Grupo Batucajé faz apresentação especial no Boteco do Ribeira Grupo Batucajé faz apresentação especial no Boteco do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Grupo Batucajé faz apresentação especial no Boteco do Ribeira

Grupo Batucajé faz apresentação especial no Boteco do Ribeira


Show gratuito será nesta sexta, dia 1º de dezembro, às 20h, na Marquise do Sesc Registro-SP.

Nesta última edição do ano do Boteco do Ribeira, o Sesc Registro-SP convida o público a celebrar a natureza, a cultura, a arte e as histórias dos povos do Vale do Ribeira com o show Batucajé, que acontece nesta sexta, dia 1º de dezembro, na Marquise. A apresentação é gratuita, livre para todos os públicos e começa às 20h.

Criado 25 anos atrás por dois artistas do Vale do Ribeira - o compositor, violonista, violeiro e cantador Antônio de Lara Mendes e o poeta e declamador Julio Cesar da Costa - o grupo cultural Batucajé vem, ao longo desse tempo, unindo música e poesia para cantar e contar histórias do Vale do Ribeira. 

Em suas composições, Lara e Julião mostram a beleza das paisagens, da fauna e da flora, a riqueza da diversidade de povos e culturas, rememoram artistas regionais, personagens e fatos históricos, além de revelarem causos e lendas que povoam o universo da tradição oral das comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas e caboclas que vivem no território.

Desde 2007, o percussionista e pesquisador Pedro Navalla também integra o Batucajé. 

Nesta trajetória, o grupo encantou diferentes públicos com as peculiaridades do Vale do Ribeira, em apresentações feitas em festivais, eventos culturais e universidades de várias cidades do estado de São Paulo. 

Mas, desde a pandemia, o grupo não tem feito apresentações. O show no Boteco do Ribeira marca o reencontro do Batucajé com o palco e o público do Sesc Registro-SP, em uma apresentação única para celebrar o final do ano.

Morador de Iguape, Antônio de Lara Mendes (Lara Cantador do Vale) é natural de Juquiá, onde desde pequeno acompanhava o pai, Basílio Mendes, que tocava rabeca nas Reiadas e Bandeiras do Divino, acompanhando os foliões. 

Muito cedo começou a tocar violão e a cantar as músicas que ouvia nas emissoras de rádio. Com o tempo, começou a fazer suas próprias composições. É também produtor cultural e pesquisador de manifestações culturais populares.

O poeta e declamador Julio Cesar da Costa nasceu e mora em Miracatu. Desde jovem participava de encontros e saraus pela região e trabalha com literatura desde a década de 1980. 

Ex-atleta e treinador de atletismo, Julião é professor na rede estadual de ensino e pesquisador da cultura popular. É autor de cinco publicações: “Cacos de Mim” (1994), “Sortilégios e Tesouros” (2008), “Na Ribeira da Poesia” (2012), “No Balanço da Maré” (2015) e “Mutirão de Versos” (2021).

Pedro Navalla é natural de Miracatu, tem sua formação inicial em bateria e desde a adolescência integrou grupos de jovens que tocavam na cidade. 

No Batucajé desde 2007 como percussionista e pesquisador, o músico também atua como monitor no Centro de Referência da Juventude de Miracatu, onde fundou o projeto “Jovens de Lata”, abrindo oportunidade para a juventude local se expressar musicalmente através da percussão.


No show no Boteco do Ribeira, o grupo Batucajé terá como convidado o violinista Jorge Josias Silva de Camargo, professor de violino na cidade de Iguape.

O Boteco do Ribeira é um projeto mensal do Sesc Registro que busca valorizar a produção cultural regional, abrindo espaço para a apresentação de músicos do Vale do Ribeira. 

Em ambiente descontraído, com mesas e cadeiras dispostas na Marquise, o público conta ainda com o espaço da Comedoria para consumo de comidinhas e bebidas.


Serviço:

Sesc Registro-SP – Boteco do Ribeira

Show
Batucajé
Com Lara Cantador do Vale, Julio Cesar da Costa, Pedro Navalla e Jorge Josias

Dia 1, sexta, 20h, na Marquise.

Grátis.


Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Telefone (13) 3828-4950. O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.


Grupo Batucajé faz apresentação especial no Boteco do Ribeira
Grupo Batucajé faz apresentação especial no Boteco do Ribeira

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem