Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP

Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP


Atividade gratuita acontece no Sesc Registro-SP neste sábado (dia 22), às 15h.

Para apresentar as experiências de organizações sociais do Vale do Ribeira e de São Paulo com a Economia Solidária e a comercialização de produtos agroecológicos, o Sesc Registro-SP realiza o encontro Economia solidária: por uma soberania alimentar nos territórios, com participação de representantes da CooperCentral do Vale do Ribeira, Academia Carolinas e Instituto Kairós, de São Paulo. A atividade é gratuita e acontece neste sábado (dia 22 de julho), a partir das 15h.

Os convidados para o bate-papo são Isnaldo Lima da Costa Junior, agricultor e diretor financeiro da Cooperativa dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira (CooperCentral-VR); e Simone Rêgo, professora e presidente da Academia Carolinas, projeto cujo nome homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus e é voltado ao empoderamento das mulheres em Cidade Tiradentes, periferia de São Paulo. 

A mediação será feita por Thaís Mascarenhas, do Instituto Kairós, instituição que fomenta novas práticas de produção, distribuição, comercialização e consumo responsáveis.

Os participantes vão conversar com o público sobre a importância da construção social de mercados locais ou circuitos curtos de comercialização, formação de grupos de consumo, geração de renda, desafios e formas coletivas de enfrentamento às dificuldades de comercialização e consumo de produtos agroecológicos. 

As vagas são limitadas. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. A atividade terá acessibilidade em Libras.

Hortas agroecológicas urbanas


O encontro marca o encerramento do curso Territórios educadores: tecnologias sociais e ancestrais, promovido pelo Sesc Registro-SP no âmbito do projeto Territórios do Comum do Sesc São Paulo. 

O curso foi realizado nos meses de março a julho de 2023, em parceria com a Prefeitura Municipal de Registro-SP, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Meio A mbiente, Educação, e de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária; do Instituto Federal de Registro, Instituto Socioambiental (ISA) e da Unesp de Registro.

A coordenadora do curso e agente de educação ambiental do Sesc Registro, Rafaela Sansão, conta que nos quatro meses do projeto foram realizadas ao tod o 15 oficinas, ministradas por educadores, agricultores, indígenas, quilombolas e cooperativas, que apresentaram a temática da Agricultura Urbana como uma Tecnologia Social, bem como compartilharam técnicas e orientações para cultivo de alimentos agroecológicos, replicação de mudas, compostage m, entre outros assuntos.

As atividades aconteceram em dois locais da cidade de Registro-SP: Escola Municipal Prof.ª Olga Clivatti Rodrigues e CRAS Bloco B/Centro Dia do Idoso (CDI), com participação de professores, educadores, moradores locais, frequentadores do CRAS/CDI, funcionários da prefeitura e profissionais da área de assistência social. 

Na escola foi implantada uma horta educadora e no CRAS/CDI uma horta comunitária, ambas acessíveis, permitindo acesso às pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.

Rafaela Sansão acrescenta que será publicado um material editorial contando a trajetória do projeto, incluindo um vídeo acessível em Libras, bem como um Guia para Implementação de Hortas Educadoras Acessíveis, para download gratuito.

Serviço:

Curso Territórios Educadores: Tecnologias Sociais e Ancestrais
Encontro: Economia solidária: por uma soberania alimentar nos territórios
Com CooperCentral Vale do Ribeira, Academia Carolinas e Instituto Kairós (SP)
Sábado, dia 22/7, 15h.
Local: Sala de Múltiplo Uso 3 – A partir de 18 anos.
Grátis. Vagas limitadas. Retirada de senhas 30 minutos antes na Central de Atendimento.
Acessível em Libras.

Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP
Encontro sobre Economia Solidária encerra curso que implantou hortas comunitárias acessíveis em Registro-SP


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem