Audiotour no Sesc Registro-SP - uma viagem por histórias em um espaço centenário Audiotour no Sesc Registro-SP - uma viagem por histórias em um espaço centenário 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Audiotour no Sesc Registro-SP - uma viagem por histórias em um espaço centenário

Enquanto faz uma caminhada por diferentes lugares do Sesc e arredores, participante da atividade é envolvido em uma narrativa ficcional relacionada ao prédio do KKKK e ao Vale do Ribeira.

Desde que estreou em novembro, o Audiotour Ficcional “Grãos de História” tem atraído a atenção de pessoas que visitam ou frequentam o Sesc Registro. A atividade faz parte da programação especial do projeto “KKKK: 100 anos de histórias”, que celebra o centenário do prédio onde a unidade está instalada. Implantado em 1922 pela Companhia de Desenvolvimento Ultramarina (de cujo nome em japonês deriva a sigla KKKK), o edifício deu suporte à colonização japonesa no Vale do Ribeira. As comemorações do centenário iniciaram em julho e se encerram no final de dezembro.

“O audiotour é uma experiência enriquecedora e inspiradora, ampliou meu olhar sobre o espaço físico e os detalhes estruturais do conjunto arquitetônico, além de me conduzir no imaginário entre o que era e o que é hoje esse espaço. É uma viagem pelas histórias do lugar e da região”, afirmou a turismóloga, guia de turismo e docente do Senac Registro, Isabela de Almeida Prado. “Fiquei emocionada e chorei. A experiência me fez mergulhar na história, me marcou muito”, disse Joice Takahashi, secretária do convênio Cidades-Irmãs do Bunkyo de Registro. “Amei cada detalhe. Parecia que estava vivenciando aqueles momentos, voltando para o passado, e que tudo o que nos cercava fosse algo tão familiar”, ressaltou Yukie Lúcia Onishi, recepcionista do Memorial da Imigração Japonesa de Registro-SP.

O audiotour é um guia sonoro que conta uma história de ficção enquanto o participante é conduzido em uma caminhada por vários espaços do Sesc Registro e suas imediações. Com um fone de ouvido, celular ou aparelho de MP3, a pessoa recebe indicações sobre o que fazer, para onde ir e o que observar enquanto caminha. Em “Grãos de História” é narrada a trajetória de uma mulher que retorna a Registro, sua cidade natal, para participar de um evento e encontrar-se com um amigo. Mas algo acontece e ela deixa uma gravação revelando ao amigo o que ocorreu. O participante do audiotour descobre o que aconteceu com a protagonista ao seguir as indicações da gravação.

Para a professora do Senac, que acompanhou um grupo de alunos do curso técnico de guia de turismo na atividade, o formato do audiotour atrai porque conta a história de um jeito bem diferente. “Quem participa faz parte do cenário, é induzido a ir aos lugares, a sentir, a observar, a ouvir, a interagir, e tudo isso junto é muito interessante. Todos fomos surpreendidos de forma positiva pelo modo como a história nos envolveu”. Outro aspecto citado pela docente é a riqueza de detalhes com que todo o circuito foi pensado, incluindo a escolha dos lugares e suas relações com a história do KKKK e da própria região. “A atividade nos leva a observar os mínimos detalhes e a fazer as conexões entre espaços, histórias, passado e presente”, afirmou Isabela Prado.

Por conta da relação do local com a colônia japonesa na região, Joice Takahashi comentou sobre o vínculo afetivo que possui com o prédio do KKKK e a intensidade com que vivenciou a experiência do audiotour. “Eu me teletransportei, me imaginei naquela época, fiquei reproduzindo as imagens na minha cabeça, ouvindo os sons, e parecia que estava vivendo naquele tempo”. Ela ressaltou que a atividade não conta somente histórias relacionadas ao prédio e à imigração japonesa, mas também destaca os diversos povos e culturas que formam o Vale do Ribeira. “A gente não pode dar spoiler porque há surpresas no caminho. Então recomendo, simplesmente: vá participar”.

A professora Isabela Prado disse que a atividade provocou no grupo de alunos do Senac uma reflexão sobre como planejar suas atividades turísticas, pensando em todo o circuito histórico de Registro. “Há muitas ideias que podem ser exploradas para conectar histórias, gerar curiosidade, encantamento e se tornar uma atividade inesquecível para os turistas da cidade. Tenho certeza que muitos desdobramentos podem surgir e trazer outros circuitos sobre turismo, história e cultura”, destacou.

Ao concluíram o percurso, os alunos de turismo trocaram impressões e ideias com a gerente do Sesc Registro, Débora Rodrigues Teixeira, durante um breve bate-papo que realizaram na escadaria que dá acesso à unidade. A escadaria é um dos pontos de visitação do roteiro e que, recentemente, recebeu uma pintura comemorativa ao centenário do prédio, denominada Atemporal.


Sobre o Audiotour


O Audiotour Ficcional “Grãos de História” é uma co-produção da BiNeural Monokultur e Difusa Fronteira, com direção e roteiro de Ariel Dávila e Christina Ruf. A produção geral é de Nina de Souza e Felipe França Gonzalez. A história é narrada pela atriz Manuela Afonso com participação de Thomas Huszer. O desenho de som e a música original são de Guillermo Ceballos, com participação do músico do Vale do Ribeira Antônio de Lara Mendes em uma canção. O haikai citado na história é de Matsuo Bashô.

A atividade é gratuita e recomendada para pessoas acima de 12 anos. Para participar é necessário apresentar documento pessoal com foto na Central de Atendimento do Sesc Registro para retirada do kit do audiotour (aparelho de MP3, fone de ouvido e pochete). As saídas são individuais e a duração do passeio é de aproximadamente 40 minutos. Há recursos de acessibilidade (legendas e intérprete de Libras). Atenção para os horários: terça a sexta-feira das 13h30 às 20h30. Sábados, domingos e feriados: das 10h30 às 17h30.

Contato para agendamento de grupos: (13) 3828-4950.


Serviço:

Sesc Registro-SP – Programação
KKKK: 100 Anos de histórias

Audiotour “Grãos de História”

Com BiNeural-Monokultur e Difusa Fronteira

Terças a sextas: das 13h30 às 20h30

Sábados, domingos e feriados: das 10h30 às 17h30

Saídas individuais / Duração: 40 min

Com legendas e intérprete de Libras

Agendamento de grupos na Central de Atendimento

Contato: (13) 3828-4950.



Mais informações:




https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP

Audiotour no Sesc Registro-SP - uma viagem por histórias em um espaço centenário
Audiotour no Sesc Registro-SP - uma viagem por histórias em um espaço centenário






Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem