Equipe da Saúde finaliza ação de busca ativa de tracoma nas escolas rurais

Começou nessa quarta-feira, dia 24/08, a busca ativa de tracoma nos alunos da Rede Municipalde Ensino da área rural de Jacupiranga.

No total, 373 crianças serão examinadas.

Hoje, a equipe da saúde esteve no Pindaúba, Lençol e Milton Aracam. De todos os alunos examinadas, nenhum estava com tracoma.

Na oportunidade, a equipe também explica sobre o que é a doença, como se pega, como trata e como evitar. Folhetos com todas as informações são distribuídos para que as crianças possam reforçar os ensinamentos com a família quando chegam em casa.

Os professores também contribuem com a ação, reforçando o tema no decorrer da aula.

Amanhã, quinta feira (25/08), a ação continua nos bairros Guaraú, Pindaúba do Meio e Pé da Serra.

Saiba mais sobre o Tracoma:

O que é: O tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que ocorre normalmente em áreas rurais ou onde há comprometimento do saneamento básico e acesso à água. {alertInfo}

Modo de transmissão: Contato direto de pessoa para pessoa, ou indiretamente, por meio de objetos, assim como toalhas, lenços e fronhas.

Sintomas: sensação de corpo estranho nos olhos, coceira, lacrimejamento, irritação, ardor, olhos vermelhos, inchaço nos olhos e secreção. Porém, há casos de pessoas com tracoma que não apresentam nenhum sintoma.

Tratamento: É feito por meio de antibiótico.

 

 

Equipe da Saúde finaliza ação de busca ativa de tracoma nas escolas rurais
Equipe da Saúde finaliza ação de busca ativa de tracoma nas escolas rurais   


Postagem Anterior Próxima Postagem