Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024 Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024

Com o tema “Se joga no esporte!”, a 29ª edição começa em 6 de janeiro e vai até 18 de fevereiro em todas as unidades do Sesc no Estado, com mais de mil atividades gratuitas para públicos de todas as idades.

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte - metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. 

A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos - Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. 

Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.


“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. 

Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.


Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. 

“Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. 

O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão está dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas - Esportes com características de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca - Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater - Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Destaques da programação no Sesc Registro-SP


Cerca de 30 atividades compõem a programação do Sesc Verão na unidade do Sesc Registro-SP, nos meses de janeiro e fevereiro, contemplando esportes de Marca (como atletismo, ciclismo e canoagem), de Invasão (basquete 3x3) e de Rebater (tênis de mesa), além de diversas ações nas áreas físico esportivas, como as aulas abertas de axé-timbalada, de ginástica e de (re)flexão corporal, treino funcional e vivências dançantes.


Entre os destaques da área esportiva estão os bate-papos com atletas e paratletas convidados, seguidos de vivências esportivas em suas respectivas modalidades, como atletismo e paratletismo, ciclismo e paraciclismo, canoagem e paracanoagem. 

Também terá bate-papo sobre tênis de mesa olímpico, aula aberta, vivência e torneio relâmpago de tênis de mesa, além de vivência de tênis de mesa com limitação de movimento.


Fazem parte ainda da programação a vivência de ciclismo BMX e apresentação de BMX-AIR BAG Show, além das demonstrações de skate e de canoagem com realidade virtual. Para os adeptos dos esportes de invasão, terá vivência e torneio de basquete 3x3.


Na edição de 2024, o Sesc Registro realiza atividades externas à unidade, como a canoagem pelo rio Juquiá, seguida de um percurso de trekking, além de uma inédita corrida rústica noturna, em área de Mata Atlântica. O tradicional Passeio Ciclístico do Sesc Verão também é um dos destaques da programação.

Confira as atividades do Sesc Verão no Vale do Ribeira em: https://www.sescsp.org.br/registro

Mais informações: (13) 3828-4950.

O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.


Serviço:

Sesc Verão 2024

De 06 de janeiro a 18 de fevereiro

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem