Economia da água é tema de espetáculos teatrais gratuitos em Juquiá Economia da água é tema de espetáculos teatrais gratuitos em Juquiá 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Economia da água é tema de espetáculos teatrais gratuitos em Juquiá

Economia da água é tema de espetáculos teatrais gratuitos em Juquiá



O Projeto Diverte Teatro Viajante realizará apresentações entre os dias 22 e 24 de março em escolas públicas da cidade.


São Paulo, 16 de março de 2023 – O planeta Terra tem apenas 2% de água potável e cabe às gerações futuras proteger esse recurso precioso. Mas como apresentar um assunto tão importante para as crianças? 

Esse é o objetivo das 8 apresentações gratuitas da peça “Em busca da gotinha preciosa”, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de março para mais de 1.000 crianças de escolas públicas da cidade de Juquiá (SP).

As apresentações têm cerca de 60 minutos de duração e fará parte do Programa Guardiões da Mata Atlântica, idealizado pelo Legado das Águas. 

O projeto teatral é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. 

Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério da Cultura, Instituto Votorantim e Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país.


Com muita interação, a peça “Em busca da gotinha preciosa” tem o lúdico como elemento principal, convidando os participantes a atuarem como coadjuvantes. 

E o espetáculo, além de entreter, sensibiliza sobre a importância da economia de água.


“A importância de preservar um recurso tão importante como a água pode ser passada por meio de brincadeiras e diversão. 

O segredo é abordar assuntos sérios de uma maneira que faça parte do dia a dia das crianças”, explica Christiane Deucher, diretora do projeto teatral.


Sinopse:

“Em busca da gotinha preciosa”


Na peça, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais.


Por meio de um enredo cativante e um cenário interativo, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. No decorrer do espetáculo, os participantes entendem que a água não é apenas aquela coisa incolor, inodora e insípida que bebemos quando estamos com sede ou que no verão utilizamos para nos refrescar, mas que é algo extremamente importante para o nosso dia a dia e que é necessário economizá-la para usufruí-la no futuro.


Serviço: Apresentações da peça “Em busca da gotinha preciosa”




Local: EMEF Terezinha de Lordes Jaze

Data: 22/03

Horários: 8h, 9h30, 14h e 15h30
Endereço: Rua Rio Grande do Sul,120 - Parque Nacional, Juquiá - SP

Local: EMEF Terezinha de Lordes Jaze

Data: 23/03

Horários: 8h, 9h30 e 14h

Endereço: Rua Rio Grande do Sul,120 - Parque Nacional, Juquiá - SP



Local: EMEIEF Veneranda Augusta

Data: 24/03

Horários: 9h

Endereço: Rua Três, 78 - Caçula, Juquiá - SP



Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil.

 Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.



Sobre o Projeto Diverte Teatro Viajante


O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. 

O Diverte Teatro Viajante acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.


O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. 

O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.


As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.


O Diverte Teatro Viajante está em sua 10ª edição e, já itineramos por mais de 260 municípios, estivemos em mais 1.500 escolas, apresentamos 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando um público de mais de 250.000 crianças.

Economia da água é tema de espetáculos teatrais gratuitos em Juquiá
Economia da água é tema de espetáculos teatrais gratuitos em Juquiá 



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem