Natureza de Criança e Legado das Águas promovem imersão de crianças cegas e que enxergam na Mata Atlântica Natureza de Criança e Legado das Águas promovem imersão de crianças cegas e que enxergam na Mata Atlântica 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Natureza de Criança e Legado das Águas promovem imersão de crianças cegas e que enxergam na Mata Atlântica

São 10 vagas destinadas para crianças com e sem deficiência visual do Vale do Ribeira

O Programa Natureza de Criança, que visa promover o contato com a natureza e a interação entre crianças com e sem deficiência visual, está com 10 vagas abertas para o Vale do Ribeira para uma experiência no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, que com sua diversidade de cheiros, formas, cores, sons e texturas é um verdadeiro “playground” sensorial. Do total de vagas, cinco são destinadas para crianças cegas e cinco às que enxergam, de 6 a 12 anos. Os pais ou responsáveis interessados têm até o dia 18 julho para se inscreverem. As inscrições são gratuitas. A atividade será realizada no dia 18 de setembro.

O programa Natureza de Criança é uma iniciativa do Instituto Terra de inclusão, financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, e apoiado pelo Instituto Votorantim e Legado das Águas. A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/DWuC41hi2TbVAMNQ9. É importante frisar que haverá uma seleção dos inscritos. O edital com os pré-requisitos pode ser conferido no mesmo link da inscrição. Os selecionados serão informados via e-mail, pelo endereço informado no momento da inscrição. Vale frisar que cada criança deverá ser acompanhada por um adulto (sendo apenas um adulto por criança), os pais ou responsáveis legais.


Natureza, diversão e aprendizado

A ação no Legado das Águas, que acontece pela segunda vez, sendo a primeira realizada em 2019, tem dois principais objetivos: vivência imersiva na Mata Atlântica e a interação entre os pequenos. O grupo crianças cegas e crianças visuais trocará percepções e experiências sobre o ambiente. Para aguçar os sentidos, a programação incluirá as atividades de ecoturismo da Reserva, entre elas: trilhas, caiaque, banho de rio e brincadeira com elementos da natureza. As crianças serão acompanhadas pela família e guias especialistas em inclusão na natureza.

Isabela Abreu, idealizadora do Natureza de Criança, explica que a escolha do Legado das Águas para sediar mais uma edição do programa se deve às possibilidades sensoriais que a floresta da Reserva pode oferecer. “A experiência de estar em meio a uma floresta conservada do bioma mais biodiverso do planeta é, sem dúvida, significativa em qualquer fase da vida. Mas para as crianças, que vivenciam com intensidade, pode ser transformador. A variedade de experiências na Mata Atlântica para estimular os sentidos é surpreendente”, diz.

Mas por que crianças cegas na natureza? Isabela responde que os motivos são os mesmos pelos quais se deve levar crianças que enxergam: os benefícios ao desenvolvimento integral infantil.

“Médicos e professores atualmente já indicam: ‘seu filho precisa brincar mais ao ar livre’. Os benefícios desse convívio são comprovados, sendo o desenvolvimento motor, cognitivo, criatividade, independência, socialização e equilíbrio emocional alguns deles. Para as crianças cegas, a distância de experiências na natureza é ainda maior. Estar em contato concreto com a natureza, tornando tangível o que ouvem nas histórias e nas experiências de muitos que enxergam, traz uma ampliação de repertório e vivência que contribui muito para o seu desenvolvimento integral”, explica.

Isabela também conta que o programa visa colocar em contato crianças com e sem deficiência em uma experiência de troca e conhecimento. “Crianças cegas normalmente convivem entre elas, e as que enxergam muitas vezes não tem convívio algum com a diversidade. Ter a natureza como palco para essa interação é uma experiência muito rica. Ao promover este contato, contribuímos para o convívio com a diversidade e começamos desde cedo a criar indivíduos mais tolerantes e mais respeitosos”, diz.

Ecoturismo acessível


Desde 2017, quando o Legado das Águas deu início ao ecoturismo, a Reserva busca diversificar o portfólio com atividades que atendam a todos os públicos e faixas etárias. No quesito acessibilidade, duas são destaque: o Jardim Sensorial e a Trilha da Figueira Centenária, que possuem estrutura para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual e dão acesso ao interior da floresta.

“Quando falamos em apreciar a natureza, há um pensamento condicionado de que a experiência só pode ser vivenciada com apenas um dos cinco sentidos: a visão. Não é assim. É para ser sentida, não apenas vista. Na natureza, você é a sua própria vivência”, afirma Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas.
Para o evento do Natureza e Criança, a programação inclui as atividades de ecoturismo que já integram o portfólio do Legado das Águas.

“A parceria com a Olhar com Todos os Sentidos para realizar uma nova edição do Natureza de Criança é bastante significativa para o Legado. A proposta está muito em linha com os objetivos de ecoturismo, que é ser acessível para todos. Além disso, a ação tem um forte apelo de educação ambiental: a criança precisa da natureza, assim com a natureza precisa da criança, afinal, a gente só cuida daquilo que conhece, e só se protege o que ama. São as crianças as futuras guardiãs das nossas florestas, é importante que a conexão com a natureza se dê na primeira idade”, finaliza Daniela.

Além da ação no dia 18 de setembro, mais duas etapas do programa serão realizadas no Legado das Águas, sendo uma em agosto e outra em outubro para crianças de outras localidades, seguindo o mesmo formato.


Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Natureza de Criança e Legado das Águas promovem imersão de crianças cegas e que enxergam na Mata Atlântica
Natureza de Criança e Legado das Águas promovem imersão de crianças cegas e que enxergam na Mata Atlântica


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem