Mulheres Plurais no Sesc Registro-SP - 3 edição do projeto dialoga sobre Direitos Humanos
Programação diversificada inclui ações de formação com educadores e estudantes, show inédito, roda de poemas, bate-papo, sarau feminino e oficinas
Março é mês de celebrar, fortalecer e dialogar com Mulheres Plurais no Sesc Registro-SP.
O projeto “Conversando sobre a Diversidade: Mulheres Plurais” chega à terceira edição convidando o público do Vale do Ribeira a participar de uma programação especial que inclui diferentes linguagens artísticas e formativas, como encontros e palestras para professores e estudantes, show inédito com compositoras e cantoras da região, roda de poemas, sarau feminino e bate-papo com escritoras e ativistas de destaque nacional, além de contação de histórias, vivências e oficinas.
“O projeto propõe discutir sobre a diversidade das mulheres na sociedade contemporânea, a pluralidade de corpos, existências e vivências, e também refletir sobre os estereótipos e preconceitos impostos às mulheres e que levam, consequentemente, a diversos tipos de violência contra a mulher, atingindo diferentes faixas etárias e em diversos âmbitos, desde o núcleo familiar até os ambientes sociais e profissionais”, explica a agente de educação ambiental do Sesc Registro-SP, Ariane Carvalho, que coordena o projeto.
A cada ano, o Mulheres Plurais busca aprofundar o diálogo sobre temas que envolvem as mulheres.
Na primeira edição, discutiu-se sobre “o ser mulher” diverso e plural, desconstruindo padrões estéticos e sociais. Na segunda, esteve em pauta “o lugar de mulher”, em que se debateu os desafios enfrentados por mulheres que acessam e ocupam espaços profissionais considerados como “masculinos”.
Nesta edição, o tema em destaque é Direitos Humanos, com a participação de mulheres que são referência no assunto, não apenas no âmbito profissional ou de ativismo, mas que vivenciam questões relacionadas aos direitos das mulheres.
Para a coordenadora do projeto, trabalhar essa temática é fundamental tendo em vista a urgência de se buscar construir espaços de convivência mútua, em que sejam respeitadas as diversidades, as pluralidades e a forma de ser, pensar e existir de cada pessoa.
“De forma horizontal e dentro do princípio da equidade, a proposta do projeto com suas diversas atividades é provocar reflexões sobre a necessidade das pessoas conseguirem dialogar a partir de suas diferenças e conviverem de forma harmônica”.
Encontros com professores e estudantes
A programação especial do Mulheres Plurais começa dia 08/03 e segue até o final de março. Entre os destaques desta edição estão as ações formativas com professoras e professores do ensino básico. No dia 14 de março, o Sesc Registro realiza os encontros “Direitos Humanos e Igualdade de Gênero para crianças e adolescentes”, em dois horários e com duas propostas de palestras.
“Por que educar crianças e adolescentes sobre igualdade de gênero?” é o tema da primeira palestra do dia 14/03 ministrada por Jéssica Santos e que será realizada no período da manhã, no Sesc Registro-SP.
Já na parte da tarde o encontro discutirá “Como educar para um futuro livre de discriminações a partir da literatura?”, com a palestrante Denízia Cruz.
Os encontros buscam desmistificar o significado de igualdade de gênero, demonstrar as vantagens de se educar sobre igualdade de gênero nas escolas, mostrar a relação entre literatura e desenvolvimento de pensamento crítico, apresentar o conceito de direito à literatura como um direito humano, e mostrar como a empatia é conceito chave para alcançar uma educação livre de discriminação.
Também será compartilhada a experiência do Instituto Aurora com o “Biblioteca Mais Plural”, um projeto de Educação em Direitos Humanos que promove o respeito às diferenças por meio da literatura.
A participação nos encontros é gratuita e voltada a educadores de toda região, mas demais pessoas interessadas no tema também podem participar. As vagas são limitadas. É preciso se inscrever por meio do link: https://bit.ly/MulheresPlurais2023
No dia 15/03, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Registro-SP) acontece outra ação de formação do Mulheres Plurais, desta vez voltada a professores e estudantes da instituição.
Com o tema “Bullying: será que é também uma violação de direitos humanos?”, o encontro vai construir junto com os participantes os conceitos de bullying e direitos humanos, além de apresentar Direitos Humanos como um conceito alinhado à prática escolar.
Também serão exemplificadas práticas de bullying que revelam discriminações contra gênero. A palestra será ministrada por Michele Bravos e Ana Carolina Greco, do Instituto Aurora.
Show Mulheres do Fim do Mundo, Bate-Papo e Roda de Poemas
O cenário musical do Vale do Ribeira tem forte presença feminina e o show Mulheres do Fim do Mundo vai mostrar essa representatividade cultural. Com um espetáculo criado especialmente para o projeto Mulheres Plurais, as cantoras e compositoras Bruna Rosa, Camila Salustiana, Elaine Moura e convidadas fazem um tributo a Elza Soares, Rita Lee, Bia Ferreira, Mulamba e Marília Mendonça, além de apresentarem algumas canções autorais.
O show é gratuito e será realizado no dia 17/03, às 20h, com tradução em Libras.
No dia 18/03 acontece o bate-papo Mulheres Plurais e os Direitos Humanos, com o objetivo de debater, de forma transversal e interseccional, os direitos das mulheres, seus avanços e retrocessos.
O encontro terá a participação da psicóloga e pessoa com deficiência física Shirley Menezes, a escritora indígena Eliane Potiguara e a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) Keila Simpson.
A mediação do debate será feita por Luciana Ribas, doutora em Direitos Humanos (USP) e que atua na coordenadoria de extensões da FGV/Direito (SP). Com início às 14h, na Área de Convivência, a atividade terá tradução em Libras.
Também no dia 18/03, às 17h, acontece a Roda de Poemas, com a participação de poetas do Vale do Ribeira, apresentação do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca e mediação das escritoras negras Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves, ambas de São Paulo. A atração é gratuita e também terá tradução em Libras.
Oficinas Curvas livres e Manas da Obra
Como parte das ações complementares do projeto Mulheres Plurais, o Sesc Registro realiza de 08 a 29 de março (às quartas-feiras) a oficina Curvas Livres, com a designer gráfica e ilustradora Thais Pinheiro.
Os participantes vão desenvolver ilustrações digitais, a partir do olhar sobre seu próprio corpo, entendendo as curvas, texturas e diversidades como forma de expressão e arte.
As vagas são limitadas e as senhas devem ser retiradas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência. Atenção para o horário: 17h às 19h, no Espaço de Tecnologia e Artes.
O último final de semana de março traz mais programação complementar do Mulheres Plurais. Nos dias 25 e 26/03 (sábado e domingo), acontecem atividades exclusivas para mulheres: são as oficinas Manas da obra: Manutenção Residencial (Elétrica e Hidráulica), com a instrutora Mariana Pavan, do AgilizaLab, coletivo que ensina, na prática, como fazer pequenos reparos em casa, com autonomia e segurança. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.
A oficina de Manutenção Elétrica será realizada das 10h às 13h, no sábado e domingo. Já a oficina de Manutenção Hidráulica acontece no período das 14h às 17h, também no sábado e domingo.
Ainda no último domingo do mês (dia 26/03) rola mais uma intervenção cultural com o Sarau Feminino: Empodere-se Mulher!, contando com a participação de 14 jovens mulheres do Vale do Ribeira que vão se apresentar em diversas linguagens artísticas, entre elas teatro, música, poesia e dança. A atração começa às 16h, na Área de Convivência.
Acompanhe a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Serviço:
Sesc Registro-SP - Projeto Mulheres Plurais
Destaques da Programação
Encontro com professoras/educadores e demais interessados
Por que educar crianças e adolescentes sobre igualdade de gênero?
Com Jéssica Santos
Dia 14, terça, 9h30
Local: Sesc Registro
Inscrições antecipadas em: https://bit.ly/MulheresPlurais2023
Encontro com professoras/educadores e demais interessados
Como educar para um futuro livre de discriminações a partir da literatura?
Com Denízia Cruz
Dia 14, terça, 15h
Local: Sesc Registro-SP
Inscrições antecipadas em: https://bit.ly/MulheresPlurais2023
Encontro com professores e estudantes do Instituto Federal/SP-Registro
Bullying: será que é também uma violação de direitos humanos?
Com Michele Bravos e Ana Carolina Greco
Dia 15, quarta, 19h
Local: IFSP-Campus Registro-SP
Show
Mulheres do Fim do Mundo
Com Bruna Rosa, Camila Salustiana, Elaine Moura e convidadas
Dia 17, sexta, 20h
Área de Convivência
A partir de 14 anos – Tradução em Libras
Bate-papo
Mulheres Plurais e os Direitos Humanos
Com Shirley Menezes, Eliane Potiguara e Keila Simpon. Mediação de Luciana Ribas.
Dia 18, sábado, 14h
Área de Convivência
A partir de 14 anos - Tradução em Libras
Intervenção
Roda de Poemas
Com Poetas do Vale do Ribeira, apresentação do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca e Mediação de Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves
Dia 18, sábado, 17h
Marquise
Livre – Tradução em Libras
Mais informações:
https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
https://www.facebook.com/sescregistro/
https://www.instagram.com/sescregistro/
https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP
Mulheres Plurais no Sesc Registro-SP - 3 edição do projeto dialoga sobre Direitos Humanos |