DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro-SP DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro-SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro-SP

Departamento emitiu alertas para a Defesa Civil da região, onde os rios transbordaram devido às tempestades


O Vale do Ribeira sofreu grande impacto com o volume atípico de chuvas que atingiu a região nos últimos três dias, ocasionando extravasamento do Rio Ribeira de Iguape e enchentes que atingiram a população ribeirinha, deixando desabrigados, e causaram a interrupção do transporte na zona rural.

Segundo os dados captados pela rede de monitoramento pluviométrico do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do Estado de São Paulo, de 28 a 30 de outubro, o pico de chuvas que atingiu o alto Vale do Ribeira no Estado do Paraná resultou no aumento do nível do rio ao longo das cidades que o margeiam.


Municípios importantes da região tiveram grandes precipitações, em alguns casos próximas daquilo que era esperado para o mês inteiro. O Rio Ribeira de Iguape extravasou em todos esses pontos:


- É o caso do município de Ribeira, onde choveu nos últimos três dias cerca de 86,4 mm. 

A média esperada para o mês de outubro é 132 mm. Nesse ponto, o rio que tem nível normal em 5 metros, chegou ao nível de pico de 8,8 metros;


- No município de Iporanga, choveu nos últimos três dias cerca de 72,8 mm. A média esperada para o mês de outubro é 132 mm. Na cidade, o rio que tem nível normal em 4 metros, chegou ao nível de pico de 7,3 metros;


- No município de Eldorado, choveu pouco nos últimos três dias, cerca de 31,6 mm. A média esperada para o mês de outubro é 121 mm. Mas o rio, que tem nível normal em 5 metros, extravasou com pico de 9,8 metros;


- Já em Barra do Turvo, choveu nos últimos três dias cerca de 90,2 mm, sendo que a média esperada para o mês de outubro é 113 mm.


Os temporais e a cheia dos rios estão se deslocando para o município de Registro-SP, com previsão para a passagem nesta quarta-feira, 1º de novembro. Por isso o DAEE reforça o alerta para a região.


A Sala de Situação do DAEE, em Registro-SP, compartilha informações de monitoramento das condições climáticas em tempo real com órgãos parceiros e, prevendo as cheias do rio Ribeira, os técnicos emitiram de forma antecipada os alertas à Defesa Civil Estadual, Regional e aos municípios ao longo do eixo Rio Ribeira de Iguape, como Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Ribeira, Registro-SP e Iguape.


“A precisão dos dados e a previsão antecipada dos impactos naturais foram essenciais para garantir a operação eficiente das Defesas Civis, minimizando o risco para a população de áreas de risco”, explica Ney Ikeda, diretor do DAEE na Bacia do Ribeira de Iguape.


O DAEE segue monitorando a previsão de chuvas e o nível dos rios na região, em virtude da situação meteorológica ainda instável. 

O Governo do Estado está empenhado em assistir a região com recursos e abastecimento para atendimento à população. 

A segurança da população, especialmente aqueles em áreas vulneráveis, é nossa prioridade. Em caso de dúvidas, nossa equipe de plantão 24h está à disposição: Sala de Situação SP 11-3293-8461.

 

DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro-SP
DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro-SP

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem