Sabesp lança livro comemorativo dos 25 anos de automação do tratamento de água no Vale do Ribeira Sabesp lança livro comemorativo dos 25 anos de automação do tratamento de água no Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sabesp lança livro comemorativo dos 25 anos de automação do tratamento de água no Vale do Ribeira

Implantação do Aqualog na ETA de Tapiraí foi um marco de inovação para Companhia e para o setor, melhorando a qualidade da água e reduzindo custos

A Sabesp lançou nesta terça-feira (28/06), em Registro, o livro pelos 25 anos de implantação da tecnologia Aqualog na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tapiraí, no Vale do Ribeira, que automatizou o processo da unidade. O lançamento da obra “Aqualog – 25 anos” faz parte da comemoração da Companhia pela inovação que representou o trabalho e tem a finalidade de contar a história do passo importante para automação do tratamento de água e da evolução do processo.

Adotado pela Sabesp em 1997 na ETA do município de Tapiraí, o Aqualog consiste numa tecnologia desenvolvida pela equipe da Companhia no Vale do Ribeira. O trabalho utiliza a inteligência artificial com a finalidade de automatizar o tratamento de água e assim conseguir dar mais qualidade ao produto final e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Essa automação era dividida em três blocos básicos, a começar pelo sensoriamento que analisa aspectos da água como turbidez e pH, entre outros. Em seguida, vem o processador, que mostra o que é necessário fazer para tratar a água em questão e, na sequência, o bloco dos atuadores. Ou seja, as bombas dosadoras dos produtos utilizados no processo de tratamento.

A inovação trouxe resultados impressionantes. O índice de qualidade da água na ETA, que era de 79,2% na operação manual, avançou para 100% com a automatização. A redução do custo operacional também foi notável e já no primeiro ano, após a automação de todas as então 19 ETAs da Sabesp no Vale do Ribeira, os custos desses sistemas caíram 85%, significando uma economia de R$ 4,8 milhões, em valores de 2002 – o que hoje corresponde a mais de R$ 24 milhões.

O Aqualog vem sendo aperfeiçoado por novas tecnologias, softwares e sistemas, mas relembrar esse momento histórico tem o papel de ampliar o conhecimento sobre a evolução de todo o processo. A ação inovadora que aparece no livro de 60 páginas – com imagens que revelam também um pouco da beleza da região – destaca o trabalho revolucionário iniciado na década de 1990, um marco para a Companhia e referência nacional para o setor. A edição mostra também o desenvolvimento da Sabesp na região do Vale do Ribeira.

O acesso ao livro “Aqualog 25 anos” está neste link:
https://site.sabesp.com.br/site/uploads/file/asabesp_doctos/livro_aqualog.pdf
O acesso ao documentário sobre o Aqualog está neste link:
https://youtube.com/watch?v=3hCzmGbXUWs&feature=share

Sabesp lança livro comemorativo dos 25 anos de automação do tratamento de água no Vale do Ribeira
Sabesp lança livro comemorativo dos 25 anos de automação do tratamento de água no Vale do Ribeira


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem