Sesc Registro-SP finaliza projeto KKKK 100 anos de histórias Sesc Registro-SP finaliza projeto KKKK 100 anos de histórias
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sesc Registro-SP finaliza projeto KKKK 100 anos de histórias

Produções audiovisuais e conteúdos editoriais produzidos ao longo dos últimos seis meses pelo projeto podem ser acessados no site institucional, no canal do YouTube e nas redes sociais do Sesc Registro-SP.

Com uma programação diversificada que começou no mês de julho e contemplou atividades artísticas, culturais, educativas, vivências, oficinas, bate-papos, espetáculos, além de webséries e outras ações online, o Sesc Registro finalizou em dezembro de 2022 o projeto “KKKK: 100 anos de histórias”, iniciativa que celebrou o centenário do prédio onde a unidade está instalada em Registro-SP.

Construído em 1922 pela Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK) – companhia responsável por apoiar os colonos japoneses que chegavam ao Vale do Ribeira no início do século passado – o conjunto arquitetônico é um dos principais símbolos do período da imigração japonesa na região. Inicialmente, o complexo de edifícios abrigou o maior engenho de beneficiamento de arroz da América Latina, além de armazéns e escritórios comerciais e administrativos; depois passou por outras funções e ocupações, sofreu períodos de abandono e deterioração, foi tombado como patrimônio histórico, restaurado e, desde 2016, abriga o Sesc Registro-SP.

A programação realizada nos últimos seis meses pelo projeto propiciou ao público do Vale do Ribeira diversas oportunidades, entre elas: conhecer mais sobre a história do prédio e sua importância cultural, social e patrimonial, apreciar a beleza arquitetônica do conjunto de edifícios, e partilhar histórias vividas e memórias referentes ao espaço centenário e suas relações com o rio Ribeira de Iguape e com as comunidades que habitam o território.

Por meio de diferentes linguagens e formatos, as atividades tiveram como foco três aspectos: a arquitetura e elementos construtivos do conjunto KKKK; a relação do prédio com a cultura do arroz - componente histórico e simbólico para a região e que está na base da construção do prédio; e a conexão com o rio Ribeira de Iguape e sua estreita relação com a história do Vale do Ribeira.

A gerente do Sesc Registro-SP, Débora Rodrigues Teixeira, comenta que foi gratificante ver a participação e o envolvimento das pessoas, comunidades e instituições com as atividades desenvolvidas. “Foi emocionante ver a relação – amorosa – que as pessoas têm com o prédio. Ver que a programação, em geral, e algumas ações, em especial, mexeram com as pessoas e provocaram nelas uma nova forma de olhar para o prédio: o olhar de pertencimento”, ressalta.


Para a gerente, o objetivo da celebração foi alcançado. “O projeto provocou reflexões sobre a importância do prédio, não somente por ter completado 100 anos, mas por ter feito parte da vida das pessoas, da cidade e da região, e pelo encantamento que provocou no público com a (re)descoberta do espaço como um lugar que lhe pertence, um espaço que é patrimônio do Vale do Ribeira”. Além disso, ela ressalta que o projeto evidenciou ao público da região como o Sesc olha para o patrimônio, a importância que a instituição confere às questões histórico-culturais regionais e ao significado histórico e simbólico do prédio. {alertInfo}



Débora Rodrigues Teixeira afirma que a celebração do centenário aproximou ainda mais o Sesc das instituições e comunidades regionais, fortalecendo o vínculo da unidade com o Vale do Ribeira. “Nosso trabalho tem como premissa o diálogo com todo o território, e a programação dos 100 anos foi um capítulo significativo para aprofundar esse diálogo”. Ela acrescenta que o centenário foi o momento de consolidar parcerias, promover encontros entre diferentes segmentos sociais no espaço histórico e de entrelaçar fazeres e saberes tradicionais diversos. “Em cada atividade pudemos mostrar nossa atuação e nosso esforço em salvaguardar as memórias coletivas aqui celebradas”, reforça a gerente.


A última atividade realizada pelo projeto foi o lançamento dos cartões-postais com fotografias de Miguel Chikaoka, renomado fotógrafo e educador brasileiro, que é natural de Registro-SP, está radicado em Belém do Pará e voltou à terra natal especialmente para produzir o ensaio fotográfico. O trabalho compõe a série Paisagens Postais que, para além do prédio centenário, traz uma mostra da diversidade natural, social e cultural do Vale do Ribeira.


O convite agora é para que o público do Vale do Ribeira continue participando da programação que será desenvolvida daqui para frente no Sesc Registro-SP e construindo as novas histórias que o espaço guardará pelos próximos 100 anos.



Acervo online do projeto




O projeto “KKKK: 100 anos de histórias” se encerra, mas permanecem disponíveis diversos materiais audiovisuais produzidos pelo Sesc Registro e que revelam memórias que atravessaram o espaço no último século. O acervo pode ser acessado no site institucional, no canal do YouTube e nas redes sociais do Sesc Registro, podendo também ser utilizado por instituições interessadas em relembrar, valorizar e difundir as histórias referentes ao conjunto arquitetônico e suas relações com o rio Ribeira de Iguape, o território do Vale do Ribeira e seus diferentes povos.



Entre os materiais produzidos no período, destaque para:




Um prédio centenário e seus lugares de memórias

Texto introdutório sobre o projeto e memórias que o prédio centenário carrega e sua importância para comunidades da região.

Link: https://bit.ly/kkkk100anos



#Que história é essa?

Série revela lembranças, curiosidades, acontecimentos e memórias afetivas relacionadas ao prédio centenário e suas relações com o rio Ribeira e o território, relatadas por pessoas e famílias da região.

Link para a playlist: https://bit.ly/espieso



Histórias Míticas do Vale do Ribeira

Publicações trazem crônicas, contos e causos populares que povoam o universo da cultura tradicional do Vale do Ribeira. De autoria do historiador Roberto Fortes e da escritora Mih Chilena, os textos são ilustrados pelo artista Sávio Soares.



Link geral para as histórias (acesse em Conteúdo Editorial): https://www.sescsp.org.br/registro

Links para cada história publicada:
https://www.sescsp.org.br/ovnis-iporanga/

https://www.sescsp.org.br/a-cobra-do-crucifixo/

https://www.sescsp.org.br/o-poco/

https://www.sescsp.org.br/a-bananeira-magica/

https://www.sescsp.org.br/socorre-xiririca/

https://www.sescsp.org.br/maruja/

https://www.sescsp.org.br/bom-jesus-de-iguape/

https://www.sescsp.org.br/adelia-victoria/

https://www.sescsp.org.br/os-fantasmas-de-itagua/

https://www.sescsp.org.br/o-naufragio-do-vapor-conde-d-aquila/

https://www.sescsp.org.br/o-monstro-de-cananeia/

https://www.sescsp.org.br/a-sereia-da-jureia/


Acervo Márcio Shimamoto
Márcio Shimamoto

Acervo Márcio Shimamoto
Márcio Shimamoto

Acervo Wagner Assanuma
 Acervo Wagner Assanuma

Arquivo Condephaat/livro O Conjunto KKKK-Takano Editora
 Arquivo Condephaat/livro O Conjunto KKKK-Takano Editora









Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem