Sebrae-SP e Prefeitura de Iguape investem na qualificação de pescadores

Vale do Ribeira - Projeto de fortalecimento da pesca faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora Azul


Sebrae-SP e Prefeitura de Iguape investem na qualificação de pescadores
 Sebrae-SP e Prefeitura de Iguape investem na qualificação de pescadores 



Em parceria com a Prefeitura de Iguape e com apoio da Colônia de Pescadores Z-7, o Sebrae-SP deu início ao projeto de fortalecimento da pesca no município. 

A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora Azul e busca a qualificação dos pescadores e o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal em Iguape.

O primeiro encontro, realizado no dia 3/10, contou com palestra sobre seguro-defeso ministrada pelo advogado Edison Lima Andrade Júnior, que atua junto à Colônia de Pescadores.

 Ele falou sobre as implicações da pesca irregular durante o período de defeso – quando a pesca deve ser paralisada para garantir a reprodução e o crescimento do estoque populacional de determinadas espécies.

Em seguida, o analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Junior, abordou as oportunidades de negócios inspirados no território, na história e na cultura do Vale do Ribeira. 

“Os saberes dos pescadores carregam a essência do território e podem dar origem a inovações que unem tradição e futuro. Valorizar o que aprendemos e o que nos parece cotidiano é o primeiro passo para transformar cultura em inspiração”, afirma ele.

A próxima ação com os pescadores será no dia 10 de outubro, com a oficina “Sebrae responde: Como fazer a precificação correta do seu pescado” e a palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica. Já no dia 24 de outubro, será realizada a oficina “Tenha eficiência financeira e uma pesca lucrativa”.

As duas atividades começarão às 13h30 e serão na Colônia de Pescadores de Iguape (Rua Coronel Rollo, 41 – Centro). 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/DhvWUE1p78.

“Nosso objetivo é fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida dos pescadores e de suas famílias. 

Será um passo importante para gerar renda, ampliar a visibilidade do setor e garantir que a atividade continue sendo um símbolo de identidade, cultura e sustento para a comunidade de Iguape", destaca o analista de negócios do Sebrae-SP, Antony Guilhermino.

Além de oferecer qualificação técnica e gerencial para aprimorar a atividade pesqueira, o projeto busca estimular a inovação e o empreendedorismo no setor de pescados, fortalecer a organização da categoria, ampliar o acesso a novos mercados e valorizar o papel do pescador como protagonista do desenvolvimento local.
Postagem Anterior Próxima Postagem