Governo de SP apoia cidades das regiões de Registro-SP e Itapeva para acelerar chegada do 5G Governo de SP apoia cidades das regiões de Registro-SP e Itapeva para acelerar chegada do 5G
Siga nosso Canal no Whatsapp

Governo de SP apoia cidades das regiões de Registro-SP e Itapeva para acelerar chegada do 5G

Governo de SP apoia cidades das regiões de Registro-SP e Itapeva para acelerar chegada do 5G


Apenas sete municípios possuem legislação atualizada para permitir a instalação das antenas da nova tecnologia


Já em funcionamento em Registro-SP, Iguape e Iporanga, a internet 5G pode chegar, nos próximos meses, a mais 43 municípios das regiões de Registro-SP e Itapeva, com a possibilidade de uma navegação até 100 vezes mais rápida. 

No entanto, diversas modificações nas leis relacionadas à instalação de antenas terão que ser realizadas nessas cidades.

Os dados foram anunciados nesta terça-feira (31), em Registro-SP, pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE). 

Em parceria com o Canal Direto SP+Perto, ela reuniu gestores locais de diversos municípios das duas regiões para discutir formas de acelerar a chegada do 5G e orientar sobre a necessidade e o processo de mudança das leis, que são municipais. 

O evento integra o TecnoCidades, programa do Governo de São Paulo criado para promover a inovação no Estado, com geração de emprego e renda.

De um total de 46 cidades, apenas sete já atualizaram suas legislações: Registro-SP, Pedro de Toledo, Iporanga, Itaberá, Itapeva, Piraju e Ribeirão Grande. 

Nos demais municípios, a mudança será necessária para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G e saibam onde as novas antenas podem ser instaladas, já que a tecnologia exige um número de equipamentos até 10 vezes maior que o 4G, posicionados nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis.

A ativação do 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 320 cidades paulistas. 

Porém, levantamento da InvestSP mostra que somente 217 possuem leis atualizadas. O 5G está disponível para os usuários de internet em 141 municípios do Estado.

Painéis sobre a importância do 5G para a competitividade dos municípios, créditos para soluções inovadoras nas cidades e atualização das leis reuniram, ainda, representantes de Anatel, Conexis, Vivo, Ligga, Juganu, Abrintel e DesenvolveSP.

Durante o seminário do TecnoCidades, os participantes também puderam visitar estandes de startups do projeto Aquário de Ideias, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e conhecer soluções inovadoras desenvolvidas na própria região.

Fim das antenas parabólicas tradicionais


A InvestSP também iniciou uma mobilização pela troca das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. 

Isso porque o sinal dos equipamentos antigos pode sofrer interferências, com a chegada do 5G, e será desativado no fim de 2024. 

A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas, que pode ser feita gratuitamente nas 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Anatel.

Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.

Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. 

A lista com as cidades onde já é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado.

Governo de SP apoia cidades das regiões de Registro-SP e Itapeva para acelerar chegada do 5G
Governo de SP apoia cidades das regiões de Registro-SP e Itapeva para acelerar chegada do 5G




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem