Cafeicultora de Barra do Turvo vence concurso estadual de qualidade do café Cafeicultora de Barra do Turvo vence concurso estadual de qualidade do café
Siga nosso Canal no Whatsapp

Cafeicultora de Barra do Turvo vence concurso estadual de qualidade do café

Maria Antônia Aparecida de Luca foi premiada no dia 20 pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Concorrendo com 174 produtores de café do Estado de São Paulo, a cafeicultora Maria Antônia Aparecida de Luca, conhecida como “Cota”, venceu no dia 20 o 21º Concurso de Qualidade do Café, realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A produtora de Barra do Turvo foi premiada em primeiro lugar na categoria Coffea arabica convencional preparada por via úmida.

Conhecida como a terra das bebidas, do leite de búfala, da erva mate e, claro, do café, Barra do Turvo realizou em 2022 um Plano de Desenvolvimento Local (PDL) em parceria com o Sebrae-SP. Entre as diversas ações do projeto para o desenvolvimento do município, estavam o Programa Vocacional de Café e soluções tecnológicas Sebraetec e Inova Senar, que a produtora participou.

“Essa foi uma grande conquista, pois melhorou a alta estima de todos os agricultores envolvidos no projeto municipal. Superamos regiões tradicionais na produção de café e rompemos um paradigma de que regiões de baixa altitude não podem ter café de qualidade. Hoje colocamos o Vale do Ribeira como a nova fronteira de cafés especiais do Estado de São Paulo”, comemora a produtora.  {alertInfo}

A vencedora destaca, ainda, a parceria que teve em Barra do Turvo para alcançar esse resultado. “Devo compartilhar essa conquista com inúmeros parceiros que foram indispensáveis para chegar neste momento. Desde o prefeito Dr. Jefferson Martins, passando pelo secretário João Barroca, o engenheiro agrônomo Mario Cavallari Neto e, claro, o Sebrae-SP, na figura do consultor Anderson Lima que nos ajudou com questões de gestão da propriedade e logística para a comercialização. Me tornei uma produtora mais atenta às demandas de mercado e padrões de qualidade necessários. Por conta disso, hoje nos sentimos empresários rurais e não apenas agricultores familiares”, destaca.

"Barra do Turvo possui cerca de 30 cafeicultores familiares que cultivam o café para o Vale do Ribeira. A premiação rompeu os limites geográficos e elevou o patamar do município, o que vai auxiliar na sequência do desenvolvimento econômico da cidade, com geração de novos empregos e renda", comemora o consultor de negócios do Sebrae-SP, Anderson Lima.

O município de Barra do Turvo representou o Vale do Ribeira com um stand na Feira do Empreendedor 2022 expondo o potencial turístico da região, inclusive servindo o café local. O Sebrae-SP, cada vez mais próximo dos munícipes, inaugurou uma unidade do Sebrae Aqui na cidade em 2022 em parceria com a Prefeitura Municipal. Para o próximo ano, o PDL vai continuar com diversas ações para quem já empreende ou pensa em abrir um negócio.

Cafeicultora de Barra do Turvo vence concurso estadual de qualidade do café
Cafeicultora de Barra do Turvo vence concurso estadual de qualidade do café


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem