Governo de SP promove evento de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+ Governo de SP promove evento de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+ 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Governo de SP promove evento de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+

Governo de SP promove evento de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+


O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Justiça e Cidadania por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) e por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), promove a “Sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+”. O lançamento do projeto será no dia 26 de setembro de 2023, com início às 8 horas da manhã e término às 13 horas, na sede da Secretaria da Saúde, localizada na Av. Dr. Arnaldo, 351 no térreo.

O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) somada à participação da Rede de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde SUS – SES/SP. 

Um dos objetivos é sensibilizar o máximo de profissionais da saúde, mais especificamente do âmbito do SUS, que sejam atuantes no Estado de São Paulo, oriundos de serviços prestados pelas entidades da administração direta, indireta e contratos de gestão, ou por intermédio de convênios firmados com entidades filantrópicas e lucrativas.

A Ouvidora Geral do SUS – SES/SP, Patrícia Camargo Ferreira, destaca a importância de o profissional de saúde estar preparado para orientar e oferecer a devida informação relacionada à assistência à saúde para o público. “É fundamental que o acolhimento aos cidadãos, que procuram e são atendidos pelo Sistema Único de Saúde, ocorra de maneira respeitosa, humanizada e objetiva.”

A ideia do projeto partiu do Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e Cidadania, Rafael Calumby Rodrigues. “Buscamos uma compreensão do processo saúde-doença das pessoas. Um dos requisitos que exige novo reconhecimento está nas formas de discriminação, como é o caso da LGBTfobia. 

Diante da complexidade da situação de saúde desse grupo e questões relacionadas a identidades e diversidade de expressões do gênero, é fundamental a capacitação dos profissionais da área da saúde. 

Dessa forma, os trabalhadores vão demonstrar maior apropriação das singularidades sobre o tema, permitindo um maior acolhimento sobre as demandas do grupo e promovendo igualdade e cidadania,” afirmou Rafael.

O principal objetivo da sensibilização é desenvolver e ampliar o conhecimento dos servidores da saúde para qualificar o atendimento aos cidadãos. 

Além disso, indicar que a educação é o caminho para a eliminação do preconceito e da intolerância, qualificando a atenção e inclusão integral da população LGBTQIA+ na área da saúde.


A sensibilização será realizada em quatro módulos, sendo dois produzidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) e os outros dois pela Secretaria da Saúde (SES), com participação especial do CRT-AIDS, divididos nos seguintes temas:


• Módulo 1 – Decifrando a diversidade sexual por gênero – SJC

• Módulo 2 – Políticas públicas, direitos humanos e leis de proteção – SJC

• Módulo 3 – Saúde integral da população LGBTQIA+ - SES

• Módulo 4 – Saúde integral da população de travestis e transexuais e/ou outras variabilidades de gênero – SES - CRT-AIDS

Todo o conteúdo da sensibilização foi gravado pela equipe da Fundação Vanzolini e será disponibilizado em outubro para a Rede de Ouvidores da Ouvidoria Geral do SUS – SES/SP.


As inscrições para o lançamento da sensibilização podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVl1zbrgfSG8q-zuGWCgKxiQ1cikEcafMXjzyqvi-FzXj6tQ/viewform.


A inscrição vai até o dia 22 de setembro e o número de vagas é limitado.

Governo de SP promove evento de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+
Governo de SP promove evento de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+ 



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem