Ave com suspeita de gripe aviária foi encontrada caída no chão ; perto do Pronto Socorro em Cananeia Ave com suspeita de gripe aviária foi encontrada caída no chão ; perto do Pronto Socorro em Cananeia
Siga nosso Canal no Whatsapp

Ave com suspeita de gripe aviária foi encontrada caída no chão ; perto do Pronto Socorro em Cananeia

Ave com suspeita de gripe aviária foi encontrada caída no chão ; perto do Pronto Socorro em Cananeia


A secretaria da Agricultura esteve essa tarde em Cananeia, para avaliar uma ave com suspeita de Influenza Aviária (H5N1) em uma ave conhecido como “Quero Quero” encontrada debilitada nesta terça-feira (13/06). 

O animal chegou a ser resgatado pela vigilância sanitária perto do pronto socorro na rua Biguá, com sintomas suspeitos da gripe. 

Com exame preliminar pela veterinária da secretaria da agricultura do Estado de São Paulo Dra. Ana Lígia, constatou que a ave não foi atropelada e não tinha ossos quebrados, o animal estava debilitado não andava e voava. Mas só poderá ser confirmado H5N1 após exame laboratorial feito em Campinas.

Se for confirmado gripe aviária esse será o primeiro caso de gripe aviária no Vale do Ribeira e de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal de Saúde, as medidas de prevenção já poderá ser instauradas na cidade, inclusive com a busca, identificação e monitoramento das pessoas que tiveram contato com a ave contaminada.

“A orientação é para que se evite tocar em aves doentes ou mortas. A pessoa que encontrar uma ave com indícios de desconforto respiratório, diarreia ou confusão neurológica deve acionar a Vigilância em Saúde pelo telefone, ou IPEC que atua na conservação costeira e marinha do município”, explicou o agente da secretaria da agricultura.

A transmissão da Influenza Aviária para humanos se dá pelo contato direto ou indireto com aves infectadas ou suas secreções e, até o momento, não há registro de transmissão da doença de pessoa para pessoa.

“Os sintomas da Influenza Aviária são parecidos com os da gripe comum e incluem dor de garganta e no corpo, febre, tosse e secreção nasal. 

A atenção se deve para evitar a evolução da doença para insuficiência respiratória e até falência múltipla dos órgãos. Em caso de surgimento dos sintomas gripais, a pessoa que teve contato com animal suspeito deve procurar por um serviço de saúde de urgência e informar a exposição”, ressaltou a veterinária, enfatizando ainda que entre as medidas de prevenção estão a vacinação contra a Influenza, disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida.

Foto: Portal Noticias de Cananéia

Ave com suspeita de gripe aviária foi encontrada caída no chão ; perto do Pronto Socorro em Cananeia
Ave com suspeita de gripe aviária foi encontrada caída no chão ; perto do Pronto Socorro em Cananeia


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem