Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental

Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental


Com foco na sensibilização sobre a importância da conservação e sustentabilidade, Programa Guardiões da Mata Atlântica, em parceria com Secretaria de Educação de Juquiá, recebe inscrições até 2 de fevereiro de 2024


O Legado das águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país –, por meio da sua área de Atuação Socioambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Juquiá, está com inscrições abertas para o Programa Guardiões da Mata Atlântica. 

Nesta quarta edição, o Programa tem como foco a formação de professores da Rede Municipal de Ensino em temáticas de conservação, biodiversidade e sustentabilidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de fevereiro de 2024.

A formação acontecerá ao longo de quatro meses, com início programado para junho de 2024, ministrado em formato teórico e prático. Com um encontro por mês, os educadores participantes receberão materiais educativos elaborados pelo Legado das Águas e parceiros, certificado de participação, transporte à sede do Legado e substituição em sala de aula durante os dias de formação.

O eixo temático do programa será dividido em quatro frentes, sendo “Mata Atlântica e Biodiversidade”, “Felinos da Mata Atlântica”, “Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” e “Práticas Sustentáveis na Escola”. Serão selecionados até dez professores de Ensino Fundamental II da rede municipal de Juquiá, com modelo de seleção e critérios de acordo com escopo do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ribeira (PDS).

O edital completo e as inscrições podem ser encontrados 


De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, esta nova edição do Programa Guardiões da Mata Atlântica visa ampliar a disseminação de conhecimento sobre a conservação do bioma, além de proporcionar incremento do currículo dos educadores com temáticas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

“Ao longo dos 10 anos do Legado das Águas, por meio do seu modelo de negócio, a Reserva adquiriu conhecimento valioso sobre a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, especialmente por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas que envolveram universidades e instituições de ensino que têm reconhecimento nacional e internacional. 

Dividir os resultados e o conhecimento, estimula o desenvolvimento territorial e a criação de novas iniciativas que aliam a proteção da biodiversidade ao território e contexto social não só de Juquiá, mas do Vale do Ribeira”, diz Daniela.

A gerente relembra que o Programa foi criado em 2021 com o objetivo sensibilizar alunos da Rede Municipal sobre a importância da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais da Mata Atlântica, os empoderando como “Guardiões” deste bioma.

“O Programa começou com os alunos, com algumas turmas. Nesta quarta edição, ampliamos os públicos-alvo e fomentamos a formação de professores, que poderão repassar esse conhecimento para mais turmas de alunos, disseminando o conhecimento em uma escala muito maior”.

Daniela complementa dizendo que a parceria do Legado das Águas com o município de Juquiá tem resultado em importantes contribuições para a comunidade escolar. “Estamos sempre atentos às oportunidades de trabalho conjunto e muito abertos a construir novas possibilidades de forma coletiva. 

De Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Apoio à Gestão Pública a Empreendedorismo, a nossa parceria com o poder público e com a comunidade, desde 2014, tem gerado grande impacto positivo. Estamos certos de que essa mais nova parceria, por meio do Programa Guardiões da Mata Atlântica, gerará frutos que terão relevância significativa agora e no futuro”, finaliza a gerente.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. 

Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. 

Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental
Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem