Embrapa testa bananas do Brasil na Colômbia para prevenir doença que preocupa produtores do Vale do Ribeira Embrapa testa bananas do Brasil na Colômbia para prevenir doença que preocupa produtores do Vale do Ribeira 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Embrapa testa bananas do Brasil na Colômbia para prevenir doença que preocupa produtores do Vale do Ribeira

Pesquisa de interesse dos bananicultores recebeu R$ 4 milhões destinados pela deputada federal Rosana Valle


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está testando, na Colômbia, mudas de banana do Brasil que podem ser resistentes à doença causada por fungo que preocupa os bananicultores do Vale do Ribeira. O objetivo é fazer testes para detectar a presença do fungo Fusarium, responsável pela a doença mais destrutiva da cultura no planeta. Esta pesquisa atende pedido da deputada federal Rosana Valle (PL), que destinou R$ 4 milhões, em emenda de bancada, para ajudar os bananicultores.

Além das variedades de banana Princesa (maçã) e Platina (prata), foram enviados também outros tipos melhorados de bananeira, parentes ancestrais das variedades atuais, que são utilizados em cruzamentos visando desenvolver novas cultivares comerciais da fruta.

Segundo a Embrapa, o material foi plantado na estação quarentenária do Instituto Agropecuário Colombiano (ICA), onde vai permanecer por até seis meses para confirmar a ausência de fungos, bactérias, vírus e nematóides existentes no país de origem. Depois dessa quarentena, vão seguir para teste em casa de vegetação para verificar a possível resistência ao temido fungo.

O pesquisador Edson Perito Amorim, líder do Programa de Melhoramento Genético de Banana e Plátano da Embrapa, explicou que, a Colômbia é um grande exportador de banana tipo maçã, em especial para os Estados Unidos. “Assim vamos testar nossas bananas para este e outros mercados”.


“Se conseguirmos comprovar que as bananas produzidas no Vale do Ribeira são resistentes ao fungo poderemos ganhar novos mercados no mundo e assim aumentar a produção e gerar mais empregos e renda para toda a população do Ribeira”, disse Rosana Valle, lembrando ainda que a comprovação da resistência das frutas ao fungo pode ajudar os produtores a se reprogramarem para evitar prejuízos no futuro.


A deputada ficou satisfeita com a rápida utilização dos recursos que liberou. “Conheço de perto a bananicultura do Vale, que tem grande influência na economia regional. A banana é um alimento acessível e está na merenda escolar das crianças brasileiras. Daí a importância de ajudar estes agricultores”, disse. O representante dos plantadores, Silvio Romão, da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), considerou a ação da deputada com “um momento histórico” para o Vale do Ribeira.


Perigo do fungo



O fungo pode entrar por diferentes vias e contaminar as bananas: solo contaminado carregado em sapatos, ferramentas, mudas de bananeira (visivelmente sadias, mas infectadas) e plantas ornamentais, que podem também ser hospedeiras.


As pesquisas já desenvolvidas pela Embrapa nas áreas de melhoramento genético e de manejo da doença em relação às raças existentes no Brasil são um marco referencial para o combate de um eventual surto da doença no Brasil. A Embrapa monitora as populações do patógeno existentes no território brasileiro, o que auxiliará na seleção e na recomendação de variedades e até numa detecção oportuna de um foco.


A doença que afeta plantações de bananas já ocorre na Austrália, Filipinas, Malásia, Indonésia, Taiwan, China, Omã, Jordânia, Moçambique, Colômbia e Peru, onde o foco foi identificado em 2020. A presença da praga em dois países vizinhos, com fortes laços de amizade e comerciais, deixa o Brasil em permanente estado de alerta.


Embrapa testa bananas do Brasil na Colômbia para prevenir doença que preocupa produtores do Vale do Ribeira
Embrapa testa bananas do Brasil na Colômbia para prevenir doença que preocupa produtores do Vale do Ribeira 


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem