Moção de Aplausos à Abavar - Reconhecimento ao Trabalho dos Bananicultores do Vale do Ribeira

Na próxima segunda-feira, dia 17 de março, as 19 hs a Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) será homenageada na Câmara Municipal de Registro-SP com uma moção de aplausos, proposta pelo vereador Beto, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos produtores de banana da cidade e da região.


A Abavar, com sede em Registro-SP, tem sido uma peça fundamental na luta pelos interesses da bananicultura, atuando em diversas frentes importantes, como:

 Oposição à importação de banana do Equador, que ameaça a produção nacional;

 Prevenção contra o risco fitossanitário da raça 4 do Mal do Panamá, que pode impactar severamente as lavouras;

 Defesa do novo Código Florestal, garantindo a sustentabilidade do setor;

 Criação, em 2012, da Feibanana, a maior feira nacional da bananicultura, que impulsiona negócios e inovação no setor;

Desenvolvimento do Selo de Identificação Geográfica (IG) da Banana do Vale do Ribeira, valorizando a qualidade e a origem do produto.


O Vale do Ribeira é o maior produtor de banana do estado de São Paulo, que, por sua vez, lidera a produção nacional. A bananicultura é o carro-chefe da economia regional, garantindo emprego e renda para milhares de famílias.


Essa homenagem é um justo reconhecimento ao compromisso e à luta da Abavar em prol dos produtores e do desenvolvimento sustentável do Vale do Ribeira!


 Acompanhe a sessão na Câmara Municipal de Registro-SP e prestigie essa importante conquista para nossa região!


ASSOCIAÇÃO DOS BANANICULTORES DO VALE DO RIBEIRA - ABAVAR

 

A Associação dos bananicultores do Vale do Ribeira foi fundada em 13 de outubro de 1996 e tem como missão desenvolver a bananicultura do Vale do Ribeira, através de apoio ao bananicultor, buscando novas tecnológicas para uma produção sustentável, promovendo a banana da região pelo mundo, além de ser uma entidade de caráter reivindicatório, levando demandas da bananicultura da região e trazendo emendas parlamentares via governo estadual e Federal.

 

Apoio e informação: Apoio e auxílio ao produtor, além de informações sobre a bananicultura no Brasil e no mundo.

Representação: Faz parte integrante do Fórum Mundial da Banana (FAO) e participa de comitês e conselhos ligados ao setor. É também uma entidade de caráter reivindicatório que intervém junto aos órgãos governamentais Estaduais e Federais, levando demandas da bananicultura da região e trazendo emendas parlamentares.

Parcerias Públicas: A ABAVAR possui parceiros importantes que ajudam no desenvolvimento da produção através de projetos e ações com Prefeituras, Instituto Federal de São Paulo, UNESP, APTA – Polo Pariquera-Açu, SEBRAE, FAESP/SENAR, SENAI, SESC, SENAC, CNA, IAC e EMBRAPA.

Parcerias Privadas: Atualmente a ABAVAR conta com 30 empresas comerciais associadas com produtos e/ou serviços necessários para o produtor no dia-a-dia. Todos os produtos são atestados na região para comprovar sua eficiência, garantindo aos produtores um produto eficiente e confiável.

Divulgação e Agronegócio: Através de ações de marketing, a ABAVAR promove as Bananas do Vale do Ribeira em território nacional e internacional. Além de disseminar informações para a população sobre a importância da bananicultura para a região, que corresponde cerca de 80% da economia local. Organiza anualmente a FEIBANANA, maior feira de bananicultura e agronegócio do Brasil.

 

CONQUISTAS REALIZADAS PELA ABAVAR

·         No início dos anos 2000, atuou para que as vendas de bananas passassem a ser por Kg. e não por caixa;

 

·         Atuação com outras associações de Banana do Brasil, em esfera federal, pelo fim da importação de Bananas do Equador, abrindo ainda mais o mercado para os produtores;

 

·         Acompanhamento e contribuições para a elaboração do Código Florestal no Estado de São Paulo;

 

·         Criação da CONABAN – Confederação Nacional dos Bananicultores;

 

·         Conquistou através da Dep. Federal Rosana Vale uma emenda parlamentar de R$3Milhões a EMBRAPA para desenvolvimento de novas variedades resistentes ao Raça 4T., principal ameaça a Bananicultura mundial.

 

·         Criação da Maior feira de Bananicultura e Agronegócio – FEIBANANA;

 

·         Gestora responsável pela Indicação Geográfica IP ‘’BANANA VALE DO RIBEIRA-SP’’.

A indicação Geográfica é uma ferramenta de propriedade intelectual reconhecida internacionalmente para identificar um produto ou serviço originário de um território (país, região ou localidade) quando determinada que sua notoriedade ou que seu diferencial seja atribuído à sua região geográfica. A Indicação Geográfica ‘’Banana Vale do Ribeira-SP’’ está em sua fase final, com previsão de registro ao INPI ainda em 2025.


Moção de Aplausos à Abavar - Reconhecimento ao Trabalho dos Bananicultores do Vale do Ribeira
 Moção de Aplausos à Abavar - Reconhecimento ao Trabalho dos Bananicultores do Vale do Ribeira


Postagem Anterior Próxima Postagem