Registro-SP recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba Registro-SP recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba
Siga nosso Canal no Whatsapp

Registro-SP recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba

Com acesso gratuito, os espetáculos de dança contemporânea “Coisa Pequena” e “Colheita” ocupam praças e teatro de Registro-SP O Corpo de Baile de Caraguatatuba atua há 22 anos pela qualificação artística, produção, pesquisa, reflexão e fomento da dança. 

O Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado reconhece sua excelência e apoia a circulação do espetáculo Coisa Pequena. Dia 20 de agosto, o grupo apresenta o espetáculo “Colheita” em Registro-SP, às 20 horas, no CEU Vila Nova. No dia 21, “Coisa Pequena” será apresentado às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Agrochá, e às 17 horas, na Praça Beira Rio. {alertInfo}

Colheita iniciou um processo criativo no encontro da companhia com o olhar individualizado de cada intérprete sobre o assunto, revelando a urgência e ausência da alteridade na sociedade. Convidaram, então, o artista Fernando Machado para colaborar com sua visão e interpretação sobre a questão da alteridade, de que forma ela afeta e reverbera sua arte, pensando em cada corpo como singular, com sua coleção particular de informações, seu próprio repertório que vai se constituindo a cada nova troca com outros corpos e com o ambiente em que está inserido. 

O Fundamental seria compreender o que somos e conceber o outro, não apenas pelo olhar, mas, "a partir do olhar". O "Ser-visto-pelo-outro" é a verdade do "ver-o-outro". No mesmo dia, o Corpo de Baile de Caraguatatuba faz ainda uma apresentação especial no CCI (Centro de Convivência do Idoso), para a promoção do acesso às artes e a valorização da pessoa idosa. Já o projeto “Coisa Pequena” se propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como mote “O Andarilho”, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte. 

O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por estes locais não só não se separam da história da construção do mesmo como são parte fundamental de sua existência. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção. 

Coisa Pequena propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean Jaques Rousseau, onde acredita que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros – este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental. Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, Coisa Pequena prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.

 O Corpo de Baile de Caraguatatuba Criado em 2000, O Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. 

Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017. 

SERVIÇO 

Apresentação: Espetáculo de Dança “Colheita” Data: sábado, 20 de agosto Horário: 20 horas Valor: apresentação gratuita Local: CEU Vila Nova - R. Guaracuí, s/nº - Vila Nova Apresentação: Espetáculo de Dança “Coisa Pequena” Data: domingo, 21 de agosto Valor: apresentação gratuita Horário: 14 horas Local: Centro Comunitário - Rua Doze, 326 - Bairro Agrochá Horário: 17 horas Local: Praça Beira Rio - Rua José Suguinoshita, s/nº - Centro 

#Cultura #Dança #CorpoDeBaileDeCaraguatatuba #Colheita #CulturaSP #Proac2021

Registro-SP recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba
Registro-SP recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem