Queijo Pai do Mato que apareceu no Masterchef é do Vale do Ribeira Queijo Pai do Mato que apareceu no Masterchef é do Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Queijo Pai do Mato que apareceu no Masterchef é do Vale do Ribeira


No último dia 12 de junho, o produtor de queijos Pedro Paulo do Vale do Ribeira (SP), teve uma participação especial no programa "MasterChef da TV Bandeirantes.

Queijo "Pai do Mato" que apareceu no programa "MasterChef" da Band
Queijo "Pai do Mato" que apareceu no programa "MasterChef" da Band 


O Pai do Mato, queijo maturado de massa crua, 100% leite de Búfalas, recoberto com cinzas de madeira.

Este é um método de maturação resgatado do tempo dos tropeiros, que durante suas viagens faziam o queijo durante a parada noturna deixando ele escorrer até o dia seguinte quando passavam ele nas cinzas da fogueira para mantê-los durante a viagem.

O nosso só viaja até a câmara de maturação aonde fica de 60 à 90 dias para chegar ao ponto !

O “Pai do Mato” é um dos queijos desenvolvidos para levar a “cara” da inovação da Fazenda Santa Helena, eu trabalho para levar os sabores do Vale para fora do Vale.
Junto com o Pai do Mato andam:

Queijo "Pereirinha"


Pereirinha Queijo "Pereirinha"

Queijo maturado, de massa crua, 100% leite de Búfalas, banhado em cachaça de Cataia , que fazemos com folhas fornecidas por Ivo Carlos Neves, que é um morador tradicional do Pereirinha no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, tem 54 anos, sempre viveu do que a terra e o mar o ofereceram.

Casado e criou seus três filhos da melhor maneira caiçara de se viver. E atualmente vive da pesca artesanal, e também do turismo na alta temporada e tem um restaubar em sociedade com seus irmãos.

Nada mais lógico que ter um fornecedor de folhas com história na região
As folhas de Cataia são usadas na culinária, na farmacopeia e no dia a dia tradicional das comunidades locais.

Entre os botânicos a planta é mais corretamente denominada Pimenta pseudocaryophyllus -Myrtaceae.

O consumo popular das folhas na aromatização de cachaça, dá origem à bebida também chamada “cataia”,

O nome cataia vem do Tupi e quer dizer Folha que queima. A bebida é feita da folha da cataia, que quando submersa na cachaça reduz drasticamente a acidez, fazendo com que a bebida torne-se saborosa que é predominantemente produzida no Vale do Ribeira.

Sua maturação dura de 60 a 90 dias tempo no qual são dados os banhos.

Queijo "O Sassafrás"


Queijo "O Sassafrás"


Queijo maturado, de massa crua, 100% leite de Búfalas, banhado em cachaça de Sassafrás. Sua maturação dura de 60 a 90 dias tempo no qual são dados os banhos.

O Sassafrás é uma arvore pertencente à família das canelas muito aromática que encontramos na nossa região. A cachaça feita com os pedaços de sua madeira é muito aromática e apreciada na nossa região.

O Queijo Vale do Ribeira


Produtor de queijos Pedro Paulo
Produtor de queijos Pedro Paulo 

É o pai de Todos, nosso primeiro queijo maturado, nasceu da pergunta :

Não é normal serem feitos de queijos maturados de massa crua de leite de búfalas, então por que não ousar?

Ousamos e deu muito certo, foi um prazer único descobrir, este queijo com sabor único, colonizado por mofos presentes na nossa região.

Ele é um queijo que foi desenvolvido também para ser um queijo Regional, já demos cursos para criadores e técnicos da região e esperamos que em breve ele passa ser produzido em maior escala regional.


É um queijo de massa crua que é maturado por 60 até 180 dias



E o Queijo Torazo:

Queijo Torazo:


Queijo maturado, de massa crua, 100% leite de Búfalas, recoberto com chá preto moído. Sua maturação dura de 60 a 90 dias.


Confira todas as Receitas do Vale

Postagem Anterior Próxima Postagem