Sesc Registro-SP traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada Sesc Registro-SP traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sesc Registro-SP traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada

Sesc Registro-SP traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada


Mostra abre ao público em 1º de abril e conta a trajetória de vida e obra do imigrante japonês que se tornou uma referência em arte-educação.

A partir de 1º de abril estará aberta ao público do Vale do Ribeira a exposição itinerante “À sombra do flamboyant – Takeo Sawada”, que o Sesc Registro-SP traz à região para apresentar a jornada e a obra do artista plástico, poeta, escritor e arte-educador Takeo Sawada (1917-2004), imigrante japonês que residiu e trabalhou na região de Presidente Prudente (SP) desde que chegou do Japão, em 1933.


Naquela região - a exemplo do que ocorreu com milhares de colonos japoneses que chegaram ao Vale do Ribeira no início do século 20 - Takeo Sawada também inicia sua trajetória de vida no Brasil como agricultor. Primeiro, com a cultura do café, depois com o algodão. 

Essa relação do artista com o cultivo da terra será destacada na edição da exposição em Registro-SP, em referência à importância do trabalho que imigrantes japoneses também exerceram na agricultura nesta região.


A motivação do Sesc Registro-SP em trazer a exposição para o município tem relação direta com o contexto da imigração japonesa na cidade e região e sua importância social e cultural para o Vale do Ribeira, conforme explica a animadora cultural do Sesc Registro Salete dos Anjos, que coordena a montagem da exposição na unidade. 

“Com a mostra, queremos apresentar ao público do Vale do Ribeira as diversas experiências, atuação e o legado do artista nipo-brasileiro na arte e na educação, cuja trajetória inicial de vida de imigrante no Brasil se identifica com a colonização japonesa local”.



Entre 2021 e 2022, a exposição foi exibida no Sesc de Presidente Prudente, região do Oeste paulista que também foi destino de muitas famílias japonesas que migraram ao Brasil. 

Lá, Takeo Sawada desenvolveu muitos trabalhos no campo das artes e também da educação, como professor da língua japonesa e depois como educador na escola de artes para crianças que construiu e manteve por quase 30 anos, formando milhares de alunos.



Um passeio pela história do artista que se dedicou à criação e à educação pelas artes é o que será proposto ao público com a exposição no Sesc Registro-SP. 

A curadoria é de Carmo Malacrida, Valéria Prates Gobato e Valquíria Prates. Carmo Malacrida foi aluna de Takeo Sawada em Presidente Prudente, é artista plástica e atualmente mantém um ateliê de arte infantil.



O flamboyant, na vida e na obra




A exposição é dividida em cinco núcleos que se conectam ao mostrar as várias facetas de Takeo Sawada. As paredes, as diversas gavetas e os painéis expõem cerca de 170 objetos, entre desenhos, telas, fotografias, textos, livros, documentos, registros biográficos, mapas cartográficos e trabalhos de arte dos alunos do artista. 

Os núcleos fazem referência a diferentes fases da vida pessoal de Sawada e de sua produção artística, como a chegada ao Brasil, a lida com a terra, a transição de agricultor para arte-educador, a construção da escola de artes para crianças, a pintura como instrumento para educação, as produções artísticas dos alunos, as influências do impressionismo nas obras do artista.


Nomeando a exposição, o flamboyant: árvore de grande porte que oferece muita sombra e apresenta coloração intensa em suas flores. 

Conhecida também como árvore flamejante, o flamboyant impressionou Takeo Sawada assim que o imigrante pisou pela primeira vez no chão do interior paulista, tornando-se uma das paixões do artista e passando a permear toda sua obra. 

A espécie arbórea marca presença na exposição em algumas peças, como fotografias, telas e haikais, além de estar referenciada na instalação que representa sua sombra e a cor de suas flores.

“A sombra do flamboyant também foi espaço para experiências de observação da paisagem, passeios ao ar livre e deslocamentos que Takeo Sawada fazia com as crianças da escola de artes que criou. 

No espaço aberto, as crianças observavam a paisagem ao redor e depois voltavam ao ambiente formal da sala de aula, onde o artista trabalhava com elas as técnicas de desenho e de pintura”, explica a coordenadora da exposição.



Visitas mediadas, ações de formação e oficinas


A exposição “À sombra do flamboyant – Takeo Sawada” estará aberta no Sesc Registro-SP entre 1º de abril a 30 de julho, na Área de Convivência.

Uma equipe de seis educadoras da região fará o atendimento ao público em geral e a grupos de visitantes, mediando a visita pelos espaços e obras da exposição, oferecendo todas as informações para que as pessoas possam conhecer ou se aprofundar sobre a história do artista e seus diversos trabalhos.


O projeto prevê ainda a realização de encontros de formação com professores e professoras do Vale do Ribeira visando preparar e qualificar o trabalho dos profissionais junto aos grupos de estudantes que farão visitas à exposição.


Paralelamente à mostra, o Sesc Registro-SP vai desenvolver também uma programação artística aberta a todo o público e que traz referências às temáticas da exposição, como oficinas e ateliês de desenho japonês, aquarela, pintura botânica, pintura japonesa de observação, origami, ilustrações com técnicas japonesas para livros infantis, entre outras. 

Serão realizadas ainda ações culturais complementares, como apresentações de dança, música e contação de histórias.


“À sombra do flamboyant – Takeo Sawada” fica aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados o funcionamento será no período das 10h30 às 18h30.

Durante a semana serão feitos atendimentos a grupos (escolares ou de visitantes em geral), com visitas mediadas por educadoras do Sesc Registro-SP. 

Os agendamentos para grupos podem ser feitos pelo e-mail: agendamentos.registro@sescsp.org.br ou pelo link: http://bit.ly/AgendamentodeGrupos



Mais sobre Takeo Sawada



Takeo Sawada nasceu em 1917 na Província de Ibarake, Japão, e chegou ao Brasil em 1933. Morou inicialmente em Rancharia (SP), onde trabalhou em lavouras de café e algodão. 

Já como proprietário de um sítio no meio rural, que na década de 1950 pertencia ao município de Presidente Prudente, participou da implantação de uma escola na localidade. 

Nos anos 1960 vendeu o sítio - onde havia plantado um pé de flamboyant - e mudou-se para a cidade de Presidente Prudente, onde lecionou a língua japonesa na Associação Cultural local. Ali também criou o curso de artes plásticas de pintura infantil, que até 2001 formou cerca de quatro mil alunos. 

A arte da pintura começou ainda na infância, no Japão, como forma de tentar superar a tristeza pela morte da mãe, que ocorreu quando tinha 10 anos de idade. A produção artística de Takeo Sawada abrangeu diferentes gêneros da pintura e também a poesia, com haikais e tankas. 

Casado com Tiyo Kimura, também imigrante japonesa e com quem teve seis filhos, Takeo Sawada morreu em 2004, vítima de um acidente de carro.



Serviço:

Exposição: À sombra do flamboyant – Takeo Sawada

Realização: Sesc Registro-SP

Curadoria: Carmo Malacrida, Valquuíria Prates e Valéria Prates Gobato

Apoio: Japan Foundation (São Paulo), Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo), Memorial da Imigração Japonesa do Vale do Ribeira, Prefeitura Municipal de Registro-SP, Unesp Campus Registro.

Local: Sesc Registro-SP – Av Pref. Jonas Banks Leite, 57 - Centro

Horários: de terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Agendamentos de grupos:  agendamento.registro@sescsp.org.br

ou pelo link: http://bit.ly/AgendamentodeGrupos

Mais informações: Central de Atendimento do Sesc Registro

Telefone (13) 3828-4950

Grátis.

 

 

Sesc Registro-SP traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
Sesc Registro-SP traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada

 




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem