Fim de semana no Sesc Registro-SP tem dança de roda com Jongo e Sambada de Coco Fim de semana no Sesc Registro-SP tem dança de roda com Jongo e Sambada de Coco
Siga nosso Canal no Whatsapp

Fim de semana no Sesc Registro-SP tem dança de roda com Jongo e Sambada de Coco

Espetáculos acontecem sábado e domingo (dias 6 e 7) e mostram os tambores, os ritmos e as cantigas das raízes culturais afro-brasileiras.

O primeiro fim de semana de agosto chega com os ritmos do Jongo e do Coco de Roda tomando conta do Sesc Registro-SP com seus tambores, cantigas, danças de roda e celebração das tradições culturais afro-brasileiras, apresentados pela Comunidade Jongo da Tiduca, de Cananéia. Os espetáculos integram a programação especial que o Sesc Registro-SP realiza em comemoração aos 100 anos de histórias e memórias vinculadas ao território do Vale do Ribeira e ao prédio do KKKK (sigla do nome em japonês da Companhia Ultramarina de Desenvolvimento), onde a unidade está instalada desde 2016.

No sábado (dia 6), às 17h, o público será convidado a entrar no ritmo envolvente do Jongo, dança de roda de matriz africana que se desenvolve ao som de tambores (Tambú e Candongueiro) e que representa uma das maiores contribuições dos negros à nossa cultura. Encontrado principalmente na região Sudeste e considerado um elemento de identidade e resistência cultural para várias comunidades, o Jongo é registrado como patrimônio imaterial brasileiro desde 2005.

A Comunidade Jongo Tiduca, criada em 2015 no quilombo urbano do Rocio, em Cananéia, é reconhecida como comunidade Jongueira e faz parte da Rede de Jongueiros do estado de São Paulo. Integrando a Associação Cultural Tiduca, o grupo trabalha com a resistência e o resgate das heranças culturais africanas, respeitando as origens ancestrais do Jongo e buscando fazê-lo conforme eram feitas as rodas de antigamente.

Já no domingo (dia 7), às 17h, a Comunidade Jongo Tiduca apresenta a Sambada de Coco, com seu ritmo acelerado, dança de roda e cantos que retratam a resistência e a luta pela preservação dos modos de vida dos povos tradicionais. O Grupo de Dança Coco de Roda da Associação Cultural Tiduca foi criado em 2003, sob incentivo do professor de capoeira Ray, que trouxe aos alunos de capoeira a importância que o ritmo tem como cultura popular, tradicionalmente presente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Serviço:

Programação:


Sesc Registro – Dança


Jongo de Roda

Dia 06 (sábado) - 17h

Com Comunidade Jongo Tiduca


Sambada de coco

Dia 07 (domingo) - 17h

Com Comunidade Jongo Tiduca


Mais informações:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP

Fim de semana no Sesc Registro-SP tem dança de roda com Jongo e Sambada de Coco
Fim de semana no Sesc Registro-SP tem dança de roda com Jongo e Sambada de Coco


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem