Jovens da periferia de São Vicente realizam pesquisa de campo em favelas de Los Angeles e Nova Iorque Jovens da periferia de São Vicente realizam pesquisa de campo em favelas de Los Angeles e Nova Iorque 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Jovens da periferia de São Vicente realizam pesquisa de campo em favelas de Los Angeles e Nova Iorque

Jovens da periferia de São Vicente realizam pesquisa de campo em favelas de Los Angeles e Nova Iorque


Por meio de um intercâmbio em favelas de Los Angeles e Nova Iorque, nos Estados Unidos, os jovens Dener Marcos e Taynara Dias, do Instituto Família Chegados, da Vila Margarida, em São Vicente, conduzirão uma pesquisa de campo com o apoio da Be Earth Foundation (Fundação Seja Terra), uma organização intergovernamental que promove globalmente programas voltados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Com duração de três meses, o foco principal do intercâmbio é investigar as cadeias produtivas, links e oportunidades existentes entre a Cultura Hip Hop, Agroecologia e Economia Criativa nos guetos americanos, em específico em Crenshaw District, em Los Angeles, e Bronx, em Nova York.

Entre os locais estudados, estarão o Gangsta Gardener, um campo da Agroecologia que inspira os jovens pelo seu projeto, história e toda transformação social criada em sua quebrada em Los Angeles; o The Ron Finley Project, um sistema de engajamento comunitário a partir do visual, plantando legumes e verduras na rua, expandindo nossa visão e capacidade de inovação em torno da alimentação saudável; o Crenshaw District - South Central LA, idealizadores de uma incubadora para empreendedores a Social Vector 90 e a The Marathon Store, uma loja inovadora que possui um sistema disruptivo no meio da indústria fashion e musical. 

O objetivo da imersão é trazer para o Brasil referências que servirão como base para o Centro de Pesquisa que será implementado na sede do Instituto Chegados, localizado no México 70. No retorno ao Brasil, a dupla realizará um ciclo de palestras em escolas públicas do território vicentino, com o potencial de impacto direto de aproximadamente 1500 jovens. 

Para Taynara Dias, que atua como articuladora social do Instituto, viajar para os Estados Unidos para realizar a pesquisa será a realização de um sonho. “É uma forma de dizermos pro mundo que o jovem de quebrada com acesso à informação e oportunidades não tem limites”, comemora.

Para o empreendedor social e fundador do Instituto, Dener Marcos, o intercâmbio será o primeiro passo para uma série de transformações que pretende promover. “Quando os jovens de favela souberem que é possível criar sua própria universidade, seu ecossistema educacional e econômico, o jogo vai mudar. Essa é a nossa primeira fase de pesquisa e fortalecimento do sistema Multiquebradal, onde criamos pontes entre periferias do Brasil e dos Estados Unidos, por meio da Universidade de Rua (UNIRUA)”, explica.


O INSTITUTO CHEGADOS

O Instituto Chegados nasceu em 2015, em São Vicente e, desde então, trabalha frentes culturais como o Sarau Diz’Quina, a Biblioteca Comunitária, os cursos de Inglês ‘’Meeting e Língua dos Sonhos’’, o curso de Moda e Empoderamento feminino ‘’Favela Fashion Dique’’, o Bibliobank, espécie de banco comunitário gerido na base da confiança, a Universidade de Rua - Unir para Ver Cidade e Rua (’UNIRUA’), que se utiliza dos nove elementos do Hip Hop, da Agroecologia e do Turismo de Base Comunitária para a formação de jovens, criação e  promoção de conhecimento, troca de experiências e vivências, além de trabalhar a  importância do Hip-Hop e da economia criativa para o desenvolvimento local de territórios vulnerabilizados.

Jovens da periferia de São Vicente realizam pesquisa de campo em favelas de Los Angeles e Nova Iorque
Jovens da periferia de São Vicente realizam pesquisa de campo em favelas de Los Angeles e Nova Iorque


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem