Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu

Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu


Unidade localizada na região do Vale do Ribeira realizará evento de conscientização ao público no dia 1º de dezembro



O Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado em 3 de dezembro, tem como propósito fortalecer o compromisso global com a conscientização e apoio a uma causa de extrema importância.


De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, estima-se que a população com deficiência no Brasil seja composta por aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com 2 anos ou mais, representando 8,9% dos brasileiros.


Para atender às necessidades desse grupo na região do Vale do Ribeira, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu, gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com o Governo de São Paulo, desempenha um papel primordial ao oferecer atendimentos gratuitos.

O serviço, focado na reabilitação, busca proporcionar tratamentos avançados para pacientes com diferentes deficiências físicas, adaptando programas específicos às características individuais de cada um deles.


Dentre os programas oferecidos, destacam-se atendimentos especializados para lesão encefálica, lesão medular, paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento neuromotor, dor crônica benigna e de causa musculoesquelética, amputações e malformações congênitas dos membros superiores e/ou inferiores.


"Nos últimos dois anos, acolhemos um total de 502 pacientes no programa de reabilitação, gerando, para o mesmo período, um total de 48.050 atendimentos. Estamos trazendo qualidade de vida e fazendo a diferença no cotidiano das pessoas dos 15 municípios do Vale do Ribeira, na qual somos referência”, afirma Wilson Pimentel Junior, diretor do serviço.


O diferencial desses tratamentos reside na abordagem multidisciplinar, expandindo suas frentes para equipes compostas por profissionais de diferentes áreas. "Somado à reabilitação, o programa interdisciplinar oferecido engloba orientações sobre direitos, apoio psicológico e nutricional, cuidados de enfermagem, exercícios físicos com fisioterapia, terapia ocupacional e condicionamento físico, além de serviços como atendimento fonoaudiológico e acompanhamento fisiátrico", complementa Lívia Fiedler Suyama, psicóloga do Lucy Montoro de Pariquera-Açu.


E, para potencializar todo esse trabalho, a organização conta com o “Projeto Incluir”, uma iniciativa do Centro Integrado de Humanização, que busca ampliar o alcance e a compreensão da sociedade em relação às pessoas com deficiência.


Assim, os profissionais envolvidos trabalham diretamente com alunos de escolas do município, desmistificando estigmas associados a esse público ao longo da vida. "Para além do cuidado, também queremos conscientizar os jovens. A ideia é transformar a visão deles, combater preconceitos e proporcionar uma vivência que desenvolva empatia", explica a psicóloga.


Outra parte crucial do projeto é a oportunidade de apresentar aos participantes a infraestrutura e os serviços oferecidos pela unidade, promovendo, assim, uma compreensão mais abrangente das necessidades e desafios enfrentados pela comunidade.


Evento de conscientização

Para celebrar a data de apelo internacional, o serviço de Pariquera-Açu seguirá um cronograma especial na sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 12h.


O encontro terá início na recepção e, a partir da organização do grupo presente, serão desenvolvidas atividades para reforçar informações importantes sobre o tema. Entre os tópicos abordados, estão os direitos das pessoas com deficiência.


Mais informações, entre em contato com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu pelo número (13) 3856-9990.



Sobre o CEJAM


O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.

Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu
Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem