Legado das Águas sedia encontro técnico de paisagistas em abril Legado das Águas sedia encontro técnico de paisagistas em abril - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Legado das Águas sedia encontro técnico de paisagistas em abril

Evento, realizado pela rede Papo de Paisagista, tem como objetivo promover uma imersão na Mata Atlântica para estudar e conhecer as potencialidades do paisagismo sustentável e com espécies de plantas nativas

Paisagistas poderão conhecer o trabalho inédito no Brasil que une pesquisas científicas, tecnologia e inovação na produção de espécies nativas da Mata Atlântica para projetos de paisagismo, além de vivenciarem trilhas e outras atividades que os colocarão em contato com espécies raras e ameaçadas de extinção da flora atlântica. A visita técnica, promovida pelo Papo de Paisagista, maior rede colaborativa de paisagismo, será realizada de 30 de março a 3 de abril, no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada em Miracatu, a um pouco mais de duas horas de distância de São Paulo capital.

O evento no Legado das Águas inaugura uma série de visitas técnicas que serão realizadas durante o ano pelo Papo de Paisagista com foco em paisagismo consciente, em parceria com a empresa Rain Bird.

A programação na Reserva inclui a visita ao Centro de Biodiversidade – onde as plantas nativas são produzidas, atividades de ecoturismo do Legado das Águas que estão entre as favoritas dos turistas, visita à comunidade cabocla Ribeirão da Anta, safari noturno, banho nas piscinas naturais e cachoeiras, além de incluir hospedagem, alimentação e transporte de ida e volta de São Paulo.

O ingresso pode ser adquirido pelo endereço eletrônico:

https://papodepaisagista.com/eventos/visita-tecnica-legado-das-aguas-reserva-votorantim-sp/.


Segundo Juliana Freitas, arquiteta paisagista e idealizadora do Papo de Paisagista, o Legado das Águas foi escolhido para inaugurar a série de visitas técnicas pela estrutura e modelo de negócio da Reserva. “No Legado, além do paisagista ver como as plantas são produzidas, vão poder conhecer a floresta que dá origem a elas, uma imersão no que a Mata Atlântica tem de melhor a oferecer. Em um ano que o nosso foco é o paisagismo consciente, queremos começar por um lugar que inspire e nos lembre dos motivos pelos quais estamos buscando esse tema”, explica.

A paisagista acrescenta que a experiência também contribuirá com a formação de repertório dos paisagistas para conscientização dos clientes da necessidade de incluir mais espécies nativas em seus projetos de paisagismo. “Temos profissionais com diversos perfis que atendem clientes com perfis tão diversos quanto. Ao mesmo tempo, o mercado de paisagismo com espécies nativas ainda enfrenta muitos desafios, de estrutura à disponibilidade no mercado. Por isso, esse intercâmbio de conhecimento, contribui para encontrarmos soluções e alternativas para esses desafios”, reforça.

Experiência Única

Os 31 mil hectares de floresta nativa em alto grau de conservação, além de garantirem ao Legado das Águas o status de um dos principais destinos de ecoturismo na Mata Atlântica no Brasil, também posicionou a Reserva como um polo de pesquisa científica e iniciativas pioneiras na conservação do bioma.



Uma delas é o Centro de Biodiversidade, que alia a expertise das pesquisas científicas realizadas no território à produção inteligente de espécies nativas da flora atlântica para comercialização, com foco em paisagismo e reflorestamento de áreas degradadas. Além da produção de plantas nativas e algumas raras, o empreendimento também trabalha com as ameaçadas de extinção, com uma inovação exclusiva de rastreabilidade digital de toda cadeia produtiva.


Para Cicero Homem de Melo, coordenador de Negócios da Reservas Votorantim, a visita técnica proporcionará o contato imersivo com esse trabalho. “A programação dará uma visão sistêmica e integrada de todo o trabalho que realizamos na Reserva. Além de muita informação e conhecimento, proporcionará uma experiência única. As trilhas incluídas no roteiro abrigam árvores e plantas centenárias, raras ou ameaçadas de extinção. Boa parte delas são produzidas no Centro de Biodiversidade para compor projetos de paisagismo. Com isso, os paisagistas poderão ver no interior da floresta as espécies que utilizarão em seus projetos. Preparamos a programação com muita dedicação e carinho para oferecer a melhor experiência que um paisagista pode ter em uma visita técnica. Estamos aprimorando, cada vez mais, a nossa estrutura para receber eventos como esse, de forma que empresas, iniciativas e profissionais de diferentes áreas possam trazer os seus eventos para o Legado”, explica o coordenador.

Atualmente, o Centro de Biodiversidade tem capacidade para produção de 200 mil mudas por ano, de até 140 espécies nativas diferentes, tanto para paisagismo, quanto para reflorestamento. Mais informações sobre o Centro de Biodiversidade estão disponíveis em: https://legadodasaguas.com.br/centro-de-biodiversidade/.



Serviço

Visita técnica para paisagistas Legado das Águas

Data: 30/03 a 03/04

Local: Base do Legado das Águas, Miracatu-SP

Programação completa e compra de ingressos em:

https://papodepaisagista.com/eventos/visita-tecnica-legado-das-aguas-reserva-votorantim-sp/.

Em caso de dúvidas entrar em contato com marketing@papodepaisagista.com ou pelo telefone (31) 9609-8655.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Legado das Águas sedia encontro técnico de paisagistas em abril




Postar um comentário

0 Comentários