Festival Homenageia o Trombonista Raul de Souza Festival Homenageia o Trombonista Raul de Souza 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Festival Homenageia o Trombonista Raul de Souza

A Prefeitura de Iguape realiza entre os dias 16 e 18 de setembro o ‘Festival Raul de Souza’, que reunirá artistas renomados para celebrar a vida e a obra desse mestre, um dos maiores nomes da música mundial.

O Festival integra a etapa brasileira da Mostra "Viva Raul de Souza!", que vem sendo realizada desde 4 de agosto, e tem encerramento previsto em 29 de outubro, com mais de 20 apresentações de diversos músicos que tiveram contato com Raul de Souza.

Em Iguape, o Festival contará com dois palcos: um na Praça da Basílica, Centro Histórico, e outro na Orla do Mar Pequeno, Toca do Bugio, distante quatro quilômetros do centro da cidade. O Festival homenageará o trombonista, compositor e arranjador, que faleceu em junho de 2021 na cidade de Paris, onde residia desde o fim dos anos 1990. Nascido em 1934, no Rio de Janeiro, Raul de Souza completaria 87 anos em 23 de agosto deste ano.

Raul de Souza adorava Iguape. O maior trombonista do mundo, em seus últimos anos de vida, relatava aos amigos mais próximos o fato de desejar morar nesse lugar que tanto o cativara. Se encantou com a cidade logo na primeira vez que a visitou, quando realizou um memorável concerto e um histórico workshop, em 2015. {alertInfo}

O clima ameno e a beleza da região o atraíram a projetar, em Iguape, o seu futuro. Ele - que vivia há anos entre Brasil e França, sempre fugindo do inverno - desejava um lugar para se estabelecer definitivamente. Encontrou na cidade uma gente simpática e hospitaleira que, como ele, cultiva a fé e a espiritualidade. Um lugar com bagagem histórica imensa, que respira cultura e produz excelentes artistas conhecidos mundo afora.

Batizado artisticamente por Ary Barroso, Raul de Souza foi um fenômeno raro, um músico intuitivo de talento nato, criado nos bailes dos subúrbios cariocas, e que acabou virando matéria de estudo na Berklee College of Music, em Boston.

Sua primeira gravação em disco foi em 1957, ‘A Turma da Gafieira’, com Altamiro Carrilho, Baden Powell e Sivuca. Participou do grupo Bossa Rio, de Sérgio Mendes, e gravou com todos os grandes nomes brasileiros como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Djavan, entre tantos outros.

O artista foi levado para os Estados Unidos por Airto Moreira, e por lá viveu por 14 anos lançando cinco discos por grandes gravadoras. Raul de Souza fez parte do grupo de Sonny Rollins, e seu trombone brilhou ao lado de inúmeros artistas de renome mundial como Stanley Clarke, George Duke, Wayne Shorter, Freddie Hubbard e Jack DeJohnette. Ao todo, o trombonista lançou mais de 20 discos e se apresentou em Festivais em todo o planeta, mostrando energia e musicalidade até o final da sua vida.



Festival Homenageia o Trombonista Raul de Souza
Festival Homenageia o Trombonista Raul de Souza

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem