Feira de produtos sustentáveis e curso de fitoterapia indígena marcam fim de semana no Sesc Registro-SP Feira de produtos sustentáveis e curso de fitoterapia indígena marcam fim de semana no Sesc Registro-SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

Feira de produtos sustentáveis e curso de fitoterapia indígena marcam fim de semana no Sesc Registro-SP

Feira de produtos sustentáveis e curso de fitoterapia indígena marcam fim de semana no Sesc Registro-SP


Artesanato, produtos agroecológicos e agroflorestais e alimentos beneficiados estarão no Mosaico de Saberes; enquanto curso vai orientar sobre preparados fitoterápicos indígenas.

Neste fim de semana o Sesc Registro-SP convida o público do Vale do Ribeira a participar de duas atividades que mostram a importância do conhecimento ancestral e das práticas sustentáveis desenvolvidas por comunidades tradicionais e iniciativas socioambientais da região. 

Trata-se da exposição Mosaico de Saberes, que acontece no sábado e do mingo (dias 19 e 20), a partir das 13h30, e do curso Introdução à Fitoterapia Indígena, que também ocorre no sábado e domingo, com início às 14h. Ambas as atividades são gratuitas.

No Mosaico de Saberes estarão expostos para venda produtos como artesanatos de materiais sustentáveis diversos, alimentos tradicionais de comunidades quilombolas, produtos e alimentos agroecológicos e agroflorestais, além de kombuchas, geleias, pães, doces, compotas e outros alimentos beneficiados artesanalmente. 

A exposição fica aberta na Marquise do Sesc no período das 13h30 às 18h30.

Participam desta edição da feira do Mosaico de Saberes - projeto que acontece mensalmente na unidade - representantes das seguintes iniciativas: Aldeia Guarani Yvy´ã Poty, da Terra Indígena Piaçaguera (Peruíbe); Cooperafloresta (Barra do Turvo/SP e Adrianópolis e Bocaiuva do Sul/PR); Quilombo Pilões (Iporanga); Quilombo Cangume (Itaoca); Armazém do Campo (Curitiba/PR); Ateliê Maria Farinha (Ilha Comprida), Bater de Asas Artesanal (Ilha Comprida) e Yu Kombucha (Sete Barras). Antes da exposição, as iniciativas participam de uma roda de conversa em que trocam experiências sobre seus trabalhos. O encontro será na sexta-feira, dia 18, às 15h, aberto ao público.

Fitoterapia Indígena


No sábado e domingo (dias 19 e 20 ) o público também terá oportunidade de conhecer mais sobre as tradições do povo tupi-guarani, por meio do curso Introdução à Fitoterapia Indígena, que será conduzido por representantes da Aldeia Tapirema, da Terra Indígena Piaçaguera, d e Peruíbe. 

Eles vão apresentar as principais plantas utilizadas pela comunidade e seus benefícios, bem como ensinar o preparo de chás, garrafadas, xarope, tintura e banho de ervas. 

Na atividade, que começa às 14h, na Sala de Múltiplo Uso 3, participantes também vão conhecer as histórias da comunidade, relacionadas à cura e à espiritualidade tupi-guarani. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Registro-SP.

Serviço:

Sesc Registro-SP – Meio Ambiente

Exposição
Mosaico de Saberes
Com Aldeia Guarani Yvy´ã Poty, Cooperafloresta, Quilombo Pilões, Quilombo Cangume, Ateliê Maria Farinha, Armazém do Campo, Bater de Asas Artesanal, Yu Kombucha.
Sábado e domingo, dias 19 e 20, das 13h30 às 18h30.
Grátis. Marquise.

Curso - Agosto Indígena

Introdução à Fitoterapia Indígena
Sábado e domingo, dias 19 e 20, 14h.
Com Aldeia Tapirema – TI Piaçaguera (Peruíbe).
Sala de Múltiplo Uso 3 – Grátis. A partir de 16 anos.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Saiba Mais sobre os participantes desta edição do Mosaico de Saberes:

  • Aldeia Yvy’ã Poty
Da etnia Guarani, a aldeia localizada na Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe/SP, tem como propósito trabalhar com plantação, cultivo da cultura Guarani, práticas de preservação do meio ambiente, produção de artesanato e turismo comunitário.

  • Cooperafloresta
É formada por 75 famílias organizadas em 20 grupos, envolvendo 300 pessoas nos municípios de Barra do Turvo/SP e Adrianópolis e Bocaiúva do Sul/PR. Através da agrofloresta, produzem e comercializam produtos agroecológicos e agroflorestais.

  • Ateliê Maria Farinha
Trabalha com artesanato sustentável em Ilha Comprida/SP, utilizando materiais encontrados na praia, ruas e mercados. Produz peças para decoração e outras utilidades.

  • Bater de Asas Artesanal
Artesã de Ilha Comprida/SP, participa da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape (AAPCI), cria peças artesanais decorativas com escamas de peixe e outros materiais.

  • Quilombo Pilões
Comunidade quilombola localizada em Iporanga/SP, que atua com a produção agrícola tradicional quilombola.

  • Quilombo Cangume
Comunidade quilombola localizada em Itaoca/SP, que atua com a produção agrícola tradicional quilombola.

  • Yu Kombucha
Iniciativa de Sete Barras/SP, trabalha com a produção de kombuchas e produtos beneficiados, como picles, geleias, conservas, molhos de pimentas, vinagres, bolos, tortas e pães artesanais.

  • Armazém do Campo
Rede colaborativa que une cooperativas agroecológicas e empreendimentos da Economia Solidária e consumidoras/es conscientes que apoiam a Reforma Agrária, a Agricultura Familiar, a Agroecologia e a Economia Solidária em Curitiba e região.


Telefone (13) 3828-4950.

O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Feira de produtos sustentáveis e curso de fitoterapia indígena marcam fim de semana no Sesc Registro-SP
 Foto: Creditos Livia Badur 


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem