Últimas Notícias

Oque é Motiyori ou Mochiyori


Você sabe oque é Motiyori ou "Mochiyori"

Uma festa comunitária é facilmente organizada se cada família leva um prato de doce ou salgado. Esse costume, adotado com certa freqüência no Brasil, é conhecido no Japão por motiyori. Largamente adotada pela comunidade nipo-brasileira, essa tradição aparentemente simples é uma das grandes responsáveis pela preservação de diversos aspectos da cultura japonesa.
    
Motiyori ou "Mochiyori"O motiyori, além de não pesar no bolso dos organizadores nem dos participantes, é um grande exemplo de solidariedade, promovendo a união e uma maior integração entre as pessoas. Além disso, provando-se da comida preparada pelo amigo, vizinho ou parente em uma festa dessas, o clima de intimidade se intensifica; é como se o salão fosse a casa de todos – sem contar o prazer de poder apreciar uma boa comida caseira.
O motiyori também foi um dos responsáveis pela preservação do hábito de se cozinhar e comer pratos japoneses mesmo nos tempos de grandes dificuldades financeiras. Nas confraternizações da colônia, a pessoa precisava preparar apenas uma das iguarias como futomaki, sekihan, nishime e tsukemono e podia apreciar todas. Isso ajudou a transmitir o gosto pela comida e as receitas para as novas gerações, por mais que os ingredientes importados (como nori e konbu) fossem caros e de difícil acesso antigamente.
Ao possibilitar a realização de festas de baixo custo, em que os participantes ainda podiam fazer apresentações culturais, o motiyori ajudou também a manter a força das associações, que conseguiram persistir até hoje em detrimento das dificuldades. Ao participar ativamente da organização e posteriormente até da limpeza da festa (o que é bastante comum nas festas de japoneses no Brasil), a pessoa está tendo uma grande lição de civilidade. É através desse tipo de atitude, vivenciada desde a infância, que os japoneses aprendem a ajudar uns aos outros e, principalmente, aprendem a reconhecer e valorizar a satisfação pessoal por estar fazendo a sua parte.

Fontes: