Virada do ano terá tempo instável em SP causado por passagem de frente fria e Defesa Civil estadual manterá prontidão Virada do ano terá tempo instável em SP causado por passagem de frente fria e Defesa Civil estadual manterá prontidão 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Virada do ano terá tempo instável em SP causado por passagem de frente fria e Defesa Civil estadual manterá prontidão

Virada do ano terá tempo instável em SP causado por passagem de frente fria e Defesa Civil estadual manterá prontidão


A passagem de uma frente fria vinda do sul do país trará linhas de instabilidade para o estado; dia 31 terá variação de nebulosidade e temperaturas ficarão na faixa dos 20ºC, na Capital

A passagem de uma frente fria pelo estado de SP trará chuva e tempo instável no último fim de semana do ano, prevê o CGE da Defesa Civil estadual (Centro de Gerenciamento de Emergência). 

Entre sábado (30) e segunda-feira (1), há condição para chuvas moderadas em algumas regiões do estado, principalmente na tarde do sábado, onde haverá a maior concentração da chuva esperada para o período. 

A previsão indica que as chuvas serão em forma de pancada, com maior volume em um curto espaço de tempo, acompanhadas de rajadas de vento e queda de raios. 

Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo e Campinas são esperados 50mm de chuva para os três dias. Na Região do Vale do Ribeira os acumulados ficarão na faixa dos 60mm. 

Na Baixada Santista, 70mm. Já nas Regiões de Franca, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte são aguardados 80mm. 

Em todas estas regiões os acumulados são considerados moderados. No restante do Estado de SP também haverá condição para chuva, contudo, sem volumes expressivos. 

No sábado (30), o dia será marcado por variação de nebulosidade, isso porque haverá um sistema meteorológico atuando no Sul do Brasil e organizando a umidade no Estado de São Paulo. 

No decorrer das horas, a formação de linhas de instabilidade criará condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento. Na Região Metropolitana da Capital, a temperatura mínima será de 18°C e máxima de 25°C.

No domingo (31), o dia novamente será marcado por linhas de instabilidades que provocarão pancadas de chuva mais generalizadas por todo o Estado de São Paulo. 

Em razão da frente fria o dia será nublado na Capital e as temperaturas ficarão mais baixas. Os termômetros ficarão entre 18°C e 22°C.

Já na segunda-feira (1), as chuvas continuarão mais persistentes em todo o Estado de São Paulo. 

Elas virão seguidas por raios e vento. Na Região Metropolitana da Capital Paulista a mínima será de 17°C e máxima de 22°C. Já na região central do estado os termômetros variarão entre 18°C e 28°C.

Campanha SP Sempre Alerta manterá Sistema de Proteção e Defesa Civil em prontidão durante todo verão

A Campanha SP Sempre Alerta, lançada no último dia 14, intensificará as ações de prevenção aos desastres naturais em todo o Estado de SP. 

A iniciativa integra diversas secretarias estaduais e amplia as ações de alerta em situações de risco, investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.

Uma das ações incorporadas pela campanha é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. 

O equipamento já se encontra em uso no município de São Sebastião, no Litoral Norte, e também será instalado nas cidades de Guarujá, na Baixada Santista, e em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. 

As regiões foram selecionadas devido ao histórico de inundações e deslizamentos no período chuvoso.

Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). 

Um novo radar foi instalado no município de Ilhabela, no Litoral Norte, com capacidade para acompanhar tempestades e rajadas de vento em toda a costa paulista, sob investimento de R$ 10 milhões. 

O software Earth Network também é usado para registrar descargas elétricas na atmosfera com mais precisão, facilitando a emissão de alertas em tempo real.

A campanha SP Sempre Alerta também aperfeiçoa a comunicação de alertas e medidas preventivas em todo o território paulista, com distribuição de faixas, folhetos, cartilhas e conteúdo multimídia de prevenção a desastres climáticos. 

As ações serão classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.


Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Virada do ano terá tempo instável em SP causado por passagem de frente fria e Defesa Civil estadual manterá prontidão
Virada do ano terá tempo instável em SP causado por passagem de frente fria e Defesa Civil estadual manterá prontidão



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem