar também entra no ritmo carnavalesco, oferecendo oficinas que dialogam com a cultura, a natureza e ações sustentáveis, voltadas para crianças e seus adultos de referência. 

Começa com a oficina Natureco: Máscara da Natureza, com Ateliê Moitará (sábado, dia 10), convidando participantes a fazerem máscaras personalizadas com folhas naturais.

No domingo (dia 11) o Ateliê Moitará realiza outra oficina: Natureco: Glitter Biodegradável, um produto feito com base de polvilho doce e pigmento vegetal. 

Cada participante poderá levar sua produção do glitter sustentável para brincar no carnaval.

Para bebês e seus adultos de referência tem a Natureco: Folia Baby (segunda, dia 12) uma roda de música inspirada em marchinhas carnavalescas, com chocalhos, pandeiros e tambores de brinquedo para as crianças explorarem e se divertirem.


Pixel Art e Games no pós-Carnaval


O Carnaval no Ribeira segue com duas atividades pós-Carnaval no Laboratório Aberto de Tecnologias e Artes (LATA): são as oficinas CarnaGame: Chaveiro em Pixel Art, com Narumi e Cia., e CarnaGame: Mediação de Jogos RPG e CardGames, com Ramon Giraldi e Augusto Rafael. 

A primeira acontece em 17 e 18 de fevereiro, quando os participantes criam chaveiros inspirados na Pixel Art, linguagem visual de games e computadores baseada na unidade visual e simplicidade dos pixels. Já a segunda oficina abre espaço para a galera se divertir com Jogos de RPG e Cards, entre outros, mediados por educadores. Será em 24 e 25 de fevereiro, no Espaço de Tecnologias e Artes.


Programação completa em:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Mais informações: (13) 3828-4950. O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Serviço:

Carnaval no Ribeira – Sesc Registro-SP


Dança - Oficina de frevo

Com Maria Rosa Caldas

Dia 4, domingo, 16h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Intervenção - La Ursa de Pernambuco

Com Caio Coiote e seu bando

Dia 4, domingo, 17h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Show - Bateria Brasiliando

Dia 9, sexta, 20h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.


Oficina - Natureco: Máscara da Natureza

Com Ateliê Moitará

Dia 10, sábado, 13h.

Marquise. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.


Show - Axé 90

Com Tropicadelia

Dia 10, sábado, 17h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Oficina - Confecção de Instrumentos Carnavalescos

Com Rádio Sucata

Dia 10, sábado, 10h e 15h | A partir de 14 anos.

Dia 11, domingo, 10h, 12h, 15h e 16h | De 06 a 14 anos.

Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Oficina - Produzindo Acessórios de Carnaval

Com Elaine Moura

De 10 a 13, segunda a domingo, 15h e 16h20.

Sala de Múltiplo Uso 3. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Oficina - Natureco: Glitter Biodegradável

Com Ateliê Moitará

Dia 11, domingo, 13h.

Marquise. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Show - Borboletrando no Carnaval

Com Trupe BorboLetras

Dia 11, domingo, 17h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Espetáculo - Insólitos: Ato Marionético Carnavalesco

Com Cia. Mevitevendo e Juliana Notari

Dia 12, segunda, 15h e 16h30.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Vivência - Natureco: Folia Baby

Com Ateliê Moitará

Dia 12, segunda, 15h.

Espaço de Brincar. Até 6 anos, acompanhas por um adulto de referência.

Grátis. Sem retirada de ingressos.


Performance - Auto do Boi Estrela de Carnaval

Com Cacau Amaral

Dia 12, segunda, 17h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Oficina - Máscaras Insólitas

Com Cia. Mevitevendo e Juliana Notari

Dia 13, terça, 15h

Marquise. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Show – Brasilidade

Com Hollywood Show Band

Dia 13, terça, 17h.

Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Oficina - CarnaGame: Chaveiro em Pixel Art

Com Kamila e Paulo, da Narumi e Cia.

Dias 17 e 18, sábado e domingo, 14h.

Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Oficina - CarnaGame: Mediação de jogos RPG e Cardgames

Com Ramon Giraldi e Augusto Rafael

Dias 24 e 25, sábado e domingo, 14h.

Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Canais do Sesc Registro-SP:

https://www.facebook.com/sescregistro
https://www.instagram.com/sescregistro
https://www.youtube.com/SescRegistroSP
https://www.sescsp.org.br/registro

Carnaval no Ribeira -  do Sesc Registro-SP traz frevo, La Ursa de Pernambuco e outros ritmos dos carnavais brasileiros
Carnaval no Ribeira -  do Sesc Registro-SP traz frevo, La Ursa de Pernambuco e outros ritmos dos carnavais brasileiros




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem