Programação especial e gratuita marca o Dia do Boto em Cananéia



Agenda conta com peças teatrais, apresentações circenses e musicais, além de atividades lúdicas

Programação especial e gratuita marca o Dia do Boto em Cananéia
Programação especial e gratuita marca o Dia do Boto em Cananéia



Atividades acontecem das 14h às 19h e indicada para todos os públicos



O Projeto Boto-cinza, uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC e patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza, neste dia 25 de outubro, na Praça da Tiduca, em Cananéia-SP, a ação “Tem Boto na Praça”. 

O evento, em parceria com a Prefeitura de Cananéia, por meio do Departamento Municipal de Cultura, é uma comemoração ao Dia do Boto-cinza, animal símbolo do município, comemorado oficialmente todo dia 24 de outubro.

Toda programação é gratuita. Para participar, basta comparecer à Praça Theodolina Gomes (Tiduca), no centro histórico de Cananéia, a partir das 14h.

O evento "Tem Boto na Praça" é desenvolvido pelo Projeto Boto-cinza, integrando a semana de comemorações e atividades educativas que são realizadas no município junto às escolas em alusão ao Dia do Boto-cinza, celebrado em 24 de outubro.

“Este evento celebra, com muita alegria e cultura, um dos símbolos mais significativos de Cananéia, o boto-cinza. É uma espécie que ao conservá-la e protegê-la, todo o entorno, no caso o Lagamar, também é beneficiado, incluindo as pessoas”, diz Caio Noritake, coordenador do Projeto Boto-cinza.

A data foi instituída como Dia do Boto-cinza por meio de uma iniciativa do Projeto Boto-cinza, que apresentou a proposta de projeto de lei para homenagear a espécie que possui grande importância socioeconômica para a região. Com a aprovação da Lei 2.380/2021, o boto-cinza, além de ganhar uma data comemorativa, também foi declarado patrimônio natural e símbolo do município.

“A data é resultado dos múltiplos esforços de conservação que o Projeto Boto-Cinza vem realizando ao longo dos últimos anos e tem um grande significado para todos nós. 

Para além do lazer e diversão, com as temáticas das atividades da programação, buscamos reforçar a importância da espécie para o munícipio e gerar um sentimento de orgulho e pertencimento, trazendo a população para junto da ciência e das ações de conservação dos botos-cinza e do seu habitat. Toda população está convidada. 

Desejamos que todos aproveitem as atividades que foram planejadas e pensadas com muito carinho”, complementa o coordenador.

Toda a programação é gratuita e indicada para todos os públicos.


Programação


14h – Atividades (Pintura facial, Quiz do Boto e Botton do Boto);

14h – Brincadeiras;

14h – Exposição “Mundo Plástico” | Projeto Mundo Plástico (Escola Azul – Cultura Oceanica);

14h – Exposição PMP (Projeto de Monitoramento de Praias) “O impacto do lixo nos animais Marinhos”;

17h – Espetáculo circense: “Quem não tem lona, pede Carona”, Cia dos Tortos.

18h – Teatro: “Memórias d’Omar”, Cia Plastikonírica.

19h – Música: Mustache e os Apaches.

Sobre o Projeto Boto-cinza

O Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que visa o conhecimento e a conservação desta espécie, bem como do seu habitat. As atividades tiveram início na década de 80 na região de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. 

Ao longo deste período foram desenvolvidos inúmeros trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado com o apoio do Instituto de Pesquisas Cananéia e parcerias com diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. 

Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local, o que confirma seu papel como importante colaboradora na busca de soluções para os problemas socioambientais da região. 

O projeto participa de redes gestoras das áreas ambiental, turística e cultural e os resultados dos estudos desenvolvidos são disponibilizados, passando a ser incorporados em pautas de discussões da agenda local.


Postagem Anterior Próxima Postagem