Sebrae-SP investe mais de 741 mil em micro e pequenas empresas do agronegócio do Vale do Ribeira Sebrae-SP investe mais de 741 mil em micro e pequenas empresas do agronegócio do Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sebrae-SP investe mais de 741 mil em micro e pequenas empresas do agronegócio do Vale do Ribeira

Em 2022 foram 60 cursos e 746 pequenos produtores rurais capacitados; para 2023 já estão abertas as inscrições gratuitas para o novo ciclo do programa ALI Rural

Com o objetivo de capacitar os micro e pequenos negócios do agro do Vale do Ribeira, o Sebrae-SP investiu em 2022 mais de R$ 741 mil em 60 cursos no segmento, contemplando 746 produtores e produtoras rurais da região. Todo esse trabalho só foi possível por conta da atuação de importantes fornecedores e parceiros, como os Sindicatos Rurais do Vale do Ribeira, Juquiá, Miracatu, Iguape e instrutores do Senar.


Entre os cursos realizados, se destacam temas como bovinocultura e bubalinocultura de leite, turismo rural, agroindústria, agregação e comercialização, horticultura e fruticultura, piscicultura, liderança, artesanato, culinária regional do Vale do Ribeira, café, workshops de apicultura, piscicultura, pupunha, bubalinocultura de leite, banana e plantas ornamentais, além da realização da Feira do Produtor.


"Estamos muito felizes com os resultados de 2022 e animados para trabalhar ainda mais pelo agronegócio do Vale do Ribeira em 2023. Queremos seguir capacitando os pequenos produtores a fim de que se tornem cada vez mais competitivos no mercado, gerem emprego, renda e levem o nome da nossa região para todo o Brasil", comemora o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Nogueira.


Inscrições abertas



Para 2023, o Sebrae-SP já está com inscrições abertas para o novo ciclo do programa ALI Rural, que tem previsão de início para mês de abril no Vale do Ribeira. A capacitação é voltada para produtores rurais que possuem DAP, CNPJ Rural ou inscrição estadual, 100% gratuita, totalmente subsidiada pelo Sebrae-SP.


O programa oferece um acompanhamento de oito meses, com reuniões a cada 20 dias na propriedade rural, resultando em cerca de 10 encontros durante a jornada. O foco do ALI Rural está no aumento de faturamento e na inovação para auxiliar as propriedades rurais que encontram dificuldades em ampliar suas participações no mercado.


A metodologia consiste em um diagnóstico inicial realizado por agentes especialistas em agronegócios para que sejam trabalhadas cinco vertentes fundamentais: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas.


No primeiro ciclo do programa, 43 produtores e produtoras foram atendidos. Todos relataram melhorias na gestão, tais como 51,1% de aumento em controles gerenciais; 13,7% de aumento em melhorias dos processos produtivos; 45,5% de aumento em marketing e vendas; 46,5% de aumento em redução de custos; e 44,6% de aumento em novos produtos.


“A força e dimensão do agro são incontestáveis. O ALI Rural vem para atender os pequenos negócios do campo que tanto anseiam por inovação. A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções que vão auxiliar os produtores rurais no dia a dia da gestão. Nosso objetivo é fazer com que as propriedades rurais possam melhorar as vendas, reduzir custos e otimizar a produção”, destaca Nogueira. {alertInfo}



As inscrições para a primeira turma do ALI Rural em 2023 podem ser feitas pelo link https://bit.ly/AliRural_ValedoRibeira_2023. Mais informações pelo telefone (13) 3828-5060, opção 4.


Sebrae-SP investe mais de 741 mil em micro e pequenas empresas do agronegócio do Vale do Ribeira
GettyImages-620964879





Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem