Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica
Siga nosso Canal no Whatsapp

Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica

Disciplina irá produzir uma exposição fotográfica retratando o modo de vida e as paisagens de algumas comunidades tradicionais de Cananeia

Estudantes do PEI Escola Estadual Geni Cunha, do bairro Porto Cubatão, em Cananeia/SP, participaram na sexta-feira (18/03) da primeira saída de campo da disciplina eletiva “ComUnidades – Um Registro dos Povos Tradicionais da Mata Atlântica” na Comunidade Caiçara do Pereirinha/Itacuruçá, localizada no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A eletiva foi elaborada pelos professores Cleber Rocha Chiquinho (Ciências) e Mayarha Barreto (Artes) com base nos projetos de vida que os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental estão desenvolvendo.

De acordo com Cleber, o principal objetivo é “oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer, vivenciar e sistematizar os modos de vida de algumas comunidades tradicionais e povos originários existentes em Cananeia, ampliando assim o conhecimento sobre o local onde vivem e produzindo um registro com olhar crítico e artístico destas localidades que se tornará uma exposição fotográfica ao final da eletiva”.

Durante o estudo do meio os estudantes conheceram um pouco da história da comunidade, fizeram uma trilha suspensa pelo manguezal e visitaram o museu, tudo com o acompanhamento do monitor ambiental Júlio Júnior (Juninho). Outro momento foi uma vivência sobre artes de pesca com o morador tradicional Vitor Neves, na qual puderam conhecer e registrar algumas técnicas tradicionais. Por fim, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre fotografia ao percorrerem a comunidade com seus celulares e câmeras fotográficas registrando todos os detalhes que fossem pertinentes aos objetivos da disciplina.


“A próxima comunidade que visitaremos é a Aldeia Indígena Takuari-Ty, depois iremos conhecer a Comunidade Remanescente de Quilombo do Mandira e, por fim, a Comunidade Caiçara do Rio Branco” destaca Mayarha sobre as próximas saídas de campo da eletiva .

Os professores agradecem todo o apoio que tiveram para realizar essa atividade, com destaque para: Prefeitura Municipal de Cananeia, empresa de transporte náutico Marques Turismo, professora Anailda, monitor ambiental Juninho, Parque Estadual da Ilha do Cardoso e toda comunidade do Pereirinha/Itacuruçá.


Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem