Produtores rurais do Vale do Ribeira podem se inscrever em programa de reflorestamento ambiental Produtores rurais do Vale do Ribeira podem se inscrever em programa de reflorestamento ambiental
Siga nosso Canal no Whatsapp

Produtores rurais do Vale do Ribeira podem se inscrever em programa de reflorestamento ambiental

CBA lança novo edital do Programa Reflora para apoiar proprietários na recuperação de áreas de não-protegidas do Vale do Ribeira e outas regiões de São Paulo

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) lança nesta segunda-feira, 17/10, o novo edital do Programa Reflora, voltado para pequenos e médios produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento prioritariamente de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), e para médios e grandes proprietários em áreas não-protegidas que estejam degradadas em suas propriedades. Após o sucesso de inscrição do primeiro edital, a Companhia decidiu expandir a abrangência para mais de 30 municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, nesta segunda etapa.

Com a ampliação, o Programa Reflora agora contempla os seguintes municípios: Barro Alto, Caçu, Itarumã e Niquelândia, no estado de Goiás; Cataguases, Descoberto, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira, São João Nepomuceno e São Sebastião da Vargem Alegre, em Minas Gerais; Jacarezinho e Ribeirão Claro, no Paraná, e Alumínio, Araçariguama, Avaré, Canitar, Chavantes, Ibiúna, Juquiá, Juquitiba, Mairinque, Manduri, Miracatu, Ourinhos, Piedade, Piraju, Sarutaiá, Tapiraí e Votorantim, no estado de São Paulo.

“Temos o compromisso de incentivar e promover a sustentabilidade e a recuperação ambiental. Queremos ampliar a capilaridade do projeto, contribuindo para a captura de carbono e para a biodiversidade dos biomas Cerrado e Mata Atlântica”, declara Leandro Faria, Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA. {alerteInfo}


Conheça o programa


O Programa Reflora CBA conta com a parceria do Instituto Votorantim e da Reservas Votorantim, que além do fornecimento de mudas de espécies nativas para viabilizar o reflorestamento em áreas degradadas, apoia com a qualificação e metodologia estratégica, por conta de sua expertise em Compensação de Reserva Legal no país.

O Reflora acontece em propriedades de pequenos e médios produtores rurais das áreas de abrangência do edital, em regiões com atuação da CBA. Os inscritos passam por uma seleção prévia para checagem dos pré-requisitos do programa. Todo o fornecimento e plantio de mudas é gratuito e o produtor contará com consultorias da CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim.

Os benefícios para o produtor rural incluem: regulação do clima, contenção de taludes e encostas, aumento de fluxo de nascentes e preservação de mananciais, aumento e conservação da biodiversidade, equilíbrio do regime de chuvas, regulação da qualidade do ar, formação e melhora da estrutura do solo e controle de erosões e sequestro de carbono.

“Isso gera um ambiente de valor compartilhado com uma operação sustentável e está em linha com a nossa agenda ESG e estratégia de desenvolver as comunidades com presença CBA, influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio. Nesse contexto, atuamos também com as nossas reservas privadas, em especial o Legado das Águas e o Legado Verdes do Cerrado. O projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal”, reforça Faria. {alertInfo}



A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA leva em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros.



Serviço

Edital Programa Reflora CBA

Inscrições: www.refloracba.com.br

Período: A partir de 17 de outubro

Contato: 11 97099-0274

refloracba@institutovotorantim.org.br



Sobre a CBA


Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio - atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.


Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Produtores rurais do Vale do Ribeira podem se inscrever em programa de reflorestamento ambiental
Produtores rurais do Vale do Ribeira podem se inscrever em programa de reflorestamento ambiental



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem