Sebrae-SP e Fundação Florestal firmam parceria para produtores rurais e quilombolas no Vale do Ribeira Sebrae-SP e Fundação Florestal firmam parceria para produtores rurais e quilombolas no Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sebrae-SP e Fundação Florestal firmam parceria para produtores rurais e quilombolas no Vale do Ribeira

Sebrae-SP e Fundação Florestal firmam parceria para produtores rurais e quilombolas no Vale do Ribeira


Curso ensina Organização Coletiva e Planejamento da Produção para participantes do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

O Sebrae-SP e a Fundação Florestal firmaram uma parceria para capacitar os beneficiários do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Juçara. A expectativa é capacitar cerca de 100 pessoas até o fim de agosto.

O PSA foi criado com o objetivo de ampliar a quantidade de palmeiras dentro de imóveis rurais inseridos nas Unidades de Conservação (UC) de Uso Sustentável. O programa remunera produtores rurais e comunitários quilombolas que fizeram o plantio e manutenção da palmeira.


Antes de formatar a capacitação, o Sebrae-SP mapeou os interesses dos participantes do programa e dos técnicos da Fundação Florestal e optou pela aplicação do curso sobre Organização Coletiva e Planejamento da Produção. A proposta é orientar os produtores para o trabalho de forma coletiva e com planejamento para reduzir erros, otimizar tempo e recursos e atingir melhores resultados.


“O Sebrae visa por meio da parceria com a Fundação Florestal somar forças para contribuir com o desenvolvimento regional do Vale do Ribeira de forma sustentável, preservando a maior faixa continua de Mata Atlântica do Brasil, e ajudar os produtores rurais a melhorarem sua produção ou renda”, destaca o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Cárnio Nogueira.

Em julho, já foram realizadas as capacitações nos bairros Pinheirinhos e Anhemas, em Barra do Turvo. Para agosto, estão programados os cursos no Quilombo Pedra Preta, em Barra do Turvo; e nos Quilombos Pedro Cubas e André Lopes, em Eldorado.

Dá Gosto Ser do Ribeira


A parceria entre Sebrae-SP e Fundação Florestal está alinhada ao plano de economia criativa “Dá Gosto Ser do Ribeira” no projeto Da Floresta à mesa. A ação incentiva a produção orgânica e sustentável. 

De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP, o objetivo é incentivar o Vale do Ribeira na principal referência de excelência na produção orgânica no Estado de São Paulo, se valendo dos atributos associados à preservação ambiental da maior faixa contínua de Mata Atlântica do país e promovendo o desenvolvimento de pequenas propriedades de agricultura tradicional por meio de transição agroecológica. 

Outras informações no site Dá Gosto Ser do Ribeira.

Sebrae-SP e Fundação Florestal firmam parceria para produtores rurais e quilombolas no Vale do Ribeira
Sebrae-SP e Fundação Florestal firmam parceria para produtores rurais e quilombolas no Vale do Ribeira


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem