Em gesto de solidariedade, família doa órgãos de vítima de grave acidente na BR 116 Em gesto de solidariedade, família doa órgãos de vítima de grave acidente na BR 116
Siga nosso Canal no Whatsapp

Em gesto de solidariedade, família doa órgãos de vítima de grave acidente na BR 116

Em gesto de solidariedade, família doa órgãos de vítima de grave acidente na BR 116


Foram captados pulmões, fígado, rins, pâncreas e córneas que seguiram para pacientes que aguardam na fila de transplantes. Paciente foi homenageada pelas equipes do HRLB/CONSAÚDE


A Comissão Intra-hospitalar de Transplante (CIHT) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) realizou a captação de órgãos da técnica de enfermagem de 25 anos Bianca, vítima de um acidente em que houve o tombamento de ônibus na madrugada do dia 17 de março, na Rodovia Régis Bittencourt. 

Ela estava internada na UTI do HRLB em estado grave e sofreu morte encefálica. A captação ocorreu na manhã desta segunda-feira (20). Em um gesto de amor ao próximo, a família da jovem autorizou a doação. Foram captados pulmões, fígado, rins, pâncreas e córneas.

Por este gesto de amor e humanidade, as equipes do HRLB/CONSAÚDE fizeram uma homenagem à jovem Bianca. Nos corredores do Hospital, em atitude de respeito e gratidão, os profissionais, em silêncio, acompanharam a passagem da maca da paciente no momento em que ela seguia para a captação.

Participaram diretamente dos procedimentos para a captação o diretor-técnico do HRLB Dr. Fredy Paredes; a equipe da UTI composta pelo médico-intensivista Dr. Gregue Marques e o neurocirurgião Dr. Alexandre Negrão; o anestesista Rafael Celi; as equipes do CIHT vinculada a OPO (Organização de Procura de Órgão), a coordenadora da UTI enfermeira Janda Pereira de Araujo, o coordenador do centro cirúrgico enfermeiro Richard Albert Schwangart, o supervisor noturno enfermeiro André Arcari e o diretor de enfermagem do HRLB, enfermeiro Denis Lima.

A equipe do HRLB/CONSAÚDE realizou dois testes clínicos e teste de apneia na paciente. O exame de imagem que constata a morte encefálica foi realizado por um médico credenciado pela Central Estadual de Transplantes. 

Todos os exames confirmaram o quadro de morte encefálica para que a doação fosse possível. Equipes do Hospital das Clínicas e do Albert Einstein estiveram no HRLB/CONSAÚDE para a retirada dos órgãos.

Logo após a captação, parte da equipe técnica partiu em um helicóptero Águia da Polícia Militar para levar os pulmões para o Albert Einstein. 

Os demais órgãos seguiram por via terrestre, com destino a diversos Hospitais do Estado de São Paulo onde há pacientes na fila de espera dos transplantes. 

O fígado seguiu para o Hospital de Botucatu; pâncreas e rim esquerdo para o Hospital do Rim; rim direito para Hospital das Clínicas e córneas seguiram para o Banco de Olhos de São Paulo. Vidas foram salvas.


Sobre a CIHT



A CIHT do HRLB/CONSAÚDE é vinculada a OPO (Organização de Procura de Órgão) do Hospital das Clínicas de São Paulo. A Comissão do HRLB foi constituída e aprovada pela Portaria nº 002/2012, de 29 de fevereiro de 2012. 

O Hospital foi incluído no Programa Paulista de Apoio às Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, programa do qual fazem parte hospitais que, em 2013, notificaram maior número de mortes encefálicas no Estado de São Paulo.

A anuência dos familiares é fundamental no processo de captação e doação dos órgãos e a conscientização das pessoas sobre a importância da doação é necessária. São muitas as pessoas que estão na fila de transplante. 

Por isto é tão importante a conscientização sobre a doação de órgãos, que salva muitas vidas.

Em gesto de solidariedade, família doa órgãos de vítima de grave acidente na BR 116
Em gesto de solidariedade, família doa órgãos de vítima de grave acidente na BR 116



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem