Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP
Atividade gratuita acontece no Sesc Registro-SP neste sábado (dia 22), às 15h.
Para apresentar as experiências de organizações sociais do Vale do Ribeira e de São Paulo com a Economia Solidária e a comercialização de produtos agroecológicos, o Sesc Registro-SP realiza o encontro Economia solidária: por uma soberania alimentar nos territórios, com participação de representantes da CooperCentral do Vale do Ribeira, Academia Carolinas e Instituto Kairós, de São Paulo. A atividade é gratuita e acontece neste sábado (dia 22 de julho), a partir das 15h.
Os convidados para o bate-papo são Isnaldo Lima da Costa Junior, agricultor e diretor financeiro da Cooperativa dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira (CooperCentral-VR); e Simone Rêgo, professora e presidente da Academia Carolinas, projeto cujo nome homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus e é voltado ao empoderamento das mulheres em Cidade Tiradentes, periferia de São Paulo.
A mediação será feita por Thaís Mascarenhas, do Instituto Kairós, instituição que fomenta novas práticas de produção, distribuição, comercialização e consumo responsáveis.
Os participantes vão conversar com o público sobre a importância da construção social de mercados locais ou circuitos curtos de comercialização, formação de grupos de consumo, geração de renda, desafios e formas coletivas de enfrentamento às dificuldades de comercialização e consumo de produtos agroecológicos.
As vagas são limitadas. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. A atividade terá acessibilidade em Libras.
Hortas agroecológicas urbanas
O encontro marca o encerramento do curso Territórios educadores: tecnologias sociais e ancestrais, promovido pelo Sesc Registro-SP no âmbito do projeto Territórios do Comum do Sesc São Paulo.
O curso foi realizado nos meses de março a julho de 2023, em parceria com a Prefeitura Municipal de Registro-SP, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Meio A mbiente, Educação, e de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária; do Instituto Federal de Registro, Instituto Socioambiental (ISA) e da Unesp de Registro.
A coordenadora do curso e agente de educação ambiental do Sesc Registro, Rafaela Sansão, conta que nos quatro meses do projeto foram realizadas ao tod o 15 oficinas, ministradas por educadores, agricultores, indígenas, quilombolas e cooperativas, que apresentaram a temática da Agricultura Urbana como uma Tecnologia Social, bem como compartilharam técnicas e orientações para cultivo de alimentos agroecológicos, replicação de mudas, compostage m, entre outros assuntos.
As atividades aconteceram em dois locais da cidade de Registro-SP: Escola Municipal Prof.ª Olga Clivatti Rodrigues e CRAS Bloco B/Centro Dia do Idoso (CDI), com participação de professores, educadores, moradores locais, frequentadores do CRAS/CDI, funcionários da prefeitura e profissionais da área de assistência social.
Na escola foi implantada uma horta educadora e no CRAS/CDI uma horta comunitária, ambas acessíveis, permitindo acesso às pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.
Rafaela Sansão acrescenta que será publicado um material editorial contando a trajetória do projeto, incluindo um vídeo acessível em Libras, bem como um Guia para Implementação de Hortas Educadoras Acessíveis, para download gratuito.
Serviço:
Curso Territórios Educadores: Tecnologias Sociais e Ancestrais
Encontro: Economia solidária: por uma soberania alimentar nos territórios
Com CooperCentral Vale do Ribeira, Academia Carolinas e Instituto Kairós (SP)
Sábado, dia 22/7, 15h.
Local: Sala de Múltiplo Uso 3 – A partir de 18 anos.
Grátis. Vagas limitadas. Retirada de senhas 30 minutos antes na Central de Atendimento.
Acessível em Libras.