Evento abriu o calendário 2025 da cultura japonesa em Registro-SP e contou com participação de alunos das escolas municipais e da Apae
O Bunkyo de Registro-SP foi palco de uma festa muito especial e rica em cultura neste dia 5 de maio, com a realização do 2º Kodomo no Hi – o Dia das Crianças japonês.
Mais de 400 pessoas, entre crianças e adultos, participaram da celebração, que reuniu tradição, arte e muita alegria ao longo do dia.
Com entrada gratuita, o evento ofereceu oficinas de origami e caligrafia japonesa, exposição de bonecos e objetos típicos como capacetes de samurai (kabuto), além de atrações que encantaram o público.
Entre os destaques, uma dupla de estátuas vivas – caracterizadas como samurai e gueixa – virou sensação entre os visitantes.
Outra atração bastante procurada foi o mural fotográfico com recorte: nele, as crianças podiam “vestir” a roupa de samurai e fazer parte do banner oficial do evento.
O Kodomo no Hi contou com a participação especial de cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino — das escolas João Batista Poci Júnior (Vila São Francisco), Juscelino Kubitschek (Vila Nova Ribeira) e da Creche Kiyoshi Seimaru (Vila Tupy) — e da Apae de Registro-SP.
O Bunkyo agradece à Secretaria Municipal de Educação e à diretoria da Apae por viabilizarem a presença dos estudantes, que contribuíram para tornar o evento ainda mais especial.
Uma das tradições mais simbólicas do Kodomo no Hi é a exibição dos koinobori – bandeiras em formato de carpas coloridas que representam os membros da família e expressam o desejo de que as crianças cresçam saudáveis e resilientes.
A decoração da fachada do Bunkyo com esses símbolos tradicionais encantou os visitantes logo na chegada.
Todos os participantes foram presenteados com lembrancinhas contendo um cartão do Kodomo no Hi e manju – doce recheado com pasta de feijão azuki.
O evento também marcou o início de uma série de sete celebrações típicas da cultura japonesa que o Bunkyo programou para 2025, contemplando públicos de todas as idades.
Entre elas, a tradicional Festa do Sushi, o Tooro Nagashi e o AniFest com Concurso de Cosplay, que fazem parte do calendário cultural do Vale do Ribeira.
“Nossa proposta é transformar Registro-SP no melhor destino do país para vivenciar a cultura japonesa e, com isso, gerar negócios, movimentar a economia e fortalecer a imagem da nossa cidade como Marco da Colonização Japonesa”, destaca Dilson Tsunoda, do Departamento de Eventos do Bunkyo.
O 2º Kodomo no Hi foi realizado pelo Bunkyo, com a colaboração da Nihongo Gakko (Escola de Língua Japonesa) e do Oniguiri Seinenbu (Departamento de Jovens), e com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Registro-SP (ACER), da Prefeitura de Registro-SP, da União Cultural e Esportiva Sudoeste (UCE) e das empresas Freedom, Hinomoto e Lito Palace Hotel.