SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 71 deles na Baixada e Vale do Ribeira SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 71 deles na Baixada e Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 71 deles na Baixada e Vale do Ribeira

SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 71 deles na Baixada e Vale do Ribeira


Pasta celebra o Dia Internacional da Alfabetização, data criada pela ONU/Unesco

Em celebração ao Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destaca o trabalho realizado nas unidades prisionais do Estado de São Paulo em favor da educação dos custodiados. 

Na região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, 71 presos são estudantes na alfabetização, distribuídos em 5 estabelecimentos penais nos municípios de Mongaguá, São Vicente e Registro-SP.

W., de 36 anos, reeducando da Penitenciária de Registro-SP, foi alfabetizado no presídio. Para ele, estar em uma sala de aula traz um sentimento de superação. 

“Eu nunca aprendi nada e agora posso sentar em uma cadeira de colégio e estudar. Eu achava que não ia conseguir e olha só onde cheguei. Eu não sabia pegar um caderno, ver uma placa e entender o que estava escrito. Era difícil pegar um ônibus. Mas agora eu sei ler e escrever”, conta orgulhoso o custodiado.

Nas unidades prisionais em todo o Estado existem aproximadamente 18.354 reeducandos matriculados nos diferentes níveis de ensino oferecidos: Fundamental ciclo I e II, Ensino Médio e Superior. Há 2.726 alunos cursando o ciclo I do Ensino Fundamental, entre os quais analfabetos e semialfabetizados.

Ao serem ingressados nos estabelecimentos da SAP, parte dos custodiados apresentam defasagem no ensino formal, com vários casos de analfabetismo. Entre os 195.812 presos na SAP, quase 1,22% são analfabetos, ou seja, 2.386 presos.

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), cerca de 1.100 professores lecionam nas prisões o mesmo currículo adotado na rede estadual em classes de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Os números citados estão de acordo com dados apurados no último mês de julho, compilados pelos Grupos Regionais de Trabalho e Educação (Grates) com informações dos estabelecimentos prisionais das Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e com dados dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Coordenadoria de Saúde da SAP.

O Dia Internacional da Alfabetização foi definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 1966 e comemorado pela primeira vez em 8 de setembro de 1967.

SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 71 deles na Baixada e Vale do Ribeira
SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 71 deles na Baixada e Vale do Ribeira (Fotos: Divulgação/SAP)




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem