Na manhã dessa terça-feira (29/11), o escritor e músico Selmo Mimo de Oliveira, foi convidado para fazer uma palestra num Evento Cultural, sobre seu segundo livro “Memórias Registrenses - a história de um povo pioneiro“ na Escola Hiroshi Sakano, no Bairro do Jurumirim em Registro-SP.
O convite foi feito pela Diretora, a Professora Perceli Gomes e pelo Professor Renato de Oliveira. Antes da palestra, Mimo dedicou livros aos Professores na sala de reuniões.
Já com todos os alunos e Professores reunidos no pátio, foi comentado sobre o “Registro antigo” quando ainda era um vilarejo, antes da chegada dos imigrantes japoneses em 1913, no Vapor Vicente de Carvalho.
Mimo também fez questão de falar do Projetista e Administrador das obras do KKKK em 1920, o Engenheiro Espanhol José Fernandez Demaret, seu avô.
Foi falado sobre o Fiscal do Ouro, o Sr. Antônio Luciano Marques Alves, pai do Sr. Lúcio Marques e Joaquim Marques Alves que ficavam de plantão no “Morro do Espia” fiscalizando, para impedirem os “piratas” que tentavam atravessar sem passarem pela fiscalização.
Após a palestra sobre as várias curiosidades sobre o Município de Registro-SP e sua Colonização, houve uma apresentação musical com seu irmão Sesary na harpa e Mimo ao violão, onde apresentaram três músicas Natalinas e uma popular.
No final, Mimo agradeceu a Diretora Perceli e o Professor Renato, pelo convite para a participação nesse Evento Cultural.