Interior do Estado terá mês de abril mais quente com temperatura máxima que pode chegar a 35C Interior do Estado terá mês de abril mais quente com temperatura máxima que pode chegar a 35C
Siga nosso Canal no Whatsapp

Interior do Estado terá mês de abril mais quente com temperatura máxima que pode chegar a 35C

Interior do Estado terá mês de abril mais quente com temperatura máxima que pode chegar a 35C


Centro-Oeste paulista terá dias mais quentes que o normal durante o mês; já as temperaturas na faixa sul litorânea serão levemente abaixo da média

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), divulgou um levantamento para as condições meteorológicas para o mês de abril em todo território paulista. Estes dados apontam que o Centro-Oeste do estado deve registrar temperaturas com máximas que podem chegar aos 35°C. 

O calor “atípico” para esta época do ano poderá atingir cidades das regiões de Araçatuba, Marília e Presidente Prudente. Para as regiões da faixa norte – Barretos, Franca e Ribeirão Preto e faixa leste, as temperaturas serão um pouco mais atenuadas, por exemplo, a Capital que poderá registrar 30°C. 

Já para a faixa sul litorânea, os termômetros devem registrar temperaturas mais amenas levemente abaixo da média, o que vai contra ao esperado para as demais regiões durante este período.

De acordo com o meteorologista do CGE, Vitor Takao, o mês de abril ainda tem a influência do El Niño. “Nós ainda estamos sob o efeito do El Niño e mesmo este fenômeno perdendo força ele ainda atua fazendo com que as temperaturas em algumas regiões sejam mais quentes que o normal”.

Com relação a URA (Umidade Relativa do Ar), devido as altas temperaturas, em algumas regiões durante os dias mais quentes pode ficar em torno dos 30%. “Lembrando que a baixa umidade relativa do ar pode ocorrer em cidades de forma isolada, mas não devemos nos esquecer das recomendações principais que é se hidratar bem ao longo do dia e tomar cuidados com exposição ao sol”, enfatizou o meteorologista.

Com esse cenário é recomendado manter constante hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar.

Os ricos para incêndios florestais também aumentam. Por isso, é necessário redobrar os cuidados com a prevenção, como não jogar bituca de cigarro na margem da rodovia, não queimar lixo e não fazer e limpeza de terreno utilizando fogo.

Defesa Civil do Estado inicia treinamento para agentes municipais


Nesta quinta-feira (04), a Defesa Civil do Estado realizou a Oficina Preparatória para a Operação São Paulo Sem Fogo, em Pinhalzinho. Serão dois dias de treinamento entre teórico e prático com a participação de 183 agentes de Defesa Civil de 45 municípios.

Em parceria com os municípios paulistas e o Corpo de Bombeiros, durante a Fase Amarela da Operação SP Sem Fogo, a Oficina tem como objetivo preparar os agentes de Proteção e Defesa Civil, brigadas municipais e voluntários para atuarem na prevenção e resposta aos eventos do período de estiagem que se aproxima.

O treinamento este ano contará com instruções técnicas referentes aos temas: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica, Emissão de Alertas e Comunicação no Desastre, Incêndios Florestais e os danos a Fauna Silvestre e Saúde Pública no período de Estiagem.

Nos dias 02 e 03 de abril, 76 agentes das 22 Defesas Civis Municipais, da Região Metropolitana de São Paulo participaram do treinamento teórico e prático

No ano de 2023 foram treinados mais de 2.300 agentes e brigadistas de 604 municípios do estado de São Paulo, abrangendo todas as áreas que são acometidas pelos incêndios florestais.

Estas ações vêm contribuindo para a redução recorde de incêndios florestais. 

Por exemplo, no ano de 2023, em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.

Fonte e foto: Defesa Civil do Estado de São Paulo 

Interior do Estado terá mês de abril mais quente com temperatura máxima que pode chegar a 35C
Interior do Estado terá mês de abril mais quente com temperatura máxima que pode chegar a 35C




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem