5 dicas para o churrasco perfeito 5 dicas para o churrasco perfeito
Siga nosso Canal no Whatsapp

5 dicas para o churrasco perfeito


5 dicas para o churrasco perfeito


Dárcio Lazzarini, diretor da rede Varanda, indica regras básicas
que podem tornar o churrasco em um evento memorável
 
Dárcio Lazzarini
Dárcio Lazzarini


Dia 24 de abril é considerado o Dia do Churrasco, prato que é quase uma unanimidade entre os brasileiros de Norte ao Sul do Brasil: é em torno de uma grelha aquecida que acontecem alguns dos melhores momentos em família e entre amigos. O momento sempre é especial e pode se tornar ainda melhor se o preparo da carne seguir as dicas utilizadas pelos melhores mestres churrasqueiros.



Dárcio Lazzarini, diretor da rede Varanda, explica que 90% do sucesso do churrasco vem da carne, que precisa ter qualidade e garantia de procedência. “Dificilmente uma carne ruim será convertida em uma boa. Entretanto, com uma carne de qualidade, até os churrasqueiros mais inexperientes podem se sair bem”, explica.







Os cortes mais indicados pelo diretor da rede Varanda são aqueles que têm carnes maturadas, como o contrafilé, filet de costela, maminha, fraldinha, miolo da alcatra, picanha, filet mignon e costela. “A maturação é um processo natural onde as enzimas da carne quebram suas fibras, deixando-a mais macia”, enfatiza. Além disso, Lazzarini indica que há dicas especiais que podem garantir o churrasco perfeito, confira:



Escolha carnes de boa procedência: Conhecer bem o fornecedor é a primeira dica de Dárcio Lazzarini, que também é especialista em churrasco. “É importante dar preferência para lugares indicados por outros churrasqueiros e escolher açougues e butiques de carne que ofereçam produtos e serviços diferenciados”, diz.  Se a compra for no supermercado, a dica é escolher carnes embaladas à vácuo e com o S.I.F (Serviço de Inspeção Federal).



Selecione carnes marmorizadas e com bom acabamento: As carnes marmorizadas são aquelas com gordura entre suas fibras e que são provenientes de animais com boa genética. “A gordura entremeada derrete durante o processo de preparo da carne e deixa um sabor especial”, enfatiza.  No caso de peças como picanha ou maminha, a dica é escolher aquelas que tiverem um bom acabamento de gordura, ou seja, peças que tiverem uma capa grossa de gordura e sem falhas. “Isso significa que o animal foi bem-acabado no confinamento”, ensina.








Armazene a carne da maneira correta: As carnes devem ser armazenadas em um local de fácil acesso para o churrasqueiro e em temperaturas entre 0 a 5 graus. “O  local de armazenagem precisa estar perto da churrasqueira para que a carne não fique exposta à temperatura ambiente por muito tempo, pois isso só prejudica sua qualidade”, diz Lazzarini.



Atenção aos utensílios: O ideal é que o churrasqueiro utilize sempre um jogo de faca e tábua para a manipulação da carne crua e outro jogo para a carne grelhada. “É importante nunca inverter os utensílios utilizados nos dois tipos de carne para evitar a contaminação cruzada”, alerta.



Prepare o braseiro com antecedência: O churrasqueiro deve começar a preparar o fogo cerca de 40 minutos antes do churrasco e nenhuma carne deve ser colocada enquanto houver labaredas no carvão. O correto é esperar as chamas se extinguirem e formar a brasa, para só então começar a assar as carnes.

Lazzarini enfatiza que com uma carne de qualidade e seguindo essas regras básicas, o sucesso do churrasco está garantindo. “O bom churrasco começa ainda na escolha da carne e passa por regras básicas como nunca furar a carne e virar o bife apenas uma vez na grelha. Independente de qual seja método usado pelo churrasqueiro, essas são dicas importantes e que vão tornar o evento em um churrasco memorável”, finaliza



Sobre o Varanda

 O Varanda é reconhecido como a melhor steakhouse do Brasil e está entre as melhores do mundo. Desde seu surgimento, em 1996, o Varanda tem como preceito trabalhar apenas com matérias-primas de alta qualidade, selecionada desde a origem. Para isto, além do conhecimento do proprietário Sylvio Lazzarini, um dos maiores especialistas em carnes do Brasil, o Varanda conta com uma equipe que conhece tudo sobre o tema.



Além da primeira casa no Jardim Paulista, em São Paulo, o Varanda também conta com unidade no shopping Iguatemi JK (São Paulo) e a unidade Faria Lima, que tem a mesma qualidade da matriz, associada à práticas sustentáveis, responsabilidade social e empresarial.



Todas as carnes do Varanda são fornecidas pela Intermezzo Gourmet, empresa que é referência no fornecimento de carnes de alto padrão para restaurantes e para o consumidor final em todo o Brasil.  Além das carnes, o Varanda também conta com pescados, fornecidos diariamente pelos mais renomados distribuidores de São Paulo










Postagem Anterior Próxima Postagem