Feira no Sesc Registro-SP traz opções de presentes artesanais sustentáveis Feira no Sesc Registro-SP traz opções de presentes artesanais sustentáveis 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Feira no Sesc Registro-SP traz opções de presentes artesanais sustentáveis

Feira no Sesc Registro-SP traz opções de presentes artesanais sustentáveis


Nesta edição de final de ano, produtos artesanais de grupos socioambientais do Vale do Ribeira estarão à venda neste sábado e domingo (dias 9 e 10), no período das 13h30 às 18h30, na Marquise do Sesc Registro-SP.

Instrumentos musicais feitos artesanalmente com frutos e resíduos florestais da Mata Atlântica, peças utilitárias e decorativas criadas a partir do reaproveitamento de madeira de antigas embarcações e da poda de galhos e raízes, bijuterias com sementes, bichinhos da Mata Atlântica em madeira, ervas medicinais orgânicas e sabonetes vegetais, kombucha de diversos sabores com ingredientes do Vale do Ribeira, além de uma variedade de alimentos produzidos por c omunidades tradicionais da região. 

Tudo isso - e muito mais - estará na feira que o Sesc Registro realiza neste sábado e domingo (dias 9 e 10), a partir das 13h30, na Marquise.

É o projeto Mosaico de Saberes, realizado mensalmente pela unidade e que possibilita ao público do Vale do Ribeira conhecer o trabalho e também adquirir a produção artesanal de diferentes grupos, comunidades e iniciativas socioambientais do território. 

Em cada edição, uma iniciativa de outra região ou Estado também é convidada a participar, ampliando assim a troca de experiência entre os grupos.

Esta é a última feira-exposição do ano no Sesc Registro, oportunidade para quem quer escolher presentes artesanais originais, criativos, sustentáveis e representativos do território do Vale do Ribeira. 

Nesta edição, participam as seguintes iniciativas: Aldeia Tekoa Tupã Reko (Registro), Kintao Artesanal (Icapara/Iguape), Toco-Arte em Madeira (Cananeia), Quilombo Peropava (Registro), Quilombo Praia Grande (Iporanga), CSA CEAFIM (Barra do Turvo), AR Kombucha (Se te Barras) e Cooplantas (Itapeva e Itaberá/SP).

Na véspera da exposição, os grupos são recepcionados pelo Sesc, em um encontro aberto ao público que acontece nesta sexta (dia 8), às 15h, na Convivência/Marquise. 

No bate-papo, os participantes trocam experiências e vivências e o público pode conhecer mais sobre a história de cada grupo e/ou comunidade.


Sobre as iniciativas participantes:


  • Aldeia Tekoa Tupã Reko
Localizada no bairro Votupoca, em Registro/SP, a aldeia cultiva mandioca, milho, batata doce, feijão, entre outros alimentos, bem como trabalha com artesanato feito com sementes, miçangas, bichinhos de madeira e um instrumento musical de origem indígena chamado “pau-de-chuva”, feito de embaúba.

  • Kintao Artesanal
Iniciativa de Iguape/SP, que desenvolve instrumentos musicais artesanais feitos com frutos e resíduos florestais da Mata Atlântica, a partir de contínua pesquisa dos elementos naturais e suas sonoridades.

  • TOCO - Arte em madeira
Localizada em Cananéia/SP, a Toco-Arte em madeira mostra as histórias que as madeiras contam. A iniciativa acredita que as madeiras são matérias vivas e carregam histórias sobre lugares e ambientes em que já estiveram e já foram utilizadas, buscando ressignificá-las por meio do reaproveitamento e da criação de peças que contem novas histórias.

  • Quilombo Peropava
Comunidade quilombola localizada em Registro/SP e que atua com a produção agrícola tradicional quilombola, como roça de arroz, milho, feijão, entre outros produtos. Além disso, as mulheres lutam pela valorização do trabalho das mulheres rurais, inseridas nas atividades de agricultura e de produção artesanal de alimentos tradicionais, valorizando a cultura da comunidade.

  • Quilombo Praia Grande
Comunidade quilombola localizada a 16 km de Iporanga/SP. Atuam com a produção agrícola tradicional quilombola, como roça de arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar, café, verduras, frutas, palmito pupunha, entre outros produtos in natura.

  • CSA CEAFIM
A CEAFIM é uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), formada por agricultores de Barra do Turvo/SP e co-agricultores ("consumidores") de Curitiba/PR. Tem como propósito contribuir para a construção de relações humanas mais amorosas e justas, uma agricultura em harmonia com o meio ambiente, e a promoção de uma alimentação mais ética e saudável para as pessoas.

  • AR Kombucha
Iniciativa que trabalha com a produção de uma bebida natural, fermentada e de origem milenar chinesa, feita à base de chá verde, priorizando sempre por utilizar insumos do Vale do Ribeira, vindos de cooperativas, sítio da família, da agricultura familiar ou do comércio local. Entre os insumos estão o chá da Camellia sinensis, lúpulo, camu-camu, pitaya, banana, cambuci e juçara.

  • COOPLANTAS
A Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais atua desde 1995 com mulheres do Assentamento Pirituba, nos municípios de Itaberá/SP e Itapeva/SP, produzindo de forma orgânica e agroecológica e preservando a terra e os saberes ancestrais.


Serviço:
Sesc Registro-SP – Mosaico de Saberes
Feira/Exposição
Mosaico de Saberes
Com Aldeia Tekoa Tupã Reko, Kintao Artesanal, Toco-Arte em Madeira, Quilombo Peropava, Quilombo Praia Grande, CSA CEAFIM, AR Kombucha e Cooplantas.
Sábado e domingo, dias 9 e 10, das 13h30 às 18h30.
Livre. Marquise.


Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone (13) 3828-4950.

O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Feira no Sesc Registro-SP traz opções de presentes artesanais sustentáveis
Feira no Sesc Registro-SP traz opções de presentes artesanais sustentáveis


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem