Oficina no Sesc Registro-SP aborda cultura alimentar quilombola Oficina no Sesc Registro-SP aborda cultura alimentar quilombola
Siga nosso Canal no Whatsapp

Oficina no Sesc Registro-SP aborda cultura alimentar quilombola

Oficina no Sesc Registro-SP aborda cultura alimentar quilombola


Atividade gratuita acontece no domingo (dia 22/10) dentro da programação do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, ação realizada pelo Sesc SP em todo o Estado.


Todas as unidades da rede Sesc São Paulo realizam, desde o dia 16 e até 29 de outubro, atividades que compõem a programação da sétima edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura (sescsp.org.br/experimenta), ação do Sesc SP que vem, desde 2017, consolidando junto ao público a compreensão de que alimentação vai muito além da nutrição e que envolve aspectos como saúde, cultura, meio ambiente e outras questões socioeconômicas.


“O acesso regular e permanente a uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico, mas para além dos aspectos biológicos, outras características constitutivas dos sujeitos devem ser consideradas ao se pensar as diversas dimensões da alimentação, que envolvem também os significados culturais, sociais e econômicos que os constroem”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

“Por meio de uma programação pautada na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, o programa convida o público a pensar a comida para além de seus nutrientes, além de estimular a prática autônoma frente as escolhas alimentares, reforçando assim o compromisso institucional em contribuir para a melhora da qualidade de vida, por meio da educação não formal”, completa Miranda.


Transdisciplinar, a edição 2023 aborda o comer para além do prato, em uma perspectiva integradora e em diálogo com diversos campos de conhecimento, desenvolvida por meio de sete eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida. As ações colocam em pauta temas que reafirmam a necessidade de conscientização para os benefícios, individuais e coletivos, da alimentação adequada e saudável.


  • Cultura alimentar e tradicional da roça



No Sesc Registro-SP, a atividade do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura acontece neste domingo, dia 22 de outubro, com a oficina Quilombolas: Cultura Alimentar, Resistência e Ancestralidade, coordenada pela nutricionista, professora e pesquisadora Jane Glebia e por representantes da comunidade quilombola do Ivaporunduva, de Eldorado.


Jane Glebia vai compartilhar seu trabalho de pesquisa, que tem como objetivo mapear, registrar, salvaguardar e propagar saberes e fazeres de comunidades quilombolas na região da Amazônia. 

A partir disso, fará também uma correlação com as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e o Território Alimentar, apresentando costumes, hábitos e padrões de alimentação na era contemporânea e os moldes alimentares existentes em épocas anteriores.


Na oficina, quilombolas do Ivaporanduva também compartilham com o público sua cultura alimentar e a cultura tradicional da roça quilombola. O sistema agrícola tradicional das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil.


A atividade é gratuita, começa às 15h e tem vagas limitadas, com entrega de senhas na Central de Atendimento 30 minutos antes.


Serviço:

Sesc Registro-SP – Experimenta!

oficina
Quilombolas: Cultura Alimentar, Resistência e Ancestralidade

Domingo, dia 22, 15h.

Sala de Múltiplo Uso 2.

Grátis. Entrega de senhas na Central de Atendimento 30 minutos antes.

A partir de 16 anos.


Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Telefone (13) 3828-4950.

O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.


Oficina no Sesc Registro-SP aborda cultura alimentar quilombola
Oficina no Sesc Registro-SP aborda cultura alimentar quilombola



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem