Sítio Bela Vista recebe estudantes de Cananeia Sítio Bela Vista recebe estudantes de Cananeia
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sítio Bela Vista recebe estudantes de Cananeia

O contato com a natureza marcou a vivência dos estudantes durante a visita realizada em uma das agroflorestas mais antigas da região

A última saída de campo da disciplina eletiva “ComUnidades – Um Registro dos Povos Tradicionais da Mata Atlântica”, proposta pelos professores Cleber Rocha Chiquinho (Ciências) e Mayarha Barreto (Artes) do PEI Escola Estadual Geni Cunha, localizada no bairro Porto Cubatão em Cananeia/SP, ocorreu na terça-feira, dia 07 de junho, com uma visita ao Sítio Bela Vista, na comunidade rural do bairro Rio Branco e foi repleta de momentos ricos e produtivos de aprendizagem.

O dia chuvoso não atrapalhou o entusiasmo dos estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental que puderam conhecer a experiência fantástica dos agricultores familiares Suzete Bernardo e Clodoaldo Bernardo, responsáveis por manter uma área em Cananeia onde produzem e vendem alimentos saudáveis e orgânicos, fazem criação de abelhas nativas, promovem o Turismo Rural e recebem grupos para realizarem estudos do meio.

A programação teve início com uma vivência sobre criação e manejo de abelhas nativas, momento que os estudantes puderam conhecer como é a vida desses importantes insetos da fauna brasileira, aprenderam como são produzidos o mel, pólen, cera e própolis, e realizaram uma prática de modelar potes de cera que facilitam o desenvolvimento das abelhas em suas caixas.

Na sequência os estudantes provaram alguns alimentos durante o almoço produzidos no próprio sítio, entre as novidades tinha farofa de pariparoba, refogado de taioba e purê de inhame, alimentos que a maioria deles nunca tinham comido.

Após o almoço todos foram conhecer a área da agrofloresta da propriedade, que é um sistema de produção inspirado na dinâmica dos ecossistemas naturais, nos quais espécies florestais são plantadas junto com cultivos agrícolas e criações de animais. Por lá percorreram uma trilha e conheceram de perto algumas espécies cultivadas, aprenderam como é o manejo da área, como as abelhas participam desse processo e degustaram frutas e mel durante o percurso.

Para o aluno Kauã Domingues, 14 anos, “foi uma experiência incrível, eu gostei bastante da riqueza do lugar, de como é a produção de alimentos e principalmente da criação das abelhas, ah! e o caldo de cana estava maravilhoso!”.

Essa foi a última saída de campo, agora todos os registros fotográficos serão analisados e selecionados para compor a exposição de fotos que será organizada como culminância da disciplina eletiva e ficará exposta na escola em breve.

Sítio Bela Vista recebe estudantes de Cananeia



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem