Mundo Vegano, que tal pensar em ser adepto Mundo Vegano, que tal pensar em ser adepto
Siga nosso Canal no Whatsapp

Mundo Vegano, que tal pensar em ser adepto



Mundo Vegano, que tal pensar em ser adepto
Dra. Isabel Andrade, nutricionista da Venutri


Sempre leio muito sobre o Veganismo, pessoas que são adeptas ao mundo vegano.  

Conheço algumas pessoas famosas que são veganas entre elas Luisa Mel ativista na luta para proteção animal a cantora de jazz Victoria Cerri dentre outras pessoas famosas e anônimas, fieis ao veganismo. Uma moda ou uma opção de vida?

Em uma conversa com a Dra. Isabel Andrade, nutricionista da Venutri, também vegana, consegui saber um pouco mais sobre essa forma de manter o nosso coração batendo sem que de outro ser vivo tenha que ser sacrificado. 

“Manter o coração batendo sem que outro coração precise parar de bater.”

Carinhosamente a Dra. Isabel respondeu algumas perguntas sobre a alimentação vegana que ainda é considerada muito cara para se colocar na mesa do trabalhador.   





Mas não é bem assim, podemos fazer substituições saudáveis a bom preço. Saiba mais:

Você acha que mesmo com falta de informação e alguns tabus ainda contribui para que muitas pessoas não sejam adeptos ao veganismo? 

O veganismo é um modo de viver resumido pelo não consumo de produtos de origem animal ou testados em animais. Alimentos, roupas, cosméticos, calçados e acessórios, entre outros ítens com estas características. 

Normalmente os seus adeptos têm motivações ideológicas e ambientais. Além da carne dos animais, também são banidos do cardápio ovos, leites e derivados e isso restringe muito as opções de comida, principalmente fora de casa. 

Há alguns anos, os veganos não tinham quase nenhuma opção de produtos prontos para consumirem, mas de uns tempos pra cá o leque está cada vez maior e estes consumidores têm movimentando um mercado que cresce 40% ao ano.







Qual a maior dificuldade de montar um cardápio vegano, Porque tem poucos restaurante e os que têm são muito caros.

Aprenda a cozinhar - Se você é do time que diz não saber cozinhar, hora de virar a casaca. 

Exatamente porque as opções de restaurantes e produtos prontos ainda são poucas (e, por isso, custam muito), é fundamental adquirir habilidades culinárias. Seu menu básico do dia a dia é o combo arroz, feijão, carne e salada? Saiba que, para dar certo no veganismo, é muito importante variar o cardápio. 

E, para isso, não é preciso gastar muito – só incluir no menu alimentos diferentes. Entre os ingredientes que não podem faltar estão as leguminosas, que vão muito além do feijão. Tem que ter, todos os dias, uma quantidade razoável. 

Pode ser lentilha, ervilha, grão-de-bico.... Verduras verde-escuras – caso de couve, escarola, espinafre – também precisam marcar mais presença no seu prato. 

As sementes (de linhaça, girassol, gergelim…) são versáteis e fontes baratas de gorduras boas. Comer grande variedade de frutas e legumes também é fundamental. 

Use a criatividade - Ninguém consegue sustentar uma dieta vegana sem graça por muito tempo. Daí porque é interessante pensar em preparações que não sejam só nutricionalmente completas mas apetitosas também. 

Uma feijoada de legumes, por exemplo, é um prato legal e barato. Planeje-se, planejamento é tudo na vida de uma vegana. Pegue um dia para fazer a marmita da semana toda.





É caro ser vegano?


Na verdade, não é. Tente recordar qual é um dos itens mais caros à venda nos supermercados, tenho certeza que você vai logo lembrar do preço da carne vermelha. 

Agora imagine qual seria o preço médio do Prato Feito, sem a carne vermelha. Muita gente não se dá conta que nós veganos fazemos exatamente a mesma feira que os não veganos fazem, ou seja, frutas, verduras, legumes, ervas. 

Talvez você esteja se perguntando, mas e na ida ao supermercado, com aquela diversidade infinita de opções de produtos congelados prontos para o consumo, ser vegano custa caro? Isso vai depender de você.  

A base da pirâmide na dieta vegana é composta por frutas, verduras, legumes e grãos. 

Como seria possível o veganismo custar caro, sendo que nenhum desses itens custariam mais caros que 1 kg de patinho, salmão ou queijo parmesão? Gente, é só pensar no preço da famosa margarina (creme vegetal que é vegano) versus o preço da manteiga. 

Ser vegano não custa caro. Um saco seco de grãos, como arroz, aveia, macarrão, quinoa ou legumes podem formar a base de muito mais refeições para toda a família do que uma refeição pronta congelada, processada e insalubre. 

O Veganismo não custa caro se você optar por comer frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. 







Uma criança pode ser vegana e não ter problema algum ao seu crescimento?

As crianças precisam de uma alimentação saudável, vegan ou não, o desenvolvimento de uma criança vegana pode ser sim saudável, eliminar leite, ovos, carnes e derivados  de animais  devem seguir de uma substituição de outros elementos nutritivos nas refeições das crianças.

O que sugiro é que os pais conversem com os tutores na escola e orientem que a criança não consome nenhum derivado animal, é um direito individual de cada pessoa escolher o que quer ou não ingerir. 

E isso aumenta a medida que a criança e conceitos familiares crescem juntos. 

O diálogo é importante, com isso é possível sugerir mudanças no cardápio na cozinha da escola ou até mesmo mais opções na cantina que atendam essa necessidade. 

Afinal, as diferenças têm que conviver juntas,  é importante para o crescimento das crianças socializar e entender o modo de vida de cada um. 

Caso, não seja possível a escola fornecer o alimento para seu filho, veja a possibilidade de levar seu lanche de casa. 

Eu sei que muitas escolas públicas não permitem, mas lembre-se que é um direito da criança e você precisa lutar por ele.

Previsões da semana:


Previsões da semana:

Ariel
Você vai estar com sua intuição mais aguçada do que nunca, então aproveite para dar partida nos teus sonhos e projetos, hora de agir e conquistar o que é seu.

Touro
Tenha mais calma diante das dificuldades financeiras, tudo vai passar, tenha certeza que você vai conseguir vencer os obstáculos é apenas uma fase.

Gêmeos
Você sempre vai conquistar o que precisa, basta ter foco e fé, não existe o impossível, existe apenas o mais com plicado e você tem força suficiente para seguir em frente.

Câncer
Semana que grandes realizações pessoais e profissionais, não deixe para depois o que pode fazer agora, afinal sua semana será de sucesso.

Leão
Use sua criatividade a seu favor, não tenha medo de ariscar-se, tá na hora de dar uma boa virada na sua vida em todos os sentidos, faça o seu melhor e deixe que cada um faça a sua parte.

Virgem
Perder tempo com algo que não pertence mais a sua vida é bobagem, isso só suga suas energias, olhe para frente, busque o novo, você pode e deve correr atrás dos teus sonhos.

Libra
Cuidado com problemas em família, essa semana fique atenta com conversas paralelas e principalmente com assuntos mal resolvidos, isso pode virar uma bola de neve.

Escorpião
Sua semana será iluminada, principalmente para o amor, não fique perdendo tempo com o passado o momento agora é de viver o presente para ter um bom futuro, faça isso e vai ter grandes alegrias.

Sagitário
Você precisa ser mais firme diante de pessoas que só querem aproveitar daquilo que você pode oferecer, comece agindo diferente, porque se alguém quiser ficar ao seu lado tem ser pelo que você é e não pelo que você tem.

Capricórnio
Cuidado com exageros, essa semana é uma semana para cuidar de sua saúde, senão quando menos esperar poderá ter surpresas.

Aquário
Aprenda a dizer não, tem muita gente abusando de você, e na hora que você precisa de algo todos somem. Fique esperta e pare de agir só com o coração, tem gente que não merece.

Peixes
Toda mudança precisa de um tempo para acontecer, espere deixe o universo trabalhar, não esquente tanto a sua cabeça, deixe as coisas rolarem e pode ter certeza vão acontecer dentro do tempo certo.









Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem