Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica

Disciplina irá produzir uma exposição fotográfica retratando o modo de vida e as paisagens de algumas comunidades tradicionais de Cananeia

Estudantes do PEI Escola Estadual Geni Cunha, do bairro Porto Cubatão, em Cananeia/SP, participaram na sexta-feira (18/03) da primeira saída de campo da disciplina eletiva “ComUnidades – Um Registro dos Povos Tradicionais da Mata Atlântica” na Comunidade Caiçara do Pereirinha/Itacuruçá, localizada no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A eletiva foi elaborada pelos professores Cleber Rocha Chiquinho (Ciências) e Mayarha Barreto (Artes) com base nos projetos de vida que os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental estão desenvolvendo.

De acordo com Cleber, o principal objetivo é “oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer, vivenciar e sistematizar os modos de vida de algumas comunidades tradicionais e povos originários existentes em Cananeia, ampliando assim o conhecimento sobre o local onde vivem e produzindo um registro com olhar crítico e artístico destas localidades que se tornará uma exposição fotográfica ao final da eletiva”.

Durante o estudo do meio os estudantes conheceram um pouco da história da comunidade, fizeram uma trilha suspensa pelo manguezal e visitaram o museu, tudo com o acompanhamento do monitor ambiental Júlio Júnior (Juninho). Outro momento foi uma vivência sobre artes de pesca com o morador tradicional Vitor Neves, na qual puderam conhecer e registrar algumas técnicas tradicionais. Por fim, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre fotografia ao percorrerem a comunidade com seus celulares e câmeras fotográficas registrando todos os detalhes que fossem pertinentes aos objetivos da disciplina.


“A próxima comunidade que visitaremos é a Aldeia Indígena Takuari-Ty, depois iremos conhecer a Comunidade Remanescente de Quilombo do Mandira e, por fim, a Comunidade Caiçara do Rio Branco” destaca Mayarha sobre as próximas saídas de campo da eletiva .

Os professores agradecem todo o apoio que tiveram para realizar essa atividade, com destaque para: Prefeitura Municipal de Cananeia, empresa de transporte náutico Marques Turismo, professora Anailda, monitor ambiental Juninho, Parque Estadual da Ilha do Cardoso e toda comunidade do Pereirinha/Itacuruçá.


Estudantes de Cananeia registram os Povos Tradicionais da Mata Atlântica


Postar um comentário

0 Comentários