Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc
Siga nosso Canal no Whatsapp

Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc

Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc


Atividade acontece nesta quarta (20/9), às 14h.

O Sesc Registro-SP sedia nesta quarta, dia 20 de setembro, o Encontro da Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira, atividade que vai reunir agricultores familiares, comunidades tradicionais, técnicos, extensionistas, mulheres e jovens do meio rural que atuam em uma cadeia produtiva crescente na região: a produção de mudas florestais nativas. 

Integrados à Rede estão mais de 20 pequenos viveiristas de diversos municípios, produzindo mudas para atendimento, principalmente, à demanda do mercado de compensação ambiental e de restauração florestal.

O encontro busca fortalecer os empreendimentos comunitários e comerciais de produção de nativas da Mata Atlântica e reúne a parceria da Iniciativa Verde, Unesp Registro-SP - Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/SEMIL/SP), Sesc Registro-SP e com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

No período da manhã, o encontro será exclusivo aos viveiristas e membros da Rede de Viveiros, para conversarem sobre questões relacionadas aos viveiros e aos desafios do mercado das mudas nativas.

Já no período da tarde, haverá o bate-papo aberto ao público sobre Restauração Ecológica e Sistemas Agroflorestais no Vale do Ribeira. Participam da mesa o engenheiro agrônomo Roberto Ulisses Resende, presidente da Iniciativa Verde; o engenheiro florestal, agricultor agroflorestal e técnico da Rede de Viveiros, Artur Dalton Lima; o engenheiro agrícola e pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais, Ocimar Bim; e a geógrafa Tainah Godoy, secretária-executiva d o Observatório da Restauração e Reflorestamento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. O diálogo será mediado por Aline Gomes, engenheira agrônoma e colaboradora da Iniciativa Verde.

O encontro começa às 14h e acontece na Área de Convivência do Sesc Registro-SP. 

A atividade integra ações do Florestar: Áreas Verdes Educadoras, programa que o Sesc São Paulo desenvolve em suas unidades com o objetivo de valorizar o caráter educativo das áreas verdes como espaços de descobertas e de relações e reflexões, individuais e coletiv as.

Sobre a Rede de Viveiros


A Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira é uma Tecnologia Social desenvolvida na Unesp Registro em parceria com a Iniciativa Verde, Instituto Socioambiental, Instituto Vidagua, Instituto Florestal/Instituto de Pesquisas Ambientais, CATI, Fundação Florestal e Itesp, com objetivo de integrar e fortalecer a cadeia produtiva de mudas nativas no Vale do Ribeira, possibilitando geração de trabalho e ampliação da renda familiar no meio rural. 

As ações incluem assistência técnica aos viveiristas, divulgação, capacitação de produtores, regularização da atividade, entre outras. Em 2019, a Rede foi certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. 

Desde 2021, o projeto de fomento à Rede de Viveiros é realizado pela Iniciativa Verde, com recursos do Fehidro e em parceria com a Unesp Registro-SP.


Serviço:
Sesc Registro-SP – Meio Ambiente
Encontro da Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira
Quarta, dia 20/9, às 14h. Área de Convivência.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone: 3828-4950. O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc
Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem